Em defesa do Brasileirão

E ainda tem gente, deve ser um algum jornalista frustrado, que diz que o nosso campeonato está nivelado por baixo e que bom mesmo é o campeonato espanhol. Digo, de passagem, que também sou fã de carteirinha do espanhol assim como sou do inglês e alemão, todos de alto nível técnico.


Como toda regra tem exceção, aqui no caso é o nivelamento do campeonato da Espanha, o nivelamento no alto é apenas para Real e Barcelona, que jogam um torneio extra entre os dois e não dá para compara-los aos dezoito demais participantes.


Ouvi, durante toda a semana, que por aqui, no nosso campeonato, o equilíbrio não é entre grandes times e sim devido ao baixo nível destes seis concorrentes diretos ao título. Que absurdo. Podemos não ter grandes jogos, mas o nível técnico nunca esteve tão elevado e equilibrado como nesta temporada.


Cheguei a pensar que os "coleguinhas " paulistas estavam recalcados com o crescimento do futebol do Rio, dois títulos nacionais consecutivos e vários da Copa do Brasil nos últimos anos tiraram hegemonia do futebol de São Paulo, mas conversando com alguns, via celular ou e-mail, deixei de lado, por enquanto este pensamento, mas não descarto totalmente esta possibilidade.


Como pode um campeonato estar nivelado por baixo só porque não há ninguém que firme na liderança? Isto prova que há um equilíbrio de forças e ninguém dispara por este motivo. Amanhã, na rodada de número 30, é possível que os que estão em baixo, lá na parte do rebaixamento, cresçam de produção e atrapalhem os que estão na zona de título e Libertadores. Nada mais normal do que a entrega total nestas últimas nove rodadas. Ou não?


Real Madrid e Barcelona já disparam na ponta com apenas sete rodadas disputadas. Bayern Munique lidera com folga também com oito rodadas, Milan e Inter, lá na Itália, procuram se firmar no campeonato da Bota, este sim, este ano nivelado lá em baixo.


Não há no Planeta Bola um campeonato tão disputado como o nosso, pode até haver melhor e mais rico, que você, e eu, gostamos de ver semanalmente, exceto a Champions League, que é disputado pela nata do futebol europeu, nada se compara com o Brasileirão "véio de guerra".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS