Papo de Bola - As razões do fracasso

Ontem, na prosa da semana com o Zé Luiz da Silva, o Categoria, passamos em revista o assunto futebol e chegamos a conclusão que está difícil ver os jogos deste Brasileirão, não porque Vasco e Flamengo estejam em situação crítica, este problema já é pertinente e nos acostumamos a isto durante todos estes anos de vacas magras. 

O nível técnico está péssimo, um ou outro jogo nos enche de felicidade, como aconteceu no meio da semana passada, mas na média está como neste final de semana, sofrível no campo, jogadores e árbitros atrapalhando o espetáculo, e, fora deles, dirigentes e treinadores fazendo de tudo para afugentar o torcedor, que não arreda o pé dos estádios e está sempre enchendo os cofres dos arrendatários das novas arenas e tentando empurrar seu time para o sucesso. 

Você viu ontem, pelas ruas de todo o país, a presença do povo nos protestos contra Dilma e o PT? Isto mesmo, não me venham dizer que estavam lá para protestar por outra coisa, foi um protesto meramente político e, para dar uma conotação diferente falaram em corrupção ou coisa parecida, mas aquele povo que foi as ruas não era o que eu gostaria de ver protestando, quem derrubou Collor de Melo foram os estudantes e não a elite que foi as ruas neste domingo.

E esta é a mesma elite que está frequentando os estádios de futebol, só ela pode pagar o preço caro cobrado nas arenas e por isto o futebol perdeu a graça, ficou menos interessante de se ver, não há povo de verdade nas arquibancadas, aquele que faz a festa e se apresenta para torcer não para aparecer, como querem os que hoje frequentam as cadeiras numeradas e as passarelas de protestos. 

O nível de arbitragem está uma lástima, cada jogo um grande erro cada rodada uma série de reclamações, 90% com razões, e não é porque há cartas marcadas, como querem muitos, é um despreparo terrível e até nas escalações de assistentes e árbitros centrais há política de favorecimento, aquela "bandeira" do jogo do Corinthians, ontem lá em Santa Catarina, se bandeirasse aqui no futebol de várzea nosso de cada domingo, seria massacrada, ela não "roubou" o Avaí. como dizem, ela está despreparada e sem qualificação para a função, viram só onde estava a moça na hora de assinalar o falso impedimento? 

São estas escalações ridículas, estas contratações inescrupulosas, isto mesmo, inescrupulosas, nenhum dirigente faria as loucuras que fazem em seus clubes em suas empresas, será que o capo Eurico Miranda, se uma empresa tivesse, contrataria um punhado de ex-advogados, ex-engenheiros, ex-contabilistas? 

Claro que não, mas como o clube não é dele, apesar dele achar que é, traz para "reforços" um punhado de ex-jogadores e bota a culpa no técnico, que também é um ex-profissional da área. Pode isto, Categoria? 

E o que acontece depois de uma série de lambanças destas. como as de ontem, o futebol europeu, que está começando a nova temporada, vai ganhando admiradores, vai ganhando telespectadores e o Premiere, que exibe jogos do Brasileirão, já pede redução das cotas dos clubes porque o assinante está sumindo e querem saber porque. Será que não sabem? 

Comentários

  1. É como sempre digo: tem dia que o nosso Adilson Dutra é insuperável, hoje o seu artigo está corretíssimo, nada a acrescentar.

    ResponderExcluir
  2. Que texto!!!!! Que pancada!!!! Perdi a fala.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção