A BANDA EM SILÊNCIO POR PAULO PIMENTA

Sabe aquele verso, brincadeira de criança, que a gente canta até hoje (claro que os da minha idade, né?), que diz assim: “Tocar na banda... Prá ganhar o quê... Duas mariolas e um cigarro Yolanda”. Eu me pego cantando assim todas as vezes que ouço um dobrado bonito ou que já foi tocado pela minha 7 de Setembro, querida e centenária banda de música da minha terrinha.

Hoje estou a toa na vida, como diria Chico Buarque na sua famosa “A Banda”, mas não vou ver a banda passar com o garbo de sempre e com o Paulo Pimenta no sax, não o saxofone, mas o instrumento marcador e importante do conjunto, o sax é importante até pelo posicionamento nas fileiras, sempre a frente e ao lado dos pistons.

Dizem que um pênalti é tão importante que deveria ser batido pelo presidente. O sax é tão importante que foi tocado por um presidente, o Paulo chegou a presidente de sua 7 de setembro e o fez com o mesmo garbo e entusiasmo que batia o prato, não o de comida, mas o prato da 7 de setembro, quando sua vista não permitiu mais a leitura da partitura.

Paulo Pimenta foi um beque sem nenhuma elegância, segundo os mais antigos e contadores de causos da Rua do Café. Paulo Pimenta foi um homem elegante e cheio de virtudes, entre estas a de colecionar amigos e criar a família com dignidade. Filho de músico, irmão de músico e todos ligados ao futebol, duas paixões idênticas a deste que vos fala, por isto a grande afinidade com o amigo que se vai.

A banda não pode calar, não estarei no velório e também não irei ao enterro do amigo Paulo Pimenta, mas estarei daqui de longe orando por ele e ouvindo os nossos dobrados preferidos e cantando com minha tristeza: “Tocar na banda... Prá ganhar o quê... Duas mariolas e um cigarro Yolanda”.

Minha solidariedade aos amigos da banda 7 de setembro, que certamente estarão tão ou mais tristes do que eu, aos irmãos Lula e Bizuca, com quem tenho mais afinidade, aos filhos e a toda família Pimenta, pois sei que a partida do Paulo deixará uma lacuna difícil de preencher.

Comentários

  1. Lindo texto, Adilson. O senhor Paulo sempre foi uma pessoa muito querida por todos em nosso bairro. O assovio e a batida do seu tamanco eram marcas registradas em suas idas e vindas até o centro da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Miracema perdeu um excelente Homem. Hoje a secretaria de Educação Luciana Moura, chegou a se emocionar ao falar deste grande homem chamado Paulo.
    O céu está em festa.

    ResponderExcluir
  3. Somente agora, tomo conhecimento dessa triste notícia. Paulo Pimenta foi um grande amigo no futebol. / Minhas sinceras condolências aos familiares.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção