Liga Sagres: Benfica e Porto, como sempre, brigam pelo título

Jofrão, meu parceiro dos anos 60, me cobra uma informação, que segundo ele eu prometi aqui, e quer saber como andam os principais campeonatos europeus, dos quais eu sou fã e ele, por pura falta de tempo, não acompanha mais a miúde mas gosta de saber, principalmente, as novidades do Campeonato Português, onde o Porto é seu time do coração.

Hoje está muito fácil acompanhar os nacionais da Europa, existem vários sites especializados e os convencionais também destacam um bom espaço para que nós, apaixonados pelo futebol, possamos ficar por dentro das notícias do Velho Continente.

Atendendo ao Jofrão, nascido em Angola e criado na cidade do Porto, dou uma pincelada na Liga Sagres, como é chamada a Liga Nacional de Portugal, e, para a tristeza do velho gajo, o Porto está atrás do Benfica, que só joga amanhã, contra o Marítimo, e se perder pode complicar e deixar os portistas na boa para o clássico da 28a rodada, onde o título será decidido.

O Benfica tem 70pg e está invicto no campeonato, tem um jogo a menos que o Porto, que ontem venceu o Setúbal por 2x0 e chegou aos 69pg, caso vença amanhã os Encarnados abrem novamente quatro pontos de vantagem sobre os Dragões. 

A grande decepção do Português, nesta temporada, é o Sporting, que atravessa uma crise financeira sem precedentes, e, segundo João Manoel Santos, guia da Abreu e torcedor sportinguista, é coisa para mais de uma década, o Sporting vive um baixo astral sem perspectivas de melhora. A situação só não é complicada porque venceu alguns jogos importantes e fugiu do rebaixamento.

Se o Sporting é a surpresa negativa o Paços de Ferreira é a positiva, o time das margens do Minho e próxima a cidade do Porto, que pode tomar o lugar do Braga na Champions League. Paços de Ferreira tem 49pg contra 46 do Braga, mas sua caminhada até o final é mais complicada do que o tradicional time de Braga.

E lá em embaixo? Há de querer saber o bom Jofrão. São 16 participantes na Liga Sagres e do décimo primeiro colocado, Vitória de Setúbal (26pg)  até ao décimo sexto, Beira Mar (22pg) todos estão pendurados e brigando para não cair. Entre estes a tradicional Acadêmica de Coimbra, que está em décimo quarto lugar.

Caem apenas dois e neste momento estariam na Série B Moreirense e Beira Mar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS