DEZ ANOS DEPOIS...


Bilu de Freitas especial para o Blog do Adilson Dutra.

Dez anos se passaram, lembro-me bem, que eu conheci meu amigo Dutra, que atende também pelo codinome de Penacho e que todos conhecem como Adilson ou Adilson Dutra, no mundo da bola e do jornalismo.

Aqui mesmo, em Guarapari, degustando um bom vinho no último dia do ano da graça de 2002, falava eu do meu Glorioso Botafogo FR quando ele chegou, com sua barba quase branca, hoje já embranqueceu muito mais, olhando prá mim atravessado como se perguntasse: “quem é aquela coroa falando sobre Heleno de Freitas e Botafogo com tanta propriedade?”

Ele chegou de mansinho, puxou a mesa mais próxima da minha e do meu neto mais velho, e puxou, como ele gosta de dizer, um dedo de prosa. Me apresentei e meu amigo Dutra se espantou quando disse a ele que estava chegando aos 70 anos bem vividos e bem aproveitados, mas ali surgiu uma gostosa amizade que permanecerá até quando Ele lá em cima tiver vontade de me deixar por aqui.

Agora, já passando dos 80, e o meu amigo insiste em dizer que eu sou uma “Quase Centenária Senhorinha”, e, como eu não ligo, até gosto, vou curtindo nossa boa relação de amizade fraterna e querida contando as coisas do meu Botafogo, da minha vida em General Severiano, minha paixão pelo Heleno de Freitas, que fez destruir três casamentos, e pelo amor aos meus eternos ídolos Nilton Santos, Garrincha e Zagalo.

Dez anos se passaram e cá estamos nós, novamente no Restaurante Benfica, na chegada da Orla de Guarapari/Centro, desta vez degustando uma cerveja bem gelada, Dutra está zangado porque não tem a sua Boa, mas como sou eu que estou pagando vai descer aquela redonda mesmo, afinal o que vale é o grande papo e a conversa sobre o que mais gostamos, o futebol carioca.

Aí então a crônica vira entrevista porque não sou muito chegada a contar ou escrever sobre o assunto, gosto de escrever poesias, trovas ou textos ilustrativos, mas Papo de Bola só mesmo com quem entende do assunto e, como diz meu neto mais novo, é o “pai da matéria”, copiou do Osmar Santos porque mora em São Paulo e gostava muito do narrador da Globo paulista.

O que acha do seu Flamengo para este ano, com nova diretoria, meu caro Dutra? Pergunto logo de cara para entrar ou fugir da entrevista.

- Acho que vai ser a mesma coisa, diz o meu amigo, até a nova diretoria se entrosar e conseguir dinheiro suficiente para montar um time. Aliás e a propósito, é bom dizer que começou muito mau renovando com os velhos Leo Moura e Renato Abreu e indo em busca de Jorge Henrique.

Eu nem vou perguntar pelo Fluminense, pois deste falo eu já que terá um ano voltado para a Libertadores e jogando o Estadual para entrosar ainda mais o grupo liderado por Abel Braga.

Sobre o Vasco o que você tem a dizer?

- O pior ela deixou prá mim, falar do Vasco neste momento é complicado e por sorte o Ermê Sollon não está conosco, pois se estivesse ele diria: “Que vá para os quintos dos infernos”. E, sem querer tripudiar ou fazer onda é quase isto, mas quem está destruindo o clube é o próprio presidente, pergunte só a torcida, mas cá prá nós, bem baixinho, isto vem há muito tempo, desde os tempos do ex-deputado, certo dona Bilu?

E sobre o Botafogo eu também não deixo o amigo de dez anos falar, afinal ele vai detonar as nossas contratações, como já fez com o Flamengo e Vasco, e eu não quero brigar com ele, só eu posso dizer que a torcida não queria Osvaldinho de novo e, para compensar, trouxe de volta nosso ídolo Loco Abreu, que já deu o que tinha de dar mas tem carisma. 

Que Deus nos proteja. Abraço a todos os leitores do Blog do Adilson Dutra e me perdoem por não ter a mesma prosa do dono do espaço, eu tentei, mas fico devendo, na outra, e vai ter outras, eu prometo melhorar o texto.

Comentários

  1. Parabéns ao amigo pelo aniversário e que continue por muitos anos a escrever esses textos maravilhosos que nos prende do início ao fim. BOAS E MAIS BOAS BEM GELADAS!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tadeu... ontem eu pensei no amigo, sentei para uma prosa e lá no bar do Sabiá senti que a presença do Ademir Tadeu era importante naquela hora. Bom papo está em baixa por aqui, em Guarapari, o Zé Luiz ficou longe, assim como o Eraldo Bento, dois grandes amigos e proseadores de primeira linha, ambos estão na praia do Morro e ontem, mais uma vez, estava danado de ruim para chegar por lá. Abraço e obrigado pelas felicitações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção