Fla x Flu sem glamour e sem favorito

Hoje é dia de Fla x Flu na telinha da televisão e dia da rivalidade ficar aflorada porque o jogo vale muita coisa, diferente do que muitos pensavam, a uma ou duas semanas atrás, seria o clássico de um time só, o Flamengo andava em baixa e o Fluminense sobrava na turma.

Hoje é dia de Fla x Flu, que outrora lotava o Maracanã com 200 mil pagantes, mas a realidade de agora é outra, um clássico para pouco mais de 30 mil torcedores e sem o charme das bandeiras e foguetes levados ao antigo maior estádio do mundo. O Fla x Flu desta década não tem mais o glamour dos anos 60 ou 70, quando, segundo os críticos de minha geração, o Fla x Flu era o maior de todos os clássicos.

Já cansei de dizer aqui, e não custa repetir, que Nélson Rodrigues se deliciava quando havia um Fla x Flu, o cronista maior dos anos 50/60 dizia com propriedade: "O Fla x Flu começa noventa minutos antes do nada". Nem me pergunte o que o jornalista/tricolor queria dizer com isto e nem o que representa para a torcida tricolor o Sobrenatural de Almeida, aquele personagem que dava vida às crônicas de Nélson, até hoje ainda me saboreio com as crônicas do tricolor, que foi um gênio em sua arte.

Mas o Fla x Flu deste domingo até que poderia ter um favorito destacado, o líder Fluminense e que vem no embalo do título. O Galo Mineiro tropeçou ontem e deu ao time carioca mais dois pontos de folga, basta vencer o rival maior no clássico do Engenhão e ficar com folga de seis pontos a frente do Atlético e começar a contagem regressiva de mais um título Brasileiro.

Porém, tem sempre um porém, o Flamengo está motivado pelas duas vitórias consecutivas e pela boa fase que está de volta. O time se encontrou com a chegada de Cléber Santana e a entrada de Liédson ao lado de Vagner Love, e Dorival parece ter encontrado o ritmo certo do rubro-negro carioca.

Mas tudo fica no terreno da especulação, lembra que eu disse que Nélson Rodrigues considerava o Fla x Flu um jogo que começa noventa minutos antes do nada? Então, se tem um favorito para o jogo de hoje ele ainda não apareceu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção