Dupla, trio e quartetos inesquecíveis

Tem time que não sai da cabeça do torcedor, os mais fanáticos chegam até a colocar nomes de seus ídolos nos filhos, tem trios inesquecíveis, seja ele defensor, meio campo ou atacante. Quem não se lembra de Zico, Adílio e Nunes? Qualquer flamenguista irá lembrar rapidamente. Qual brasileiro, mesmo aquele, que como eu, já deixou de lado este negócio de seleção brasileira, não vai se lembrar do meio campo com Zito e Didi? Ou aquele ataque com Garrincha, Vava, Pelé e Zagalo? 

Pois é, por aqui também não é diferente, os nossos papos do dia a dia nos fazem lembrar de muitos nomes que deixaram saudade nos nossos torcedores miracemenses, alguém duvida que Paulo Lolita &  Ademir seja o melhor meio campo da era moderna? Os mais novos podem atá achar que Biluzinho & Dequinha formavam uma dupla irresistível, mas Tininho & Júlio também deixaram saudade. 

E assim a gente vai matando a saudade, vai lembrando de nossos craques, insistindo na tese de que se jogassem neste período de vacas magras do nosso futebol estariam vestindo a amarelinha facilmente. Não pensem que estou fazendo comparações entre os citados, longe disto, o que eu pretendo, com este texto, é mostrar como foi gostoso torcer pelo futebol em Miracema, em Campos, no Rio de Janeiro ou no Brasil.

Pelé & Coutinho é, no meu ponto de vista, a mais famosa e a mais eficiente dupla de ataque do mundo, gosto de Messi & Neymar, como já gostei de Dida & Zagalo, e como vibrei assistindo ou jogando lado de Nenenzinho & Genuíno ou vendo jogar os garotos de então Betinho e Zé Pestana. Craques, não? Mas por favor, sem comparações, apenas admiração e saudade de todas estas duplas. 

E já que estamos destinando nosso espaço para as duplas famosas eu pergunto: Ronaldinho & Fred podem reviver o sucesso do Casal Vinte, Washington & Assis? Será que Emerson & Guerreiro suplantam o sucesso de Henrique & Dida, no Flamengo? Tenho cá minhas certezas, e como aquele da propaganda da conexão, eu respondo: Não. 

E agora, qual a dupla mais famosa que ainda está em evidência em Miracema? No futebol eu garanto que não há, mas a que dá saudade é a minha dupla favorita, no rádio, formada por Adilson Dutra & José Luis da Silva, que marcaram tempo por aí assim como Washington Rodrigues & Denis Menezes, Kléber Leite & Loureiro Neto ou Eraldol Leite & Elso Venâncio e hoje, quem do rádio ou da tevê podemos destacar para entrar na posteridade? Tem não. 

E arrematando escalo um time, com colocação à moda antiga e deixo apenas o ataque para você completar, da mesma década tá? Barbosa, Augusto e Juvenal, Jadir, Dequinha e Jordan,  Piazza e Dirceu Lopes e o ataque? Bem aí você pode colocar Garrincha, Amarildo, Quarentinha e Zagalo, ou Sabará, Vavá, Valter e Pinta, Espanhol, Airton, Silva e Osvaldo ou Gil, Doval, Paulo César e Dirceu. 
Tá bom pra você? 

Então tá, depois eu conto mais. 

Comentários

  1. É como eu digo sempre, tem dia que o nosso Adilson Dutra é insuperável! Hoje ele está demais. Muito boa sua crônica amigo, boa só não, excelente! Desses tempos tenho recordações do Ricardo, Eliacyr e Plácido do Rio Branco, Chico do Goytacaz que jogou ao lado de um outro atacante do Goita cujo nome me foge da memória no momento, Chico depois foi para o Americano que ainda teve como destaques Paulo Roberto, Geraldo Braz e Luis Carlos. Época das vacas gordas, hoje quanta tristeza em ver essa molambada jogando na América do Sul, especialmente no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Queria lembrar a turma daqui, mas fica ora próxima

    ResponderExcluir
  3. Emerson e Guerrero é mais ou menos parecido com Ismael e Cabinho, e estão muito aquém de Samarone e Flavio, Roberto e Jairzinho. Dinamite e Ramon, Fio e Dionísio, El Lobo e Jairzinho, Doval e Caio Cambalhota e Parada e Bianchini. Outras que fucaram marcadas e só de feras Pedro Rocha e Toninho. Tostão e Dirceu Lopes, Dudu e Ademir da Guia, Ocimar e Roberto Pinto., Pelé e Coutinho e por fim Zico e qualquer um.
    Uma famosa de Miracema era Capa e Galocha. Rssss

    ResponderExcluir
  4. Adilson, não entendi bem o penúltimo parágrafo, E arrematando......Tem muito jogador na sua escalação, aliás Piazza e Dirceu Lopes na mesma década de Barbosa, Augusto e Juvenal (?) tem um trem aí errado, e também não cabe um ataque de 4 na sua escalação. Acho que M.Araujo te deixou parecido com o seu parceiro de rádio, biruta, biruta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Sefinho, apenas lembrança de quartetos, trios ou duplas, eu quis dar sentido a um trio defensivo, como se escalava antigamente, tipo Garcia, Tomires e Pavão, depois se juntava os médios e lateral esquerdo, Jadir, Dequinha e Jordan, depois o ataque completo, tipo Joel, Moacir, Henrique, Dida e Babá, não necessáriamente todos do mesmo tempo ou da mesma geração. No texto eu botei defesa anos 40, medios anos 40, meio campo anos 60 e ataque a escolher. Me fiz entender?

      Excluir
    2. Os ataques é que eram da mesma década.

      Excluir
    3. Ah sim. Eu que fiquei biruta então. Rsssss

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Triste Campeonato Carioca

Falando do cariocão

Flamengo vence outra