O nome da taça é? Polêmica

O meu repórter de categoria, José Luiz da Silva, botou no ar uma boa polêmica: Por que a Ferj usa Taça Rio, Taça Guanabara, Taça Corcovado e, pasmem, até Taça Santos Dumont, que no meu pequeno conhecimento de história do Brasil e de futebol jamais pisou em um gramado e não tem nenhuma ligação com o velho e tradicional esporte bretão?

Ainda não vimos uma Taça Quitandinha, para homenagear a Capital Imperial, Petrópolis, não vimos ainda uma Taça Lagos, para homenagear a bela Região dos Lagos, nem mesmo a Taça Costa Verde ou Taça Cidade do Petróleo, que homenageariam as regiões Sul e Noroeste Fluminense, mas será que a Ferj, com seu apoio irrestrito e cruel, aos times da capital e Baixada, não pensou em despistar um pouco esta sua paixão pelos vizinhos?

Taça Eduardo Viana ainda não apareceu, se este cidadão fosse dirigente de um clube carioca com certeza já seria nome de taça ou troféu, mas como é campista e odiado pelos grandes, que nunca tiveram guarida de sua parte, hoje é completamente esquecido nos tapetes vermelhos e caros da entidade que comanda o futebol fluminense.

A Cláudia Estrela quer saber se ainda chamamos o campeonato do nosso estado de Campeonato Fluminense de Futebol. Não, Claudinha, nem mesmo aqui no interior os companheiros de jornais e rádios assim reconhecem, é o Campeonato Carioca e ponto final. No meu tempo ainda tentamos, eu, Sérgio Tinoco e Peçanha Filho, mas em vão, fica mesmo o Carioca e não se fala mais nisto.

Aliás o Bicudo tem razão, antes era Campeonato Fluminense porque tudo terminava em favorecimento ao tricolor, mas agora, como não pode ser Campeonato Flamengo, fica só no Carioca, que afinal é a casa do Flamengo. 

Comentários

  1. Que arremate. Sensacional. Se esse Bicudo existe mesmo, ele é o máximo, se é um personagem, você é um GÊNIO. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Adilson Dutra, este seu texto está ótimo! Parabéns!
    Gostaria também de sugerir a FFERJ o nome "TAÇA BARÃO DE MIRACEMA", pois esse Barão aí, poderia ser Eu, Você, Sefinho, Tadeu ou ZMA, Milton Padilha, Maninho, outros mais também.
    Em Campos tem a rua Barão de Miracema, porém, até hoje nunca ouvi dizer que Miracema tivesse um Barão. Quem foi ele?
    Abrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é coisa pro Tadeu responder. Não vai demorar. Já vem aí o nome RG CPF endereço, aguarde.

      Excluir
    2. Barão de Miracema é apenas um título criado por Dom Pedro II e foi concedido uma única vez para pessoa da mesma região da qual fazia parte Miracema, Norte Fluminense, na então província do RJ. Nossa Miracema passou a ter este nome em 13 de abril de 1883, enquanto o Decreto Imperial s/n, que concedeu tal título, data de 19 de agosto de 1888. Naquela época era comum a criação de título com nome de lugares. Sobre Campos ter uma rua com esse nome, deve ser porque a única pessoa que recebeu o título era um doutor da cidade, filho de um Comendador.

      Excluir
    3. Faltou o nome do Dr, o RG o CPF, amigo, demorou e ainda veio incompleto.

      Excluir
    4. Doutor Lourenço Maria de Almeida Batista, nascido em 22/10/1839 e vindo a falecer em 22/02/1924. Foi médico e político, chegando até Senador da República. Ainda em tempo, o nome do seu pai era Comendador Bento Benedito. Acho que basta! Essas informações não sairão baratas.

      Excluir
    5. Segundo o Bicudo o Barão de Miracema é meu tataravô.

      Excluir
  3. Rapaz! Gostei! Esse Tadeu sabe das coisas, principalmente depois que criaram a Wikipédia, mas é bom frisar que muita coisa veio do seu aprendizado nas aulas de história onde ele era nota 10, e diga-se de passagem, aprendeu quase tudo nas boas escolas públicas miracemenses. .
    Valeu!.
    Já o Adilson eu bem que desconfiava que ele tinha alguma coisa dos fidalgos. Yussef todos nós sabemos que descende da família dos Sheiques. Eu, bem, eu sou do sertão e como todos sabem o sertão têm muitas veredas.
    Abrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre fui muito a Campos, caro Categoria, pois o meu saudoso pai, tal qual como vc, é de São Francisco de Itabapoana. Quando descobri o nome dessa rua, ainda bem mais jovem, fiquei muito curioso se tinha alguma relação com a nossa cidade. Perguntei a diversas pessoas e não conseguia respostas para esclarecer minha curiosidade. O tempo foi passando e com a entrada da informática em nossas vidas, só em 2009 que fui encontrar a resposta. O Sefinho fez a brincadeira e por uma simples coincidência eu tinha como explicar. Mas a descoberta maior foi a do Bicudo, pois não sabia que ele tataravô do amigo Adilson. rsrsrsrsr

      Excluir
    2. Nada de Sheiques, tô mais para um excluído tuareg ou beduíno.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção