Terceirinha: Amadores ou falsos profissionais?

Hoje tem Série C do Rio, a Terceirinha simpática e sofrida que muitos aplaudem e poucos dão valor. É uma competição diferenciada onde os garotos, menores de 23 anos, sonham em chegar ao ápice do futebol e se doam completamente nestes meses de sacrifício e entrega total aos seus times.

Li, agora a pouco, no site Ururau, que o Carapebus, um dos candidatos ao acesso, é amador e seus jogadores usam o time como trampolim e não recebem salários pelo trabalho diário no clube. É um caso sério, porém, tem sempre um porém, é o retrato fiel do que se passa neste falido futebol do Rio de Janeiro.

Quando eu disse que o Goytacaz era o único time profissional na Série C do Rio muita gente torceu o nariz e recebi alguns e-mails protestando contra minha opinião. A coisa mudou quando o Globo Esporte mostrou um torneio, que reuniu La Corunha, Barcelona, Juventus e Brescia, todos "profissionais" e contou a verdadeira história destes abnegados diretores que tentam fazer do futebol o seu meio de vida.

O Goytacaz FC tem um nome a zelar e mesmo com dificuldades financeiras, como a de todos que jogam a Terceirinha, tenta manter o profissionalismo e trabalha sério e com envolvimento de pessoas com pensamento em crescer ano a ano em busca da volta a elite.

Não sei como está o Serrano, lá de Petrópolis, mas as notícias que chegam, através da Intertv, me mostram que trabalha no mesmo nível do alvianil campista, é um clube com marca forte e um nome a zelar e quer voltar a conviver com os grandes.

Triste é ver o Campo Grande penando prá jogar a Terceira Divisão e não ter nem mesmo um campo prá treinar. Duro é ver as cidades interioranas, sem dinheiro para merenda escolar ou educação para os jovens, se meterem com o futebol profissional e parar pelo meio do caminho por valta de grana nos cofres de seus times, supostamente bancados pelas prefeituras.

Hoje e amanhã temos rodada, a penultima da segunda fase, e daqui a duas semanas estaremos assistindo a fase final, mas quantos sobreviverão para repetir a aventura em 2012?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção