Um primeiro de maio especial

Me permita, caro seguidor, a usar a primeira pessoa para um comentário no blog, me permita falar do meu pessoal porque ontem foi um dia especial, daqueles que só se vive uma vez por ano ou por década, um dia para ficar gravado para sempre e contar, como já o fiz no final da noite, para amigos e familiares. 

O dia começou nublado, com perspectivas de chuva intermitente e a expectativa de ver um desfile cívico militar, em homenagem ao aniversário de 79 anos de emancipação da minha Miracema, seria um fracasso retumbante. Mas foi só a maviosa Sete de Setembro, centenária agremiação musical da cidade, da qual tive o prazer e o orgulho de ser um de seus músicos, em décadas passadas, entrou na Rua Direita para o sol aparecer, se abrir de felicidade e iluminar o caminho para que alunos, professores, amigos da cidade e militares do nosso Tiro de Guerra, desfilassem garbosamente pela principal rua de Miracema. 

Em um evento esperado por muitos, principalmente este que vos fala, realizado em total harmonia e simplicidade, os antigos amigos, de todas as gerações da cidade, se reuniram na Barraca do Bode, no recinto da Exposição Agropecuária, para uma confraternização que arrancou lágrimas, sorrisos, tirou histórias do fundo do baú e agrupou um punhado de miracemenses ausentes e fez da festa, organizada pelo Hércules Padilha e pela Marista Felix, o principal momento de uma comemoração da nossa Miracema. 

E pensam que acabou? Nada disto, mais emoções estavam guardadas para a noite, no Clube XV, em seu salão de festas, onde a Câmara de Vereadores fez as justas homenagens anuais com entregas de títulos de cidadania a vários amigos da cidade e diversos forasteiros, no bom sentido da palavra, que aqui pousaram para construir suas vidas, as personalidades do ano e as comendas, como a recém criada, Comenda Dirceu Cardoso, que foi outorgada ao jornalista José Maria de Aquino, miracemense de fé e orgulho, que me escolheu para representa-lo devido a impossibilidade de comparecer. 

O discurso do Zé Maria, lido por mim em deferência toda especial do presidente da Câmara, Maurício Santana, que quebrou o protocolo e permitiu-me o uso da palavra em nome do homenageado, e as palavras do veterano jornalista fizeram eco no salão, principalmente quando citou alguns personagens queridos pela cidade, como neste trecho que escolhi para finalizar nosso papo deste sábado gostoso que se apresenta por aqui. 

"Visitar o Colégio Miracemense. Conhecer as cachoeiras do Conde, que ouviam como sendo iguais às Cataratas do Iguaçu. Ver o rio Santo Antônio, muito maior e mais bonito que o Tietê. Quase igual ao Amazonas. Saborear os bifes de pernil feitos pelo Farid, melhores que de qualquer dos famosos restaurantes paulistas. Pelo menos saberem quem foram dona Iraca, Maria Batuquinha, Nestorina, a disputada oradora dos antigos comícios, Briguela e tantos mais. Saberem que nenhum goleiro foi mais seguro que Dizim. Nenhum mais elegante que Damasceno. Ouvirem por outras vozes que Lauro Carvalho, colega de ginásio, era craque para seleção brasileira. Histórias que cansaram de ouvir - porque repetir histórias é a melhor maneira para se encurtar ao máximo as distâncias físicas."

Comentários

  1. Você tem o dom de se e de nos emocionar. Bacana o seu texto e na finalização soube aproveitar realmente da simplicidade do homenageado.Parabéns pelo montagem do texto. Parabéns ao José Aquino pela comenda, possivelmente seu inspirador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção