TREINADOR NÃO É A ESTRELA MÁXIMA

Um custo na casa de R$ 1 milhão, mensais, para ter Luis Felipe Scolari como sua grande estrela é o que investe o Palmeiras. Um time ruim de dar dó, para ser comandado pelo mais bem sucedido treinador brasileiro dos últimos anos, é o que sofre os torcedores do Verdão nesta temporada.

Será que vale a pena investir tudo isto em um técnico e sua comissão? Perguntem a torcida do Atlético Mineiro, que sabe quanto custa Vanderlei Luxemburgo e sua turma, que se não chega ao mesmo valor pago ao Felipão e assistentes, fica muito perto disto.

E como está sendo a campanha de Felipão no Palmeiras? Dois jogos, uma derrota por 4x2, para o Avaí, e um empate em 2x2, contra o Botafogo, depois de estar com um placar favorável de 2x0 e jogando no Pacaembu. Qual a situação do Atlético Mineiro? Vice lanterna, dez jogos e apenas três vitórias.

Ah! Você vai dizer que o Fluminense investiu alto em Muricy e é o novo líder, venceu bem o Cruzeiro, no Maracanã, e assume a ponta do Brasileirão. Tá certo, mas o Fluminense também armou um bom time de futebol e deu ao treinador jogador de qualidade e tem uma base extraordinária, de onde brotam jogadores aos borbotões.

Se o Fluminense é líder, com méritos, Muricy tem sua parcela de responsabilidade, porém, tem sempre um porém, Diguinho está jogando uma barbaridade, os dois laterais estão vivendo momentos gloriosos e Conca continua sendo a grande estrela da companhia. Isto sem falar na boa fase de Fred e nos garotos, que quando entram decidem os jogos.

Técnico não ganha sozinho, já cansei de dizer isto por aqui, e muitas vezes até atrapalham. Vejam mais um exemplo: O Internacional/RS vinha cumprindo uma campanha irregular no Brasileirão e trocou de treinador, como se ele fosse o principal responsável pela campanha ruim.

Chegou Celso Roth, despedido de vários clubes por onde passou por incompetência, por sinal é injustiça com o bom treinador gaúcho, e o que aconteceu? Vieram Tinga, Renan, Rafael Sóbis e outros bons jogadores para reforçar o Colorado e a torcida já está comemorando bons resultados. Seria só o trabalho do treinador?

No São Paulo FC, o melhor elenco do Brasil, Ricardo Gomes não consegue emplacar um esquema de jogo que possa fazer o tricolor vencer. Culpa do treinador? Rogério Ceni, o maior ídolo de lá, diz que não e que algo está errado nas quatro linhas. Washington, o artilheiro, saiu comentando, após o empate com o Prudente, que tem coisa errada entre os jogadores. A diretoria apóia Ricardo Gomes e os jogadores também. O que há de errado no Morumbi?

No Corinthians um caso de amor platônico entre jogadores, torcida e o treinador, que já dura dois anos e só se encerra com a convocação de Mano Menezes para a seleção do Brasil. É um caso atípico, mas a campanha na Série B, quando o Timão lutou arduamente dentro e fora do gramado para subir, amadureceu o amor entre as partes e é um caso raro no futebol brasileiro, só visto nos anos em que Telê Santana comandou o São Paulo FC por anos a fio com prestígio no campo e nas arquibancadas.

Um caso a parte é Joel Santana, o Rei do Rio, que não consegue colocar no peito uma faixa de campeão do Brasil. Joel, sempre amado por onde passa, é um destes fenômenos que não cabe explicação, ou melhor, não se explica o porque de tanta idolatria por um treinador folclórico e mediano. Não sou fã do treinador Joel, mas admiro e gostaria de ser amigo particular do cidadão Joel Natalino Santana, uma figura humana da melhor qualidade. Notaram que há diferença nisto aí, não?

Bem, hoje, após a décima primeira rodada do Brasileiro, deveremos ter algumas novidades nos bancos de alguns clubes. Luxa, Gomes, Silas e até mesmo Dorival Júnior, outro bom treinador que não consegue domar seus pupilos após o brilho no primeiro semestre, podem se ver “prestigiados” e com o cargo ameaçado.

Esta é a dura rotina na vida de treinadores, mesmo aqueles tido como “estrela” da companhia.

Comentários

  1. Meu caro Adilson, quando você aborda teses como essa, sobre a importância dos treinadores, fico entusiasmado e não consigo deixar de me manifestar. Tenho a seguinte opinião: - o futebol moderno atingiu um nível de qualidade tão elevado que é necessário contar com os melhores profissionais em todos os setores. Quando você conta com os melhores em todos eles (setores), não tem jeito, o alvo principal é atingido "CANECO LEVANTADO". Portanto, só conseguiremos fazer uma boa omelete tendo bons ovos, sal e cebola a gosto, quem sabe um queijinho ralado também. / O Brasil conta no mínino com uns seis excelentes treinadores, Mano é um deles. Vamos torcer pelo seu sucesso, devemos ter paciência pois um novo caminho começa a ser percorrido, na minha opinião o Brasil tem no momento bons jogadores, nenhum fora de série, todavia com eles poderemos fazer uma ótima omelete, porém, poderá não ser a melhor entre todas. / Abçs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Apenas um comentário