Roberto Dinamite no Barça e a Globo em Miracema

Eu não sei o motivo, mas hoje eu me lembrei da passagem de Roberto Dinamite, o maior ídolo do CR Vasco da Gama, pelo Barcelona, frustrante, eu sei, principalmente para o atacante, que se declara frustrado por não ter conseguido sucesso com a camisa do time Catalão e retornado ao Brasil praticamente derrotado por ter  sido descartado pelo então treinador do Barça, Heleno Herrera, que não lhe deu chances de jogar mas, pelo menos, o liberou para retornar ao Brasil e ao seu Vasco da Gama. 

Eu dizia acima, na abertura do primeiro parágrafo, que não sabia o motivo que me fazia escrever sobre Roberto Dinamite e o Barcelona, mas batendo nas letrinhas do computador e olhando a data da estreia do craque brasileiro no time espanhol, me lembrei o motivo. 

Edson Mauro, um dos maiores narradores esportivos do rádio brasileiro, narrou ontem, pela sua Rádio Globo, Flamengo x Ponte Preta e hoje, mais cedo, ouvi a narração deste monstro sagrado do rádio, no Redação Sportv, e gostei imensamente mesmo tendo sido gol de Fernandinho.

E aí sim, o verdadeiro motivo para eu falar da estreia de Dinamite no Barça, me vi voltando 36 anos atrás, exatamente em janeiro de 1980, e me vi voltando a Miracema para recepcionar Edson Mauro, já na Globo, para narrar Seleção de Miracema x Seleção Carioca de Juniores, um amistoso conseguido pelo saudoso Maninho (Alcir Fernandes de Oliveira) que seria jogado no Ferradurão, recentemente inaugurado. 

E o que tem Edson Mauro com isto? Muita coisa. A Globo e a Tupi, que também mandou equipe completa para Miracema, estavam lá para o famoso "encher linguiça" e fazer tempo para a estreia de Roberto Dinamite com a camisa do campeão espanhol, a Globo mandou Jorge Cury, seu titular, para Barcelona e, como o jogo começaria às seis da tarde e o tempo ocioso teria que ser preenchido, para Miracema foram Edson Mauro, já famoso, um comentarista e um repórte, cujo nome no momento eu não consigo me lembrar. 

Foi um dia de gala para a cidade, claro, foi um dia inesquecível para este escriba, que além de ter sido escolhido para recepcionar os futuros companheiros na cidade, ainda tive a chance de fazer comentários na Globo e na Tupi e o prazer de dois ou três dedos de prosa com as feras do rádio esportivo da capital.  

Foi um dia emocionante vivido no Restaurante Ele & Ela, à tarde, e uma noite inesquecível no Bar Pracinha, onde finalmente pudemos tomar uma boa cerveja e travar um grande papo, lembrado por nós na primeira vez que nos encontramos, no Godofredo Cruz, cinco anos depois. 

Comentários

  1. Lembro-me perfeitamente desse dia. Realmente foi uma festa na cidade e o Estádio Ferradurão recebeu um grande público. Alguns jogadores que participaram daquele jogo pela Seleção Carioca de Juniores: Braulino (goleiro do Fluminense), Brasinha (Vasco), Figueiredo (Flamengo), Mozer (Flamengo), Osvaldo (Botafogo), Serginho (Vasco), Marquinhos (Vasco), Ronaldo Marques (Flamengo), Edson (Flamengo), Antunes (Flamengo), Omã (Olaria), Venivaldo (Campo Grande), entre outros. Essa Seleção Carioca conquistou o título brasileiro da categoria em 1980. Esse amistoso em Miracema foi preparatório para a competição.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção