As maiores torcidas do Brasil

Foto montagem do uol.com.br
Meu amigo José Luiz da Silva, o Categoria, chama a atenção do blogueiro sobre a nova pesquisa, dizem ser do Ibope, sobre a preferência nacional do torcedor e, para a surpresa dos cariocas, o Corinthians deu um salto gigante, na preferência dos brasileiros, e provocou um empate técnico com o Flamengo. Nenhuma para o escriba aqui, o Timão é movido pela mídia paulista, a que entra no país inteiro através da Globo, Bandeirantes, Record, Esporte Interativo e outras redes com sede em São Paulo.

Os rubro-negros, espantados, perguntam: Como é possível o Corinthians chegar aos mesmos 13% do Flamengo se há algum tempo atrás estava 4% atrás?

Simples, meu caro Categoria e torcedor blogueiro que nos lê neste momento. A Globo Rio, que mantém o Flamengo na sua pauta principal, atinge hoje somente o Estado do Rio de Janeiro e o seu principal programa esportivo, o Globo Esporte, é exibido somente para a rede estadual, assim como o programa da Band, liderado pelo Garotinho José Carlos Araújo, que também é exibido apenas no Rio capital e Rio Interior.

Então minha gente, desportistas de todo o Brasil (alô! Luis Mendes), as redes paulistas, que como a Globo Rio faz com o Flamengo, elevam o Corinthians a potência nacional, é obvio que o alvinegro do Parque São Jorge ganhe uma massa muito maior de torcedor e esteja no topo, segundo a operadora de pesquisa, ao lado do Flamengo, mas as dúvidas são tiradas nos jogos em que os dois disputam no norte/nordeste, na Copa do Brasil e Brasileirão. Como somente Salvador e Ceará estão na Série A não dá para fazer o tal teste.

Agora, cá prá nós, qual a pesquisa é válida? Aquela que coloca o Flamengo em primeiro lugar, com 17% da preferência, o Corinthians em segundo, com 13%, e o restante assim distribuídos: 3º) São Paulo 8,7%, 4º) Palmeiras 6,0%, 5º) Vasco 4,1%, 6º) Grêmio 4,0%, 7º) Cruzeiro 3,5%. 8º) Santos 2,7%, 9º) Atlético Mineiro 2,6% e
10º) Internacional 2,5%?

Uma outra pesquisa, do Lance, dá praticamente o mesmo resultado desta que apresento aqui, onde foram ouvidos 7.109 torcedores a partir de dez anos de idade em 141 municípios brasileiros.

Compreendo, meu camarada José Luiz da Silva, que São Paulo é um estado importante e com a maior população do país e com a força de Lula, que nunca escondeu ser corintiano, que a força do Timão no Brasil aumentou acentuadamente, e por isto concordo que há um empate técnico e somente com outros títulos e com mais ídolos como Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo poderá recuperar a diferença do princípio do ano.

Três perguntas:
Se em junho a diferença era de 4% como é que em setembro a diferença foi tirada? Seria a mesma fonte de pesquisa de políticos?
Pesquisa na Internet, onde cada um pode votar quantas vezes quiser, tem valor técnico?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS