As maiores torcidas do Brasil

Foto montagem do uol.com.br
Meu amigo José Luiz da Silva, o Categoria, chama a atenção do blogueiro sobre a nova pesquisa, dizem ser do Ibope, sobre a preferência nacional do torcedor e, para a surpresa dos cariocas, o Corinthians deu um salto gigante, na preferência dos brasileiros, e provocou um empate técnico com o Flamengo. Nenhuma para o escriba aqui, o Timão é movido pela mídia paulista, a que entra no país inteiro através da Globo, Bandeirantes, Record, Esporte Interativo e outras redes com sede em São Paulo.

Os rubro-negros, espantados, perguntam: Como é possível o Corinthians chegar aos mesmos 13% do Flamengo se há algum tempo atrás estava 4% atrás?

Simples, meu caro Categoria e torcedor blogueiro que nos lê neste momento. A Globo Rio, que mantém o Flamengo na sua pauta principal, atinge hoje somente o Estado do Rio de Janeiro e o seu principal programa esportivo, o Globo Esporte, é exibido somente para a rede estadual, assim como o programa da Band, liderado pelo Garotinho José Carlos Araújo, que também é exibido apenas no Rio capital e Rio Interior.

Então minha gente, desportistas de todo o Brasil (alô! Luis Mendes), as redes paulistas, que como a Globo Rio faz com o Flamengo, elevam o Corinthians a potência nacional, é obvio que o alvinegro do Parque São Jorge ganhe uma massa muito maior de torcedor e esteja no topo, segundo a operadora de pesquisa, ao lado do Flamengo, mas as dúvidas são tiradas nos jogos em que os dois disputam no norte/nordeste, na Copa do Brasil e Brasileirão. Como somente Salvador e Ceará estão na Série A não dá para fazer o tal teste.

Agora, cá prá nós, qual a pesquisa é válida? Aquela que coloca o Flamengo em primeiro lugar, com 17% da preferência, o Corinthians em segundo, com 13%, e o restante assim distribuídos: 3º) São Paulo 8,7%, 4º) Palmeiras 6,0%, 5º) Vasco 4,1%, 6º) Grêmio 4,0%, 7º) Cruzeiro 3,5%. 8º) Santos 2,7%, 9º) Atlético Mineiro 2,6% e
10º) Internacional 2,5%?

Uma outra pesquisa, do Lance, dá praticamente o mesmo resultado desta que apresento aqui, onde foram ouvidos 7.109 torcedores a partir de dez anos de idade em 141 municípios brasileiros.

Compreendo, meu camarada José Luiz da Silva, que São Paulo é um estado importante e com a maior população do país e com a força de Lula, que nunca escondeu ser corintiano, que a força do Timão no Brasil aumentou acentuadamente, e por isto concordo que há um empate técnico e somente com outros títulos e com mais ídolos como Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo poderá recuperar a diferença do princípio do ano.

Três perguntas:
Se em junho a diferença era de 4% como é que em setembro a diferença foi tirada? Seria a mesma fonte de pesquisa de políticos?
Pesquisa na Internet, onde cada um pode votar quantas vezes quiser, tem valor técnico?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Triste Campeonato Carioca

Falando do cariocão

Flamengo vence outra