Afinal, técnico ganha jogo?

Luxemburgo é o gênio das quatro linhas, foi campeão com o Bragantino e daí pra frente montou uma carreira vitoriosa e com trabalhos dignos de elogios por parte da imprensa e dos torcedores, até os adversários o respeitaram pelos títulos conquistados e pela montagem de times de ponta por onde passou.

Neste período eu questionei o seu trabalho não pelo motivo de incompetência, ele é competente, inteligente e sagaz, mas pelo fato de sempre ter o melhor nas mãos, veja o caso do Palmeiras, da era Parmalat, onde o moço ganhou tudo nos três anos que esteve a frente daquele elenco espetacular montado pelo time paulista.

Marcelo Oliveira, mais recentemente, montou um Cruzeiro bi-campeão sem contestação, jogando por música e fazendo a alegria da torcida por onda passou. Até Egídio foi peça fundamental, o lateral encaixou no esquema de Marcelo e tudo deu certo durante dois anos.

Hoje Luxemburgo é mais um desempregado, perdeu o posto de manager na China, onde jogava a segunda divisão do país, e não conseguiu fazer o time jogar mesmo tendo três craques, indicados por ele e pretendidos por muitos, Luis Fabiano, Geovânio e Jadson. Por que será que o time de Luxemburgo não conseguiu emplacar?

Hoje Marcelo Oliveira é o treinador do Atlético Mineiro e o time não vence há cinco jogos desde que ele assumiu e ontem, contra o Sport, após fazer 4x2, o rubro-negro do Recife chegou ao empate e a torcida do Galo á questiona o seu trabalho como a do Palmeiras, no ano passado, não ficou feliz com sua passagem pelo Palestra itália, muitas contratações e pouca produtividade.

Muricy após se consagrar no São Paulo FC passou, sem sucesso, por várias equipes e, apesar do sucesso no Fluminense, não conseguiu brilhar no Santos ou no Flamengo. Por que? Isto mesmo que você pensou, os times são fracos e os elencos sem qualidade.

E aí que eu pergunto? Técnico ganha jogo? Vale a pena investir uma fortuna trazendo Abel Braga para o lugar de Zé Ricardo se não lhe derem jogadores de nível elevado? Então deixa o jovem treinador trabalhar e montar o time do seu jeito sem interferência de diretores ou empresários.

Comentários

  1. Deixem o Zé trabalhar, vamos ver no que dá.
    Curioso, o Flamengo foi campeão brasileiro em 1980 com Coutinho como técnico, me parece que foi seu primeiro clube como treinador, depois foi campeão da Libertadores e Mundial de Clubes 1981 e brasileiro em 1982 com Carpegiani, também primeira experiência como técnico, em 1983 chegamos ao terceiro titulo brasileiro com o Carlos Alberto Torres que nunca foi um técnico de destaque, já em 1987 Carlinhos dirigiu a equipe e deu um show no comando que conquistaria o quarto brasileirão, ele também não se destacou fora do Flamengo apenas repetindo a dose em 1992 e chegando ao 5º título brasileiro e em 2009 Andrade retirou o time das cinzas nos levando a um êxtase de loucura e paixão com um time mediano ao HEXACAMPEONATO BRASILEIRO, enfim técnico ganha jogo, mesmo os que não são ou nunca foram. Outro exemplo, o Zagalo nos levou a final da copa do Mundo na França e ganhou o carioca de 2001 (aquele do Pety) com sua vibração e emoção. Concluindo técnico ganha jogo.....mas perde muito mais.

    ResponderExcluir
  2. Só pra lembrar o time de 2009: Bruno, Léo Moura, David Braz, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton, Toró (Éverton), Willians, Petkovic (Fierro) e Zé Roberto (Kléberson); Adriano.
    Por favor "friamente" analisem viajando no tempo. Esse time viveu de lampejos do Pety, do Léo Moura e da força do Adriano, porque do restante........reparem o meio campo. Santo ANDRADE.

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto abordado pelo Adilson é muito interessante. Na minha opinião, técnico ganha jogo sim, alguns anos atrás pensava diferente, mas hoje, concordo com aqueles que acham que técnico ganha jogo, pois ele é uma peça importantíssima na engrenagem de um grupo de futebol, porém, milagre não faz. Sem ovos não tem omelete, assim falou Oto Glória.
    Fiz uma pergunta ao Dutra no artigo sobre Dunga, quem está faltando na seleção brasileira? Repito aqui o que disse lá, o Brasil com Neymar ou sem ele não estaria entre os quatro favoritos a ganhar a Copa América de 2016, pode ganhar sim, e torço por isso, todavia, as cinco melhores seleções sul-americanas do momento são: Equador, Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai. Portanto amigos, o lógico é o Brasil ser eliminado o mais breve possível, pois é inferior as demais seleções, é a realidade é essa, os nossos especialistas não aceitam, e aí ficam sonhando coisas imaginárias.
    A não ser que, o Adilson mostre nomes fabulosos que desconheço (confesso que não estou tão atualizado), acho que estaremos mais próximos da derrota do que da vitória. Porém, vou adiantando, esse negócio de Marcelo, Tiago Silva e o cabeludo da zaga dos 7x1 não vai mudar muita coisa não, é o mesmo que trocar seis por meia dúzia.
    A seleção brasileira imaginária dos professores do microfone, àquela perfeita, que não perde nunca e sempre joga bem, não existe e nem nunca existiu, ela é imaginária, virtual, coisa dos cronistas esportivos brasileiros que nem prêmio Jaboti ganharam, essa seleção perfeita só existe na mente de Casa Grande, Belletti, Neto e companhia. Repito mais uma vez, essa seleção perfeita nunca existiu e nem nunca existirá.

    ResponderExcluir
  4. Técnico ganha e perde jogo; jogador ganha e perde jogo; dirigente ganha e perde jogo. De uma maneira ou de outra todos ganham e todos perdem. Alguns fatores são muito visíveis e de vez em quando pesam mais para um lado do que para o outro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção