Carnaval em Miracema: Pagando prá ver


Recebo, via e-mail e Facebook, convites para o carnaval de Miracema, que está prometendo reviver os bailes famosos do Clube XV, matinês infantis e noturnos para adultos e adolescentes, e outras grandes atrações como os tradicionais desfiles dos Bois Pintadinhos, que nos últimos anos tem sido o carro chefe do carnaval da cidade.

Vejo novidades, como o Bloco Amizade Paz e Amor, liderado pelas Meninas de Miracema e seus amigos, vejo o tradicional, como os blocos de rua e as escolas de samba, mas não vejo o primordial, que são as competições de “mascarados”, aqueles verdadeiros carnavalescos que botam suas fantasias de “sujo’ e se mascaram para curtir o anonimato e abrilhantar o carnaval de rua de Miracema.

Estes “Clóvis”, como são chamados no Rio de Janeiro, os blocos de embalo e os blocos de rua, tipo Fogaréu, Piranhas e Sambanerj, que por três anos desfilou na avenida com a turma do banco, faziam parte do programa e levavam centenas de foliões cantando e sambando por onde passavam.

Não vou recordar os velhos carnavalescos, já falei muito disto em minhas crônicas anteriores, não vou recordar um dos grandes foliões de rua, meu saudoso amigo Nenezinho, e nem mesmo me recordar do Jair Polaca e sua Escola de Samba do Chacrinha,, seria covardia fazer comparações destes carnavais com os de hoje, movido a música baiana, funk e sertanejos e sem que ninguém chegue para dar um basta no assunto.


Adicionar legenda
Estou propenso a aceitar o convite da filha Gisele e ir até Miracema no carnaval, mesmo sabendo que vou encontrar por lá um cenário completamente diferente do carnaval que eu sempre gostei e que não se vê mais em todos os lugares, claro que há exceções, como em Guarapari, por exemplo, ou à noite, em São João da Barra, onde o brilho e o luxo dos Congos e dos Chineses ainda nos fazem lembrar de um bom carnaval dos velhos tempos.

Não seria o caso de dar uma chance para minha cidade e voltar para ver e crer, como São Tomé, se realmente o carnaval 2013 será como em outras épocas? Vou pagar para ver. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção