O medo de cair faz o torcedor virar matemático

Uma rápida passagem pelo Armazém já foi suficiente para entender o que foi a rodada de ontem, do Brasileirão. Fernandinho já me esperava na porta, com o Lance na mão, dizendo que seu Fluminense não corre risco de rebaixamento como eu escrevera na sexta-feira. Sim, Fernandinho, a briga lá em baixo é dura e pode até respingar no Fluminense, respondi ao amigo, que ainda fez as contas para mostrar sua matemática, mais correta do que dos professores que aparecem em toda metade do campeonato Brasileiro. 

- Veja só, meu caro Dutra, nem mesmo o Vasco está rebaixado e estes caras, e você também, ficam dizendo que o meu tricolor corre risco. Olhe só a tabela, faltam seis jogos, temos 40 pontos e o primeiro da zona de degola tem 33 pontos, é feio o negócio mas garanto que a gente não cai, afirma Fernandinho com convicção. 

Porém, tem sempre um porém, quando eu disse que o próximo adversário do Fluminense é o Vasco, no Engenhão, o cara deu uma respirada, bem fundo, olhou pra mim com ar de preocupação e mandou suspirou:

- Ih! Aí o bicho pega, o Vasco pode estar na "garça" que sempre complica para nosso lado, se não vencer o Bacalhau no domingo a situação vai mesmo complicar, eles ganham moral, a gente perde o rumo e vamos ter que começar a fazer contas e mais contas.

E então começamos a fazer as tais contas, o Vasco tem 30 e pode chegar a a 48 caso vença todos os jogos. O Avaí tem 34 pontos e é o primeiro fora do Z4 e tem adversários difíceis nas três próximas rodadas, Cruzeiro (em casa), Atlético Paranaense (fora) e Joinvile (casa). O Flu tem uma sequencia com Vasco (neutro), Chapecoense (casa) e Grêmio (fora), e se somar seis pontos escapa sem medo de ser feliz, pode acreditar Fernandinho. 

- E os outros? Se fizer o trabalho de casa, incluo aí o Vasco como se fosse em casa, afinal o jogo é no Rio e no Engenhão, neutro, o tricolor não cai nem mesmo com ajuda da arbitragem. São seis pontos e com 46, mesmo eu não sendo matemático, garanto que fica na elite. 

E o Vasco? Quis saber Claudinho. Bem, o Vasco tem Fluminense, Corinthians e Joinvile, nas próximas três rodadas, um jogo clássico, um jogo com o líder e candidato real ao título, e um confronto direto, que precisa vencer para seguir com chance. Seis pontos aqui são interessantes para completar as últimas três rodadas com esperança de permanecer na Série A.

Deu para entender ou quer que desenhe, Claudinho? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção