Copa 2014 - O toque final

Atendendo ao pedido do José Luiz da Silva, o nosso Categoria, mantenho o assunto Copa do Mundo e passo a analisar os fracassos, os acertos, o que podemos tirar proveito com o sucesso da Copa e o que devemos esquecer para sempre. Claro que o início deste último item, esquecer para sempre, a CBF já nos fez o favor, demitiu Felipão e toda sua turma de incompetentes, mas quero saber se a derrota trará benefícios direto para a seleção.

Gostei do time alemão, não foi surpresa, gostei do time da Argentina, outra vez sem surpresa, me decepcionai com o time da Bélgica, a melhor seleção das Eliminatórias Europeias e um celeiro de craques nos últimos cinco anos, vi que o futebol asiático não evoluiu nada e vi também a decadência dos africanos, outra grande decepção, excetuando aí a Argélia, que fez ótima primeira fase e um baita jogo contra a Alemanha.

No âmbito doméstico não gostei de Neymar, poderia ter sido muito mais produtivo e menos individualista, a sua estrela, movida pela grande mídia, não brilhou e a contusão foi até benéfica. Não gostei, olha o Neymar mais uma vez aí, da super exposição do jogador, creio que ele não deveria ter ido a Granja Comary e muito menos ao jogo contra a Holanda, foi pura jogada de marketing de seus patrocinadores e prejudicial para o grupo, que se sentiu diminuído apesar de ninguém ter comentado abertamente.

Jogaram a culpa e dois ou três jogadores, entre eles Fred, Júlio César e Jô, justamente os três que jogam em clubes de grande torcida, o goleiro já jogou e anuncia-se que pode voltar ao Flamengo, e as redes sociais foram passarelas para que torcedores, me incluo nesta, demonstrassem toda sua ira contra este trio de indesejados. 

E quem brilhou no time de Felipão? Davi Luis e Tiago Silva tiraram dois jogos de glória, um separado e um jogo de pavor e saíram de melhores do mundo, invictos e soberanos para um novo e desconhecido caminho de pedras ponteagudas. Fernandinho era tido como solução, errou conta a Alemanha e foi crucificado. Os alas, Daniel Alves, Maicon, Marcelo e Maxuel foram decepcionantes e não conseguiram fazer uma jogada de fundo que resultasse em gols.

Não gostei do time, não gostei do técnico, não gostei do esquema e o que penso já falei aqui por diversas vezes, e, para encerrar, gostei da organização, quase tudo deu certo, inclusive da Polícia Federal, que prendeu os bandidos da máfia dos ingressos, gostei da prestação de serviço dos aeroportos, da Polícia Militar dos estados onde houve jogos, gostei da torcida de elite, que pagou caro para ver os jogos e deu conta do recado, gostei do trabalho da Fifa.

Houve mais acertos do que erros e, pelo que vocês podem perceber, se o Brasil tivesse ganho duas coisas teriam acontecido: Eu gostaria de tudo e nosso futebol seria novamente "mascarado" e pagaríamos um preço muito alto no futuro, como pagamos pela conquista da Copa das Confederações.

Vocês se lembram do que foi dito, pelos pessimistas, no ano passado: "O Brasil ganha a Copa das Confederações e entrega o Mundial para Europeus". Não entregou, o preço pago foi a manutenção de um time já rodado e ultrapassado e de uma comissão técnica inoperante e incompetente. 

E aí, o que vocês pensam? Ah! Esqueci de falar, este time da França é certeza de um futebol bem jogado nas próximas competições e a Espanha errou como o Brasil, acreditou em quem um dia fez sucesso e esqueceu de renovar o grupo. 


Comentários

  1. Meus agradecimentos ao amigo Adilson Dutra por ter atendido minha sugestão.
    Resumidamente penso o seguinte sobre a Copa: 1- Foi ótima. O povo brasileiro deu mostras que tem capacidade para realizar tudo que quer, basta continuar usando o lema estampado na bandeira do ES: "Trabalha e Confia"; 2 - gastamos 12 bilhões de reais na construção dos estádios, foi muito, todavia segundo os últimos números devido ao evento, cerca de 30 bilhões de reais já foram injetados na economia, isso até agora, sem contar com a publicidade gratuita na mídia internacional e outros ganhos diretos e indiretos; 3- chegaram à reta final os mais competentes, ganhou quem foi mais eficiente; 4- mais uma vez perdemos a oportunidade de ganhar uma Copa do Mundo em casa, pois esta Copa chegou em um momento onde nossa safra de bons jogadores não era das melhores; 5- fomos com o nosso melhor, não deu, ponto final; 6- deveríamos fazer um mudança estrutural no nosso futebol brasileiro, porém, não temos recursos humanos para isso; 7- perdemos prestígio político na FIFA, João Havelange e Ricardo Teixeira fizeram muita falta. Antes do início da Copa foram massacrados e condenados pela mídia e seu grupo de opositores, aqui e lá fora, embora, nunca tenham sido denunciados e julgados pela justiça de nenhum país, foram simplesmente linchados; 8 – Dunga caiu, Felipão caiu, assim como outros em Copas passadas, não temos condição de fazer um trabalho para colher bons resultados a longo prazo, nossa cultura é ganhar ou cair fora, não sabemos esperar, talvez porque não sabemos planejar e explicar. Exemplo de um trabalho bem planejado? A Alemanha, atual campeã, há três Copas o trabalho é o mesmo, mas só agora conseguiu chegar ao objetivo; 10- muitos ficaram felizes da vida com a derrota da Argentina, pura bobagem, perdeu o futebol sul-americano como um todo, pois os europeus se igualaram a nós sul-americanos em números de títulos e nos superam em outros quesitos. Não é atua que somos do terceiro mundo, os países ricos nos enrabam e ainda instigam desavenças entre nós, para que, além de suas vitórias possam assistir os espetáculos tipo quebra barraco dos otários brasileiros e argentinos.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Categoria, pela 1ª vez tenho que discordar de uma frase escrita por vc sobre o prestígio político que perdemos: "João Havelange e Ricardo Teixeira fizeram muita falta". O que estamos vivenciando hoje e por alguns anos adiante, o senhor RT tem uma grande parcela de culpa por tamanho descaso com o futebol brasileiro, pois o mesmo só pensava na seleção principal, com a arrecadação milionária nos amistosos fajutos para engordar sua conta bancária. Sobre a sua não punição, os políticos que fazem parte da "bancada da bola" são os responsáveis por impedirem todo e qualquer movimento no Congresso contra o senhor RT. Prestígio político na Fifa só serve pra fazer parte na divisão dos lucros. A FIFA pode se chamar também "FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FALCATRUAS AMBULANTE", pois de quatro em quatro anos roda o mundo só arrecadando, sem nenhuma despesa. abrs

    ResponderExcluir
  3. Esta viagem não te fez bem Jose Luiz, não te fez bem. Esse item 7 com todo respeito deve ter sido pensado com falta de gravida ou com oxigenação zero. Você ainda tá viajando? Ah já sei,tá no mundo da Lua. Em relação ao item 6 recursos humanos nós temos só não passam pelo crivo da Globo.

    ResponderExcluir
  4. Concluindo meu comentário,o item 10, somos 200 milhões aproximadamente e aproximadamente apenas 1gostaria de ver a Argentina campeã.

    ResponderExcluir
  5. Meus amigos Tadeu e Yussef, respeito muito suas abalizadas opiniões, quando vocês discordam ganhamos muito com seus contraditórios, pois seus argumentos são muito consistentes, alertadores e alentadores, todavia, insisto em continuar abordando este desagradável, porém, interessante assunto.
    Achar que os dirigentes de uma entidade como a FIFA que movimenta bilhões de dólares não têm participação nos lucros é acreditar muito em Papai Noel, pelo que leio na mídia até os donos ou representantes das Igrejas lucram.
    As notícias que temos são as divulgadas pela mídia, todavia, não tenho conhecimento que os dirigentes da FIFA estão respondendo a processo (e responder não significa condenação).
    A CBF está em litígio com a FIFA, isso não é bom pra nós, pois poderemos perder o poder de influenciar decisões desta entidade soberana do futebol mundial, seria como o EUA perder poder de fogo na ONU.
    No último jogo do Brasil nesta Copa, o árbitro marcou uma penalidade máxima inexistente, sofreu gol vindo de um impedimento não marcado pelo auxiliar, coisas difíceis de acontecer caso fosse nosso Avelange presidente da FIFA, ou mesmo o RCT presidente da CBF, esses erros nos levaram ao quarto lugar. Terão sido erros da arbitragem, ou sinal da perda de respeito ao poder de fogo do Brasil? Um campeonato não se ganha somente dentro de campo, haja vista as conquistas do Flu e do Fla (40% com ajuda dos árbitros), e principalmente para não cair para a série B, ou voltar da C para a A.
    Quanto à bancada da bola que impede punição a RCT no Congresso, acho um pouco exagerado isso, pois esta bancada não chega a dez por centos do congresso, ainda assim, sendo verdade, pergunto: e o MP, PF, RF porque não o processaram?
    Vejo como maior problema no futebol brasileiro os dirigentes dos clubes, mais do que os dirigentes das entidades coletivas, estas estão bem financeiramente, os clubes não, quase todos estão falidos porque a incompetência está nestes administradores, eles sim, são incompetentes.
    Exemplo claro do que afirmo é o Goytacaz que, há anos acusava o Eduardo Vianna, ex-presidente da FFERJ, de ser responsável por tudo de ruim que acontecia com o clube da Rua do Gás, pois bem, o Eduardo Vianna morreu e o Goytacaz ainda não subiu para a séria A, hoje a culpa é do atual Presidente da FFERJ, se mudar será do próximo, nunca dos seus administradores.
    Outra coisa, quem vota nos dirigentes das entidades que controlam o futebol brasileiro? Exatamente os presidentes dos clubes.
    O mundo do futebol têm tantos interesses em jogo que é difícil apontar soluções e culpados, pois às vezes, achamos que um fato é a pura verdade, e na verdade, este fato é a pura mentira.
    Diz o ditado popular: “Nem tudo que reluz é ouro”. Se quiserem continuar com o assunto terei o maior prazer em conhecer suas opiniões.
    Continuo no espaço sideral do futebol, porém ainda em contato com a Terra, enquanto acessar ao blog não me desligarei deste danado mundo do futebol, é uma cachaça, tenho que tirá-lo dos meus favoritos, porém, ainda não consegui.
    Abrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E agora, de que lado eu fico? Do certo ou do errado? Se o Roberto Dinamite estivesse de que lado o bandeirinha e lutador de sumô marcariam o impedimento na decisão do canavial 14? Esse 40% de ajuda nos nossos títulos são reais? E os do Vasco e Botofago, que percentuam atingem? O correto era o Goyta estar sempre do lado do Caixa d'agua mesmo que este tivesse por hábito favorecer o Amercano e o Fluminense? Ou eu nada entendi ou estamos juntos doravante. Viva o Cariocão 2014 e o Brasileiro 2009 e todos os outros 100% de nossos títulos.

      Excluir
  6. Indiscutivelmente o Flamengo foi o clube brasileiro mais destacado na mídia internacional, talvez o único, ganhou de presente uma fortíssima ajuda da Alemanha.
    Veremos agora se os gestores do Flamengo terão competência para explorar esta imensurável ajuda que caiu do céu, não é pouca coisa não, sabendo usar poderá ser a redenção para os seus gravíssimos problemas financeiros. Foram ganhos material e imaterial de valor imensurável. Este foi pra mim o lado negativo de toda a Copa, deu vontade de escolher um lugar no Brasil para morar onde não tenha flamenguista, porém esta praga está em toda parte. Que coisa sô! É pior que erva venenosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos a metade de uma nação, e somos em nossa totalidade simpáticos, alegres, felizes e facilmente seguidos. Imensurável ajuda, não. Confirmação de uma realidade. Somos do mundo somos do Brasil somos do Rio e o Maraca é nosso. Não existe esse lugar tão sonhado por você nem aqui e nem no cosmos. Abraços.

      Excluir
  7. Vc tem inteira razão, caro Categoria, quando diz que o clubes são os grandes culpados, pois são eles que elegem os presidentes das federações e CBF. Quase todos com interesses outros que não seja o seu clube. A situação não é nada boa.

    ResponderExcluir
  8. E nada mudou ou mudará. Fkamengo vende revelação para Itália e time é o mesmo do fracasso da 1o semestre.

    ResponderExcluir
  9. Agora, no final de tudo isso, os argumentos de todos nós, será vencido pois ganharemos as Olimpiadas de 16 e voltaremos a ser campeões lá em Moscou, tudo porque o argumento do Galvão é e será vencedor afinal, na hora H a categoria do jogador brasileiro superará os adversarios.

    ResponderExcluir
  10. Gilberto certa vez escreveu mais ou menos o seguinte: li, comentei, saí, quando voltei, não sei como apareceram tantos comentários, o mesmo digo agora. Li e não vi todos os comentários do Yussef, quando voltei lá estavam outros, como não posso deixar este meu amigo sem discordar ou concordar com seus comentários vamos às respostas: 1- metade da nação torce pelo Fla? Não. Se não estou enganado segundo o IBOPE, 15% são a favor, 88% contra 2% não souberam responder; 2- vamos concordar que o Vasco ganhou uns 15% dos seus títulos com a força do Eurico; 3- os demais títulos conquistados pelo Flamengo fora da FFERJ estimamos que sejam uns 15% com influências das forças ocultas; 4- o lado certo é o lado da honestidade, todavia, muitas vezes, é importantíssimo colocar pressão para que a desonestidade não prejudique o lado honesto; 5- O nosso Roberto Dinamite é um bobo útil do Fla, do Flu e dos demais clubes, acredita até em saci pererê. Vejam só o que disse quando o Vasco foi prejudicado pelas forças ocultas do Fla na FFERJ (decisão do canavial): “luto por um campeonato carioca honesto sem interferências externas nos resultados,” isso na FFERJ? "inocente, sabe nada!"; 6- o maraca é de vocês? Não. Metade do Fla, metade do Flu. Finalmente as elites brancas conseguiram expulsar o verdadeiro clube dos pobres e negros do Maracanã, Vasco, mas a voz popular diz que: pobre não gosta de pobre, negro não gosta de negro, todos iludidos pelas elites brancas, no caso específico da zona sul carioca, perderam suas identidades mas estão felizes da vida. Melhor assim.
    Pelos amigos flamenguistas que tenho, destacando Adilson Dutra e Yussef, era para ser Flamengo, todavia, se voltar a Terra estou pensando em ser corintiano, pois o Brasil será dividido ao meio, metade flamenguista e metade corintiano.
    Gosto muito dos meus amigos flamenguistas, já do Flamengo, não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo com nada disso, mas que é bom de ler, ah isso é.

      Excluir
  11. Em tempo: admiro e reconheço as qualidades do Flamengo.

    ResponderExcluir
  12. Não vamos nos enganar.
    1.Apesar de nefastos, João Havelange e Ricardo Teixeira fizeram falta.
    2. Não temos jogadores. Mas não mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Ricardo Teixeira nos garantiu a Taça das bolinhas e correu do pau,educadamente vou dizer que ele faltou com a palavra. Já os da FFERJ...

      Excluir
    2. Estamos procurando os culpados. Venho dizendo que está na peladad de rua, no campinho baldio, na varzea, na cor das chuteiras, nos professores de escolinha, nos pais que querem vender seus filhos para a Europa, isso tudo antes mesmo de conhecerem um empresário ou de chegar aos clubes, e quando isso acontence, é pior ainda.

      Excluir
  13. 100% de acordo. Se algum dia voltarmos as nossas origens com certeza iremos voltar a encantar os amantes do futebol clássico.

    ResponderExcluir
  14. Também concordo!

    ResponderExcluir
  15. Certeza absoluta. Foi para fechar com chave de ouro o assunto Copa, ressalvo contudo o direito de aguardar o que virá amanhã no artigo do Dutra. Acredito que ele irá passar a régua e encerrar a Copa que rolou aqui no blog. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  16. JH, RT, EM, KL e muitos outros, são do tipo daqueles que não fazem nenhuma falta ao nosso futebol. Pode-se ganhar títulos e se organizar sem essas pessoas nefastas, mesmo que isso demore algum tempo. Enquanto eles foram apenas dirigentes, reconheço que ainda fizeram alguma coisa. Depois que passaram a conjugar o verbo somente na 1ª pessoa, atropelaram tudo e os seus interesses pessoais ficaram à frente das instituições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JH,RT,EM,KL e esses "muitos outros" Tadeu, não passam pra mim de "um pedaço de tábua no mar"(Gilberto Gil em Pessoa Nefasta"),

      Excluir
  17. Fiquei fora do debate, e tenho minhas razões, passei o dia cuidando do coração, safenado, fazendo exames e comprovando que tá tudo bem com ele e que posso fazer a minha viagem anual. À noite, para comemorar o fato, fui ao Teatro Trianon ver um show dos talentos campistas em homenagem a Caymi, Lupiscínio e Maysa, em benefício do Instituto do Rim, mantido por um grupo de abnegados. Valeu mesmo o debate daqui.

    ResponderExcluir
  18. Que ótimo saber que seu coração está bom. Seu coração é grande o suficiente para acolher seus amigos, velhos e novos.
    Invejo à noite musical que tiveram, imagino que dona Marina também foi, vocês dois são unha e carne. Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Paro ou continuo neste assunto? Continuo. Porém, finalizando definitivamente, eu, Tadeu e outros fiquem a vontade para continuar.
    VAMOS LÁ.
    Estes senhores foram importantes até quando não se acharam os reis dos reis, você tem toda razão nisto. Quanto ao JH, a meu ver, não foi apenas importante, foi importantíssimo, contribuiu muito para os títulos conquistados pelos Brasil em 1958, 62 e 70, influenciou nas conquistas de 1994 e 2002. Chegou a presidência da FIFA, transformando-a na potência do futebol mundial que é hoje. JH é um ser especial, desses que surgem de 200 em 200 anos, provavelmente, o Brasil levará mais de um século para ter um novo presidente da FIFA, um novo JH, agradeço muito a ele pelas maiores alegrias que me proporcionou como torcedor. De uma habilidade política impar.
    Conta à história que a FIFA foi a única entidade mundial onde simultaneamente, contou com as presença das duas Chinas, devido a uma negociação direta do JH com seus líderes. O homem é de uma invejável habilidade política.
    Chegar a presidência da FIFA não é mole não, a briga é de cachorros grandes, aliás, leões grandes.
    Atualmente, falam que os homens fortes do continente junto a FIFA são os presidentes da CONMEBOL e da AFA.
    Meu amigo parece que nas brigas dos poderes, ou pelos poderes, nós somos conduzidos pelos líderes e ficamos do lado daqueles que passam uma melhor mensagem, mesmo que a mentira seja a verdade deles.
    Vamos entrar agora em um período de novas eleições, e o que vemos? Aquele político que saiu chutado pelo povo é o primeiro colocado nas pesquisas para voltar, o que houve? Mudou? É uma nova pessoa? Ou não era verdade o que foi dito dela?
    Nós somos gado, como diz o Sefinho, somos inocentes, não sabemos de nada, dançamos conforme a música que a banda toca, seja banda podre ou sã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem implicancia ou gozação agora, é sério, notadamente quando o JH foi presidente da CBD muito contribuiu para grandeza do nosso futebol, mas o crescimento tem muito a ver com a real categoria e habilidade de nossos jogadores daquela epoca. É fato que JH administrativamente e politicamente ajudou muito, lembro aqui que no período anterior a sua eleição para FIFA vivíamos uma ditadura militar e o silencio o medo e a falta de liberdade de imprensa também "o" ajudou. Sua cultura e sua competencia é evidente, mas quando o império FIFA se agigantou e se proliferou pelo mundo, os interesses pessoais também apareceram, porém com total liberdade de imprensa e aí a turminha dele caiu.Caiu mas com em queda livre e o passado ficou massacrado.

      Excluir
    2. Nada é definitivo enquanto dure. Assunto interminável. A copa das copas não teve aqui no blog uma enquete sobre o melhor jogador, o pior, o gol mais bonito o mais feio, a defesa mais bonita o frango a melhor seleção, a pior, enfim o futebol, passamos a falar dos caras de terno e não demos a importancia devida aos caras que nos trazem aqui, os caras que dão alegria e tristeza, realmente o que importa não arrematamos.

      Excluir
  20. Muito poder inebria. Existe um versículo bíblico que diz: A soberba precede a queda.

    ResponderExcluir
  21. Como o dono do blog, fiquei de fora do debate. Não tenho nada para falar dos homens de terno. Aliás, acho que terno e esporte não combinam.
    Ainda estou com síndrome de abstinência de Copa, mas aceito participar da enquete.
    Usando a prerrogativa de damas primeiro, aí vão os meus resultados:
    Melhor jogador: Toni Kross (Alemanha)
    Pior jogador: Fred (Brasil)
    Gol mais bonito: Origi (Bélgica) vi ao vivo, o único.
    Gol mais feio: Ibisevic (Bósnia) a bola chorou para entrar
    Frango: Akinfeev (Russia) ele cacareja até hoje
    Luva de ouro: Tim Howard (EUA) em um jogo o cara agarrou até pensamento belga, foi aí que não sobrou nada para o jogo com a Argentina.
    Quarto lugar com a seleção que o Brasil apresentou foi até de bom tamanho, mas por alguns momentos pensei que poderíamos ter "comprado" o Hexa em casa. Só não precisava ter o placar 7 x 1.
    Eu vou poder dizer pros meus netos que participei por uns instantes da festa e isso sim foi o melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luva de ouro:Neuer(Alemanha)
      Mão de alface: Julio Cesar (ninguém leva 10 gos em 2 jogos e fica impune)
      Frango:Akinfeev (Rússia)
      Bola de Ouro: Schweinsteiger (Alemanha-o cara é onipresente, nunca tinha visto um, agora acredito que exista).
      Bola de lata enferrujada: ELE o 9(circunscrito, ausente)
      O Golaço: James Rodriguez contra o Uruguai
      O Gol do Dadá Maravilha(não existe gol feio): o DELE o 9(Não sei se foi de cabeça de barriga ou de pé(e qual).
      Pior seleçã: a única que perdeu de 7
      Melhor Seleção: A campeã (por causa do uniforme do Flamengo)
      Pior Arbitro: Todos( padrão FIFA).

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção