FBI prende Marin e mais seis dirigentes da Fifa

Não sei se chamo de "dia negro do futebol" ou se "dia da renovação do futebol" esta quarta-feira, cuja primeira notícia que leio, logo após acordar, bem cedinho para a caminhada matinal, foi "FBI prende Marin e mais seis executivos da Fifa por corrupção". 

E Blatter, o presidente da entidade, diz que a entidade é vítima e que há perseguição política contra ele. Não era assim que Havelange também reclamava das operações policiais em seu tempo? Perseguição? Bem, cada um defenda da forma que bem entende, mas com certeza, e bota certeza nisto, lá, como cá, a eleição de sexta-feira já tem um vencedor, Blatter, que será reeleito com boa margem de vantagem sobre os concorrente, afinal nem todo dinheiro foi seguido pela polícia americana. 

Outro brasileiro, J. Hawila, dono da Traffic, também está no rol dos culpados, informações do site da Espn, e se declarou culpado, assim como duas empresas de seu grupo. Em dezembro/14, a justiça americana disse que ele concordou em devoler 151 milhões de dólares. As acusações são de fraude eletrônica (aqui se diz que há o mesmo nas eleições) lavagem de dinheiro e obstrução de justiça. 

Será que é o início da moralização ou mais uma ação da polícia internacional que vai dar em nada e os "colarinhos brancos" da Fifa serão liberados mais uma vez? Blatter vai ser reconduzido ao cargo ou não poderá concorrer, afinal ele é suspeito sempre e ninguém prova nada contra o dirigente assim como não provaram contra João Havelange. 

Comentários

  1. Penso que, se não houver provas não tem como condenar, aliás, o ônus da prova é de quem acusa, condenar por suposição é injustiça.
    O melhor para evitar a perpetuação nos cargos eletivos é proibir reeleição, um mandato só e pronto, nada mais, seja nas entidades privadas ou públicas, em todos os poderes.

    ResponderExcluir
  2. Época boa aquela, em que metiam a mão na renda dos jogos, e a culpa caia sobre os ombros da turma da "ADEG". Maracanã saindo gente pela marquise, tipo 150.000 pessoas e os altos falantes anunciavam: Adeg informa, público pagante 58.423 renda R$ 115.090,00 vaio pros falantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção