Papo de Bola: E quem apita o Fla x Flu?

Ah! Fla x Flu, o clássico dos irmãos Rodrigues (Nelson e Mário), o clássico que nutre a maior empatia no futebol brasileiro, não há Gre x Nal, Derby Paulista ou Galo x Raposa que se compare a ele, que me perdoem gaúchos, paulistas e mineiros, não  há comparação e, se quiserem me contrariar podem pensar no Derby de Manchester (City x United), que pelo glamour do pré jogo pode ser até comparável a um Fla x Flu. 

O Fla x Flu, dizia Nelson Rodrigues, torcedor tricolor, que deve estar se revirando por onde estiver, após ver o desenrolar deste imbróglio envolvendo esta decisão de Taça Guanabara, as liminares, os "arranjos" da Federação Carioca, as "estrelas" de tapetão e de tribunais se fazendo passar de importantes e ganhando a mídia no lugar de Diego ou Scarpa, ele, o filósofo das letrinhas, dizia que o Fla x Flu começa noventa minutos antes do nada e completava dizendo que nada se compara a uma doce vitória tricolor sobre o Flamengo. 

Romantismo e amor de verdade, Nelson e outros cronistas, como José Maria Scassa, flamenguista juramentado, queriam apenas enaltecer o jogo, levar o público ao Maracanã, ops, se temos que chamar o Engenhão de Nilton Santos vamos usar a mesma regra e chamar o velo/novo Maraca de Mário Filho, né mesmo? 

Então, amigos tricolores e rubro-negros, outro que deve estar dando "voltas" por lá onde estiver é o notável Armando Nogueira, botafoguense de carteirinha e inscrição fiel, que não deve estar gostando nada das atitudes do presidente do seu Glorioso, a cada dia mais preconceituosa e mais ofensiva contra a torcida do Flamengo e, por sinal, estou preocupado com o pré-jogo deste domingo justamente por esta incitação do dirigente máximo do Botafogo FR. 

E quem apita amanhã? Me pergunta o notável Sefinho Damian. Seria Eunápio de Queirós? Seria Frederico Lopes? Seria Antônio Viug? Estes cidadãos de bem outrora foram apitadores da FMF, isto mesmo, F de Federação, M de Metropolitana, F de Futebol, como era conhecida antes da passagem para Federação Carioca de Futebol e que deu lugar, depois da fusão dos estados do Rio e Guanabara, a esta incrível e tresloucada Ferj. 

Fla x Flu de erros históricos, como aquele de Armando Marques, sempre ele, que não viu mão de Wilton em um gol tricolor, aquele da expulsão de Dominguez, o goleiro argentino que jogava no Flamengo, que diziam estar "comprado" naquela decisão, e sempre Dom Armando da Rosa Nunes Castanheira Marques no apito, e aquele do Aloísio Viug fazendo vistas grossas a impedimentos assinalados pelo assistente, naquele tempo simplesmente bandeirinha, claro que a favor do seu Flamengo, isto, dizem as más línguas que Viug filho é rubro-negro de coração, como Marcelo de Lima Henrique, outro que contribuiu com erros incríveis para aumentar a fama do clássico. 

Mas hoje o assunto que ganha manchetes não é mais o futebol, não é mais a arbitragem, tanto que até agora ninguém xingou Vagner Nascimento antecipadamente porque ainda não chegou a notícia de sua escalação para a decisão, todo mundo quer saber se os ingressos já estão disponíveis ou se as liminares do Botafogo, tentando impedir o Flamengo em jogar na sua casa, ainda possam ser liberadas ou se o jogo vai ou não vai acontecer. 

Tempo bom em que nós, torcedores, preocupávamos apenas com a pergunta simples e objetiva: Quem vai apitar o Fla x Flu? 

Comentários

  1. .......Nos Fla-Flus é o Ai, Jesus! e foram tantos "ais" nos Fla x Flus durante meus tempos de Maracanã, foram tantos "uhhhhhhh", foram tantos "sai Cantareli desgraçado", foram muitos pqp, "filhos das damas", mas sempre chegava em casa vivo, triste ou feliz, mas mesmo derrotado, e não foram poucas,contente por ter vivenciado mais um Fla x Flu, jogos com estrelas de gradezas infinitas, alguns que vestiram as duas camisas como Dionisio, P.C.Lima, Doval, R.Neto, Toninho e Samarone, ficaria aqui citando infinitamente nomes marcantes desses clássicos, mas como o tema é arbitragem vou lembrar de Oscar Scolfaro que ao apitar o final do jogo deu um pulo parecendo comemorar o título rubro-negro do Supercampeonato de 1972.

    ResponderExcluir
  2. Dia 07 setembro de 1972 Flamengo 2 x Fluminense 1
    Local: Maracanã.
    Juiz: Oscar Scolfaro.
    Renda: Cr$ 1.456.115,00.
    REPAREM O PÚBLICO: 136.829
    Gols: Doval, 23, e Caio, 38, do 1.º tempo; Jair. 15, do 2.°.
    Expulsão: Moreira, por ter chutado a bola para a geral, depois do apito do juiz.
    Flamengo: Renato; Moreira, Chiquinho. Reyes (Tinho) e Vanderlei; Liminha e Zé Mário: Rogério (Vicente), Caio, Doval e Paulo César.
    Fluminense: Félix: Oliveira (Toninho), Ari Hercílio. Assis e Marco Antônio; Denilson (Ivair) e Gérson; Didi, Cafuringa, Jair e Lula.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção