UM JOGO DE FUTEBOL NA FINAL


O jogo acabou e o celular tocou intensamente. Estavam em busca de meus pitacos e minhas considerações sobre o jogo recém encerrado. Dona Bilu, triste com a eliminação de Loco Abreu, ou melhor, do Uruguai, de Loco Abreu, mandava eu jogar na loteria: "Você tem bola de cristal, me diga os números da Mega Sena ou jogue prá você ficar rico", dizia a quase centenária senhorinha.

Nada disto, Dona Bilu, não foi sorte ou uma dica aleatória. Estava na hora do futebol ganhar algo diferente e só mesmo a Espanha para tirar a mesmice desta Copa. Eu disse, em meus comentários pré-copa, que tinhamos 30 esquemas de jogo iguais e planos de defesa com a mesma fórmula. Holanda e Espanha eram os diferenciados.

Veio a competição e a Alemanha me deu alguns minutos de grande futebol, misturados com um futebol burocrático e robotizado apresentado contra Gana e na derrota para Sérvia, quando Klose foi expulso por parar duas jogadas de contra ataques da Sérvia.

Os alemães iludiram meia dúzia de cronistas, inclusive os globais Casagrande e Júnior, que apostavam suas fichans na final Holanda x Alemanha. Minutos antes do jogo postei meu pitaco dizendo que este seria o melhor jogo da copa. Me enganei.

Sabe onde me enganei? Acreditei que a Alemanha fosse jogar futebol e deixar de lado aquele esquema padrão germânico, que é lutar pela posse de bola durante o tempo inteiro. Me enganei, sabe por que? Porque a Espanha não deixou a Alemanha respirar e tocou a bola em direção ao gol, para os lados, para tras e para onde pudesse girar a bola e o time. Exibição de algo nível.

Em outra ligação o Leandro, meu caçula, diz: "Este time não chuta e não visa o gol". Aí me lembrei do Parreira, treinador campeão em 94, que dizia ser um mero detalhe a chegada ao gol.

Que beleza de jogo de futebol. Na segunda, em meu comentário para a TV Record, alguém deve ter visto no programa do Alexandre Tadeu, na hora do almoço, eu previa a final Holanda x Espanha e dizia a repórter: A final será um jogo de futebol e não um jogo de bola.

Ela quis saber e expliquei: Jogo de bola é o que as 30 seleções apresentaram durante a Copa e jogo de futebol é o que fazem Espanha e Holanda, ou seja, espetáculo para que o torcedor fique extasiado e não enfastiado.

E estouremos champagne para brindar a volta do alegre futebol aos gramados do mundo.

Comentários

  1. Dutra, pelo menos essa acertei. Não via nada demais na Seleção da Alemanha. / Os chifres-de-boi e os chupadores de laranja mereceram. Torci pelos dois, pois, não ganharam nadinha, nadinha até agora. Já o nosso glorioso Brasil, continua absoluto do alto dos seus cinco títulos mundiais em nosso poder, os comedores de macarrão têm quatro e os comedores de linguiça têm três. Portanto, os dois foram os menos desagradáveis nesta COPA, aliás, hoje, ném me preocupei em ver o jogo que pelo placar deve ter sido igual aos demais, isto é: nada de especial, mas, como meu amigo DUTRA disse que foi uma maravilha! Então...eu acredito. / VIVA O BRASIL! E o meu VASCÃO, campeão do maior torneio de futebol do mundo,"TORNEIO DA HORA" em Santa Catarina, COPA DO MUNDO não chega aos pés desse. / Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Adilson Dutra, vi você na Record, acho que segunda-feira, e você projetou muito bem a final da Copa do Mundo, aliás estes dois eram seus favoritos para a final.
    Quem sabe, sabe, quem não sabe cria polêmica.
    Abraço
    Marinho Freitas

    ResponderExcluir
  3. É Adilson, sigo seus pitacos e vejo a Espanha campeã, embora tenha levado um susto com a derrota na primeira fase.
    Estou fazendo drenagem linfática e a mulherada não entendia o fone no meu ouvido para ouvir jogos de seleção que não fosse o Brasil. Expliquei que o interessante era ver a bola rolar, principalmente para o gol, ou para as grandes defesas. No dia 29/06 avisei as minhas companheiras de "choquinho" que o Brasil não passava pela Holanda, então uma delas disse que nem assistiu o jogo, pois eu já tinha acertado uns resultados. Não sou "polvo" mas a Espanha deve levantar a taça.
    Eu e Felipe fizemos a festa com a vitória do Vasco no "Torneio da Hora", mas o pouco do que eu vi, vamos continuar na vice-lanterna por muitas rodadas no recomeço do Brasileirão.
    Ah! Meu pitaco para o próximo técnico da seleção é o Leonardo, ele vai tapar o buraco até Felipão voltar em 2012.

    ResponderExcluir
  4. Aos vascaínos, Zé e Cláudia, um abraço da "hora", como dizem lá no Ceará, e ao Marinho obrigado pela força.
    Não vou dar pitaco sobre o campeão, o futebol já venceu e que esta Copa seja o marco de um novo futebol a ser jogado no mundo. Quatro seleções mostraram técnica, qualidade no passe e se sobressairam neste mundial. Holanda e Espanha vão apenas encerrar, com chave de ouro, a velha e horrivel era dos brucutus.

    ResponderExcluir
  5. A COPA DO MUNDO 2010, acabou para mim logo depois da inesperada derrota do Brasil para a Holanda, pois, eu só consigo me empolgar com o BRASIL, o resto, vejo, porém, é como chupar bala com papel. / Parabenizo ao meu amigo Adilson Dutra, inegavelmente, um grande cronista esportivo e conhecedor do mundo do futebol, sabe muito esse garoto! / Igualmente parabenizo o Tadeu, Blac Miracema, Cláudia, Zé Souto, Marinho e...mais alguém que por ventura tenha esquecido o nome, todos brilhantes debatedores. Acertamos, Erramos, porém, emitimos nossas opiniões o que é muito importante, ruim é quando não temos opinião. / Espero que o próximo treinador possa realizar um bom trabalho e que em 2014, o Brasil possa chegar ao hexa como acreditei que chegaríamos esse ano. / Ainda não temos nenhum craque, mas, o Brasil é surpreendente, poderá muito bem a qualquer momento revelar um novo talento, desses fora-de-série. / Antecipadamente, lanço uma campanha a partir do blog - "não vamos entrar no oba/oba que nos tirou o título da COPA DO MUNDO DE 1950". / Acontecendo da Espanha ser a ganhadora da Copa desse ano, felicito ao meu amigo DR. J.SOUTO descendente de espanhois, ganhando à Holanda, parabéns à Laranja Mecânica, não apenas pelo que fez nessa COPA, mas, principalmente pelas que perdeu em 74 e 78. / Foi uma pena, mas, o Brasil deixou escapar a mais fácil COPA de todos os tempos, foi o melhor na minha opinião, ganharia fácil de qualquer um, por um DETALHE, voltou mais cedo. / Até 2014; pois, se pensamos chegar em 2014, é porque pensamos continuar vivos até lá. / Abrs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário