Copa 2014 - Os erros eram visíveis

Fracasso é sempre acompanhado de criticas pessoais ou clubísticas e eu não vou entrar na onde de rubro-negros ou da turma do arco iris, que encontraram em Fred o grande vilão da derrota do Brasil. Não sou advogado do atacante, mas como conhecedor do futebol, acho que entendo alguma coisa para dar este pitaco, livro a cara do Fred e detono o esquema tático escolhido por Felipão.

Como um atacante, que vive de passes ou cruzamentos, pode vingar em um time que não cruza, não toca bola para frente, só chutões e "ligação direta"? Quem me lê sabe que penso igual quando o Flamengo está jogando, quando a bola chega até o Brocador faz gols, e como Fred fará gols se não chegam bolas para ele complementar? 

São erros que estavam visíveis desde o jogo contra a Croácia, quando a vitória, com uma certa mãozinha do apito amigo, ajudou a encobri-los. São erros que ficaram claramente notados no empate contra o México e piorou com a vitória sobre o abatido e esculhambado selecionado de Camarões, que segundo os especialistas de plantão cedeu a vitória ao Brasil para ganhar alguma coisa por fora. 

E então temos que achar o culpado e bota a culpa no Fred porque não podem botar a culpa no comandante, que tem carisma e xinga todo mundo que o contesta ou não concorda com suas opiniões. Bota a culpa no destino, que tirou Neymar do time, e eu acho que o destino foi amigo leal do craque do Barcelona, se ele estivesse em campo o espetáculo deprimente seria o mesmo.

E agora? Bem, agora o velho José Maria Marim sai a procura de um novo treinador, mas é preciso, antes de "caçar"" este nome para comandar o time, dar uma ajeitada na casa, arrumar os móveis velhos e sem serviço, jogar pela janela alguns caras ultrapassados, a começar por ele, o presidente, e botar ordem na seleção ao convocar, ou seja, sem festa, sem badalações e viver um novo tempo.

Ah! Vão dizer que penso assim só porque perdeu, né mesmo? Não, quem me segue por aqui, neste espaço, sabe que estou falando disto há um tempão e se mantivermos este clima de oba oba fatalmente os insucessos serão outros e este recado serve para a Rede Globo de Televisão, que acredita ser dona da seleção e do futebol brasileiro e faz o que bem entende e ninguém impede. 

Comentários

  1. O maior culpado de tudo é o técnico motivador. O Fred faz parte do contexto de um grupo fraco tecnicamente, convocado em gratidão pela conquista da Copa das Confederações, que fez muito mal ao nosso time. É um contra-senso dizer que um título fez mal, mas essa é a realidade. Os problemas foram encobertos e o motivador fechou o grupo pra formar mais uma família Scolari. O resultado final foi trágico de um enredo já anunciado, não com toda essa crueldade imposta pelos alemães, que tiveram um pouco de dó e diminuíram o ritmo na 2ª etapa. O Brasil foi longe demais pelo que apresentou ao longo da competição, um futebol medíocre e covarde, que talvez não passasse da 1ª fase se a Copa fosse em outro país. Eles conseguiram ser pior que o time da Copa de 90, o que parecia inimaginável. Não tem nada que se explique o resultado de ontem, apenas a constatação que o nosso futebol chegou ao fundo do poço. Vamos parar com essa história que temos o melhor futebol do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Só que a seleção de 1990, apenas regular, era infinitamente superior a esta. A realidade é que não temos mais bons jogadores. Acabou!

      Excluir
    2. Isso é coisa da Globo mais precisamente do Galvão, " a habilidade do jogador brasileiro", chega a ser ridículo a "venda" dessa imagem. Desde a decada de 90 não formamos mais craques com qualidades acima da média e em quantidade. Apontem um super astro desde então. Tentaram o Pato, o Ganso, o Robinho, o Kaká, mas nenhum emplacou como superstar, foram até um determinado ponto, e ponto final. Esse Neymar tinha tudo pra ser um dos cobras da bola, mas esse grupo o derrubou, Até teve muita sorte ou foi mesmo coisa do destino ter se contundido e não fazer parte daquele bando ontem no Mineirão. O time do Vasco que hoje está na 2ª divisão, não perderia daquela forma. Não citei o Flamengo porque o Flamengo não jogaria contra o Flamengo, deu pra entender?

      Excluir
    3. A seleção de 90, como a de 66, foi base para uma geração vencedora quatro anos depois.

      Excluir
  2. Além do fato de não termos bons jogadores, a culpa é mesmo toda do técnico pelos inúmeros erros, desde a convocação. Nosso azar foi a bola do Chile não ter entrado naquele último minuto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terminou a carreira do Felipinho. Um cara que ganhou o mundo como campeão mundial pelo Brasil, se meteu a dirigir no futebol inglês e se fu.Na Eurocopa conseguiu perder para a Grécia numa final com a seleção de Portugal, agora esse vexame. Jogamos mal todos as partidas, escalou sempre errado, insistiu por teimosia com um inoperante ataque. Nada tentou.

      Excluir
    2. Todos milionários e eu aqui P da vida. Que idiota.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção