Decisão no Rio: Tinha que ser assim

O Carioquinha/2014 terminou da forma que se anunciou durante toda sua realização, ou seja, com erro de arbitragem, frustração para quem pagou caro para sentar nas novas arquibancadas do Maracanã, uma comemoração desinchavada por parte da torcida vencedora, não ouvi sequer uma explosão de foguetes nas imediações da Formosa. 

Do jogo em si não há nem o que comentar, se houve dois ou três lances emocionantes, daqueles que tiram o uhhhh de uma torcida, será catar demais nos melhores momentos. Um jogo onde a principal figura, aquele que apareceu em excesso foi o árbitro, o que dizer? Um punhado de cartões, distribuídos para dizer que não estava ali para agradar ninguém, faltas marcadas com rigor duvidoso e medo de mostrar comprometimento, o que influiu negativamente no jogo e no resultado final.

Foi um castigo para a Ferj, entidade totalmente sem crédito com qualquer torcida do Rio, que não mudou a equipe de apitadores, que no meu ponto de vista estava comprometida mesmo que Marcelo Henrique seja o suprassumo da verdade, e um castigo para aqueles que destruíram o futebol do Rio de Janeiro com campeonatos inchados e mal organizados.

E por falar em castigo o Bicudo já está lá embaixo, na portaria, falando com seus vizinhos sobre o último lance do jogo de ontem, no Maracanã: "Viu só, Eduzinho, este negócio de comemorar antes do último apito do árbitro dá azar", com referência ao lance, mostrado pela tevê, dos torcedores exibindo faixas de campeão 2014 e o banco de reservas fazendo festa antecipadamente.

Ainda estou procurando palavras para comentar o jogo e não encontro nada de agradável para falar, o que me vem na mente são os lances da arbitragem,agindo e apitando em excesso, expulsando de forma injusta dois jogadores, um de cada lado, faltas no meio campo, para deixar o tempo passar, e lances duvidosos passando batido na visão do soprador de apito.

Ainda estou procurando analisar o comportamento dos dois treinadores, que não souberam fazer seus times jogarem, Vasco e Flamengo pareciam dois times de estudantes, em férias, jogando uma pelada na praia ou em uma praça da sua cidade. O que faz Jayme de Almeida no Flamengo? O que faz Adilson Batista no Vasco da Gama? Distribuem camisas e aceitam ordens superiores para escalar protegidos de dirigentes?

Ah! Os elencos são fracos e o que eles, técnicos, tem nas mãos não é suficiente para fazer uma boa limonada. Tá bom, vou dar crédito porque este também é meu pensamento, se somarmos os dois não dá para tirar um bom time para jogar o Brasileirão sem medo de rebaixamento. 

Viu só? Chego ao final do comentário sobre um jogo decisivo sem sequer falar do jogo, que para mim não existiu. 


Comentários

  1. O campeonato terminou da mesma maneira que começou, digo melancolicamente. A sua explanação foi correta no que diz respeito ao jogo, simplesmente horrível. No início da semana que passou, vc escreveu que a federação deveria mudar o árbitro e trazer até um de fora, para que se evitasse problemas com as fofocas que estavam nas redes sociais. O erro do lance foi capital e não foi apenas uma vitória que foi tirada do adversário, foi um título. O atleta estava quase 70 cm em impedimento, e o bandeirinha numa visão perfeita do lance. Ainda em tempo, pois isso não pode ser esquecido, é o mesmo auxiliar que anulou o gol legal do Dodô, na final contra o Flamengo, acho que em 2009, também quase no fim do jogo, e o Flamengo acabou sendo o campeão. Daí começou aquela brincadeira de chororô, que de chororô não tem nada, pois reclamar de um lande que vc tem razão não é choro, é direito. Dificilmente os árbitros erram contra o Flamengo, isso ninguém pode negar, e os fatos comprovam. O Vasco completou oito jogos sem vencer o seu rival, sendo que em quatro deles, como foi mostrado ontem em uma reportagem na tv, houve a interferência da arbitragem. Os dois mais recentes e os outros nos jogos do campeonato brasileiro do ano passado, no último lance em que o Léo Moura deu um carrinho por trás no Bernardo; e no brasileiro do ano retrasado, em um puxão de camisa vergonhoso no Diego Souza. Perder faz parte do futebol, como já foi vice em anos anteriores sem ter nada a reclamar, mas da forma que vem ocorrendo recentemente dá margens pra muitas dúvidas. O Jaime foi muito infeliz quando disse que o Vasco tem que parar de só ficar reclamando da arbitragem. O Flamengo não tem nada do que reclamar, pois os erros são quase todos a seu favor, reclamar do quê? Os torcedores brincam e tiram sarro, sem problemas. Dirigentes, técnicos e jogadores, precisam ter mais cuidado no momento que fazem certas declarações. Sobre o Vasco, a torcida pode pular e gritar olé na hora que quiser, o que não podia ter acontecido são os jogadores do banco de reservas, faltando mais de dez minutos para acabar o jogo, ficar pulando e fazendo gracinhas. Faltou comando do técnico em colocar todos sentados. Com relação aos times, o Vasco terá dificuldades na série B e o Flamengo na série A. Precisam de reforços pontuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi o jogo . Muito bom o comentário do Tadeu.

      Excluir
  2. Com a sua permissão, amigo Adilson, assim o jornalista Roberto Thomé escreveu em seu blog sofre a final carioca.

    O maior dos vexames estaduais veio do Rio de Janeiro. É incrível, mas outra uma vez o apito sujou o desfecho de um campeonato. O Vasco vencia o Flamengo por um a zero quando a casa caiu no fim do jogo. Aos 46 minutos do segundo tempo, Márcio Araújo, em completo impedimento, fez o gol de empate e do título. O bandeirinha Luiz Antonio Muniz de Oliveira estava onde deveria estar, ou seja, na linha do jogador do Flamengo e não viu a posição irregular. Ou fez que não viu. Mais um erro absurdo dessa gente que interfere nos resultados e reescreve a história. Perder assim é terrível, mas não impede gozações e baixarias. A reação de gosto mais do que duvidoso partiu do goleiro Felipe. Disse o intelectual ao saber como foi feito o gol: "Roubado é mais gostoso". Nem todas as manifestações que partiram do lado vencedor, porém, foram tão grosseiras. Um amigo flamenguista, este sim, usou de bom humor para brincar nas redes sociais com um Vasco que hoje está na segunda divisão do campeonato brasileiro: "Time grande é sempre beneficiado nas decisões".

    ResponderExcluir
  3. Não podemos mudar o passado. Foi mais um título, mais um número, mais um erro.
    E o futuro? Ninguém vai mudar isso?
    Num futuro próximo, os flamenguistas devem pensar que no Brasileirão devem alistar mais árbitros de outros estados, porque os seis pontos garantidos não vão ter.
    Repararam que em dois jogos seguidos eles não conseguiram vencer o time da segunda divisão?
    Num futuro a longo prazo, quem vai acreditar em campeonatos?
    Vou desistir de ensinar a Letícia o que é impedimento.

    ResponderExcluir
  4. Thomé sabe das coias, é ótimo e analisou muito bem os fatos.Felipe foi grotesco, assim como o é debaixo dos gols, felizmente, para ele, o Vasco foi inoperante no ataque senão...
    Certíssimo Tadeu, seu ponto de vista tem que ser respeitado porque é a pura verdade dos fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adilson, vc foi muito bonzinho com o ataque do Vasco, pois inoperante é muito pouco para um time que não sabe finalizar. Disse recentemente que o Vasco acaba "achando" os seus gols, pois raramente cria para fazê-los. O único setor do time que é melhor que o do ano passado é o defensivo, o goleiro e os dois zagueiros, pois os laterais... rsrsrsrsr

      Excluir
    2. Tadeu, comentário perfeito. Os fatos lembrados por você foram reais, mas vamos a um detalhe que talvez ainda não analisamos: o que que um experiente zagueiro como o Rodrigo, aos 46 minutos do 2º tempo com um escanteio contra seu time foi fazer fora do campo, fingindo uma contusão. será que tava na gaveta também para ajudar o Mengão? Ou será que tudo isso aconteceu por que ele não estava em campo? Vai ser burro assim lá na casa do..... ou deveria estar preso junto com a turmo que o Categoria descreveu?

      Excluir
  5. Adilson, Tadeu, Claudia, Categoria e a todos que por aqui passarem, durante a semana discutimos e recordamos vários aspectos negativos da arbitragem no Rio e também no Brasil todo, fomos premiados com esse desfecho.Em Minas erraram contra o Galo, no Pacaembu o penalty marcado veio de uma lance de impedimento no Maracanã foi essa tragédia desde o início do jogo, o arbitro estava louco pra acabar o jogo mesmo antes de começar, ele estava em pânico.Tenho impressão que ele não queria que terminasse assim. Era muito melhor pra ele se o Vasco fosse o campeão, acabaria com a polêmica do vice, não sei quantos anos sem título, o penalty marcado foi claríssimo, o Jayme errou novamente tanto na escalação quanto nas substituições, seria perfeito, além de que o Flamengo havia sido eliminado da Libertadores, prato feito, time cabisbaixo script perfeito. Não sei se estou me fazendo entender, mas foi um erro tão grosseiro, tão grosseiro, que não vi maldade do arbitro, agora aquele bandeira e lutador de sumo que fica na linha de fundo, esses não, esses não tem desculpa, erraram, viram, torceram e ......vibraram. Mais um vice. No Final adorei. Dá-lhe Mengo. Desculpem a falta da razão nesta hora. MENGO!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção