Na festa do futebol Flu leva o título em jogo de paz

Que jogo! Que festa! Que decisão fantástica esta de ontem, no Engenhão, onde dois treinadores sem compromisso com defensivismo jogaram seus times ao ataque e transformaram o Fla x Flu em um dos mais emocionantes e perfeitos jogos do futebol brasileiro nos últimos anos. Um jogo aberto, sem medo e com coragem para atacar e quem ganhou com isto foi o torcedor, que ficou em êxtase nas arquibancadas do estádio sem tempo sequer para ir ao banheiro ou olhar o celular. 

Claro que teve falhas, principalmente no setor defensivo, mas o que vimos foi "anormal" para o atual padrão tático do futebol brasileiro. O Flamengo partiu em busca do gol e abriu espaço na defesa, sempre em erros de Rafael Vaz, e levou gols por falta de proteção, mas se não ousar não vai a lugar nenhum e o Fluminense soube explorar a deficiência do adversário e conseguiu levar pânico ao fraco sistema defensivo rubro-negro. 

E quem decidiu o clássico foi a dupla Réver/Rafael Vaz, que no tempo normal não se encontraram e nas cobranças de pênaltis foram bisonhos e desperdiçaram as suas cobranças, e deram o título, merecido ao Fluminense, que jogou uma partida de entrega e foi muito bem armado por Abel Braga, que soube como usar seus atacantes, em velocidade, em uma defesa confusa e complicada em todos os sentidos. 

E, pelo que estou lendo e pelo que ouvi após a partida, a torcida também deu seu show a parte e mostrou que ainda existe possibilidade de haver paz nas arquibancadas e nos entornos do estádio. Parabéns ao campeão Fluminense FC e parabéns ao grande vencedor da partida, o torcedor carioca. 

Comentários

  1. O primeiro tempo lembrou os bons tempos dos jogos inesquecíveis do velho Maracanã. As defesas colaboraram muito para os 3 a 3. Mas isso não tira o brilho do espetáculo e é apenas um ponto a ser destacado. O Fluminense foi mais eficiente e aproveitou o péssimo desempenho do meio campo do Flamengo, que não marcou e nem apoiou. Semana passada, após o jogo contra o Vasco, fiz um comentário sobre a fragilidade de marcação dos dois volantes - Rômulo e Arão - que são bons com a bola nos pés, mas deixam a desejar na marcação. Dois dos três gols tricolores saíram pelo meio e com jogadas de alta velocidade. O time do Vasco é lento e não ofereceu nenhum perigo, ao contrário do Fluminense, que possui jogadores bem mais velozes. Não é para se jogar fora o trabalho do Flamengo, mas os ajustes defensivos têm que ser imediatos. O Vaz é jogador para compor elenco, não para ser titular do time. Pensando bem, ontem o foi o 1º adversário mais ajustado que o Flamengo enfrentou e alguns problemas ficaram mais evidentes. O Fluminense também precisa de ajustes no setor defensivo, que não ganha uma jogada alçada sobre a sua área, o que demonstra o erro de posicionamento dos jogadores. O título carioca ficará entre esses dois que disputaram a Taça GB. O Tricolor tem a vantagem de não disputar a Libertadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Libertadores, com esta zaga, é anúncio de eliminação precoce. Aarão já não vem bem há muito tempo e ontem foi horrível. Acho que o Engenhão abala o rapaz. E Rafael Vaz, sem comentário, deve ter um padrinho muito forte ou este Donatti é uma enganação. Rever no mesmo nível.

      Excluir
    2. Ilustre Adilson, se a Vitória fosse do Flamengo, eu leria esse comentário no blog ?

      1 Gol: Wellington arranca da intermediária do Fluminense e faz o gol. Mérito da explosão que esse jogador tem, mérito de ter tido categoria para cara a cara com o Muralha fazer o gol, e sorte porque o Pará involuntariamente escorregou na sua frente.

      2-Gol: Penalty. Gerreiro voluntariamente coloca a mão na bola, e vergonhosamente, diga-se de passagem, leva a mão ao rosto e cai para tentar enganar o árbitro. Lamentável isso e ninguém fala. Pois bem, Dourado vai lá e faz o gol com muita categoria.

      3-Gol: Passe majestoso do Wellington para o Lucas que entrou atrás da zaga e fez o gol com extrema categoria. O mérito não foi o passe do Wellington ?

      Então, o que tem a ZAGA do Flamengo ? Os gols que o Fluminense levou foram muito piores. Tirando o terceiro, no primeiro falha do goleiro e do zagueiro, no segundo falha dos dois zagueiros, jogador do flamengo subu sozinho.

      Sobrenatural de Almeida

      Excluir
    3. Infelizmente o blogueiro é flamenguista confesso e analisa do jeito dele, este seu comentário é de um tricolor apaixonado e feliz nesta segunda feira. Vale sim, mas o blogueiro não escreveria este comentário, você tem razão. Eu sou crítico do meu time, certo? Concordo com sua análise mas não é do rubro-negro aqui. Abraço.

      Excluir
  2. Vi exatamente uma grande pelada, e das ótimas, pois foi um jogo de muitos gols e muitas falhas bisonhas, goleiro, zagueiros e laterais mais parecendo os trapalhões do filme do Didi Mocó. Qualquer um dos dois times se jogar assim contra o Boca Juniors, nem precisa ser contra os melhores times europeus, levaria uma estrondosa goleada, mas como no Rio tudo é fantasia, ainda mais, em final de carnaval, não poderia ser diferente. PURA ILUSÃO, PURA FANTASIA! Do tipo ENGANA QUE EU GOSTO. Aliás, o Brasil de hoje é assim: vive uma guerra civil não declarada e diz que está tudo certo, têm autoridades nos lugares de autoridades, mas não as têm, deu um golpe de Estado e quase todos afirmam que vivemos em uma democracia. Tempos bicudos esses. Não é Bicudo?
    A nossa fantasiosa mídia, especialmente a do Rio de Janeiro, que, constantemente, desfigura a realidade, afirma ser o maior clássico do planeta. Kkkkkkkkkk! É Brincadeira? Não!

    ResponderExcluir
  3. A aproveitando o momento em que amanheci de bom humor, quero dizer o seguinte: o senhor Tite, treinador da melhor Seleção do Mundo segundo a FIFA, mesmo levando de 7x1 da Alemanha, está dando demonstrações claras que prepara a sua cama no Flamengo, pois, começou dizendo que: Zico seria o único em ele escalaria na Seleção brasileira de todos os tempos (foi isso Sefinho?) se não foi disse algo parecido, depois convocou Arão (não o da bíblia), continuando com seu agrado aos flamenguistas convocou o goleiro Muralha, na verdade uma peneira, pois nem passa perto ao tentar defender pênaltis, continuando ressuscitou o Diego, em fim, tomara que o Uruguai faça justiça. Aliás, não vi o meu amigo Dutra protestar contra essas convocações. Está de acordo com elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Categoria voltou com a corda toda. O que o Mano Belo não faz! A metralhadora giratória está em pleno funcionamento. rsss

      Excluir
    2. Caro Sr. José Luis, bom dia

      Com todo respeito devido ao senhor... se futebol é o esporte mais amado no mundo, não é pela qualidade dos seus atletas, nem pela estratégia do jogo. Tem muitos outros esportes que os atletas são muito mais preparados ou profissionais que jogador de futebol, e muito mais complexos em termos de armação de jogo.

      O futebol é o que é, porque muitas vezes sem sempre o melhor vence, porque muitas vezes acontecem desdobramentos na partida que não acontece em nenhum outro esporte praticado no planeta.

      Já viu dar zebra na NBA ? Na NFL ?

      Portanto, pode ter certeza que o torcedor que vai ao estádio, antes de ver técnica, estratégia, etc... quer SENTIR EMOÇÃO. Até porque a ampla maioria que torce não entende nada de futebol, vai pela paixão do clube.

      Então, depois de um jogo desses, desmerecer o que foi o espetáculo, é completamente sem sentido. Futebol mudou, as pessoas mudaram, o mundo mudou (para pior), portanto, parem de achar que os times de hoje tem que jogar bonito como o de outrora que vocês acompanharam, isso vai acontecer uma vez ou outra e com poucos times, e quase ninguém está preocupado com isso.

      Sobrenatural de Almeida

      Excluir
    3. Almeidinha, quando o Vasco não está na berlinda, nosso amigo Categoria, vulgo JLSilva, fica "incomodado" assim como as damas no passado.

      Excluir
  4. Bom dia Adilson,

    1-Gostaria de PARABENIZAR o PRESIDENTE PEDRO ABAD do Fluminense, pela mobilização realizada desde o início para que o jogo fosse com torcida mista, tendo cogitado inclusive jogar com portões fechados. Cumpre lembrar que o mando de campo era do Fluminense, portanto, muito cômodo fazer essa mobilização porque beneficiaria o clube. Muito tempo que não vejo um dirigente pensar no esporte em detrimento ao clube, portanto, isso precisa ser evidenciado.

    2-Gostaria de PARABENIZAR o ABEL, treinador ganha jogo sim, sobretudo em time limitado como o Fluminense. Time desacreditado, que contratou apenas três reforços, e manteve diversos jogadores contestados da temporada passada. Hoje se o time não é bom individualmente, pelo menos é time. Um cara multicampeão como o Abel se emocionar por um título de Taça Guanabara, precisa mesmo ser respeitado.

    3-Gostaria de PARABENIZAR o ABEL NOVAMENTE. Colocou o time com três atacantes quando muita gente duvidava, e foi para cima do Flamengo.

    4-Gostaria de PARABENIZAR o TIME DO FLUMINENSE. Teve um jogo enjoado no meio da semana, quando o Flamengo apenas treinou. Fez uma viagem de volta que durou 18 h. Tem um time muito inferior ao do Flamengo e mesmo assim se superou e conquistou com méritos, e muitos, o título.

    E ontem foi assim, parafraseando nosso saudoso Nelson Rodrigues: “Nas situações de rotina, um `pó-de-arroz' pode ficar em casa abanando-se com a Revista do Rádio. Mas quando o Fluminense precisa de número, acontece o suave milagre: os tricolores vivos, doentes e mortos aparecem. Os vivos saem de suas casas, os doentes de suas camas e os mortos de suas tumbas.”

    Sobrenatural de Almeida

    ResponderExcluir
  5. Esses tricolores se acham! Nelson Rodrigues é o Deus deles, todavia, admito que sempre foi um bom cronista, e bom teatrólogo, razoável escritor literário.
    Não devemos parar de contar os vices do Flamengo, até aqui, na minha contagem passa de cento e vinte. O maior clube com vice do Brasil, ganha longe do meu Vasco que está na vigésima nona colocação em se tratando de vice. Não é Mano Belo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sobrenatural de Almeida é fã do Nelson Rodrigues, mas será que o velho cronista escreveria um texto enaltecendo o Flamengo em uma santa vitória contra o Fluminense ou diria que foi uma santa derrota do seu tricolor? Eita futebol gostoso quando se fala em harmonia e sem crueldade nas palavras. Parabéns ao anônimo, mas já conhecido, Sobrenatural de Almeida Rodrigues.

      Excluir
  6. Meu caro tricolor Sobrenatural de Almeida, meu filho é tricolor como você, tão tricolor que não admite em hipótese alguma os meus netos vascaínos, muito menos flamenguista, eu com pena dele não quero influir em nada, mesmo por que ando muito revoltado com o nosso tirano Eurvírus. Ontem, até torci pelo Fluminense, por causa deles (meu filho e netos), agora, paixão é paixão, realidade é realidade. Vocês vivem uma ilusão, o jogo não foi lá essas coisas, caso assista a um jogo do futebol Chinês ou Árabe verá jogos iguaizinhos a esse de ontem da dupla Fla x Flu, provavelmente com os estádios lotados. Eu por exemplo: não senti a menor emoção mesmo torcendo pela vitória do Flu, pois sou parecido com japonês, dizem.
    O que existe é a falsa emoção transmitida pelo Flamenguista Luis Carlos Jr e seus comparsas das mídia, tudo semelhante ao que fazem padres e pastores que, deixam o seu público em êxtase e mandam depois seus falsos milagres e mensagens.

    ResponderExcluir
  7. Quis escrever: netos flamenguistas e mídias. Faltou o revisor de texto. Porém, concordo com você, Abel conseguiu neutralizar o esquema tático do Flamengo, inclusive, quando entrou um tal de Barrio, dando muito trabalho pelo setor a defesa tricolor ele imediatamente fez uma substituição que atenuou o problema. Parabéns ao seu fluminense! Ah, o jogo foi tão emocionante que na minha rua Cannes até parecia que a polícia capixaba estava de greve novamente, total silêncio, só um gritinho ou outro do Sadam e Valmir, proprietários dos restaurantes em frente ao meu apartamento. Abrs. Gosto dos seus comentários.

    ResponderExcluir
  8. Tadeu, você é o cara! Compete em qualidade com Adilson e Sefinho. Ah, conheço o nosso Dutra desde os outros carnavais, ele não vai me responder. Esse menino Sobrenatural de Almeida, gosto dos comentários dele. Reapareceu o Mano Belo com outro estilo de escrever, será o mesmo?

    ResponderExcluir
  9. o jogo me pareceu mais uma pelada no Ginásio

    Mundinho

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Em resposta aos exigentes analistas acima.....PÔ SE FICA 0 X 0 É CACETE NO JOGO, SE TERMINA 3 X 3 É PELADA, OS BEQUES FALHARAM, OS GOLEIROS SÃO FRANGUEIROS.....NÃO DÁ PRA ENTENDER.

      ResponderExcluir

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção