Tá livre? Então tá impedido.

Ontem, revendo o lance do "impedimento" do Kléber, assinalado pelo bandeira Hernam Brunel Vani, de São Paulo, eu me remeti aos anos 60, no estádio Plínio Bastos de Barros, lá na terrinha, quando meu pai, Zebinho Dutra, reclamou, irado, com seu amigo Pedro Paulo, por ter assinalado um impedimento igual a este, quando os atacantes, Kléber, ontem, eu, nos naquele jogo contra o Miracema, saíam do seu campo de defesa, livre, para o campo adversário.

Naquela ocasião meu pai 'premiou" Pedro Paulo com um livro da moda, o ex-árbitro Alberto da Gama Malcher, que lançava o livreto de regras do futebol, onde mostrava claramente as leis e regras do impedimento, o que aliás provocou um mal estar entre meu velho e o bandeira em questão, mas o de ontem, no Maracanã, não há justificava que me convença a entender, o bandeira é culto, preparado para o ofício, e não amador e um abnegado como o meu conterrâneo.

Foi má fé? Foi roubalheira, como querem deixar claro os gaúchos? Foi apenas medo de errar ou atrapalhar os donos da casa, o bandeira, agora chamado de assistente, viu Kléber livre, sem marcação, e pensou: "Este cara quer me deixar em má situação, tá livre e então tá impedido". 

Pobre futebol brasileiro, ruim no gramado, ruim nas arbitragens e ruim nos bastidores e no comando geral dos clubes e da confederação. Daqui a pouco fechará para balanço. 

Comentários

  1. Meu caro Dutra, concordo com você em quase tudo, menos na arbitragem, pois os nossos árbitros e auxiliares não são diferentes dos seus congêneres europeus e asiáticos, aliás, no meu entender, os nossos árbitros estão acertando muito mais do que errando.
    No campeonato espanhol, que você acompanha com regularidade, os erros de arbitragem são extremamente absurdos, já os árbitros do campeonato inglês, me corrija se eu estiver equivocado, tem errado menos do que os demais árbitros de outros campeonatos no velho continente.
    Quanto ao lance que originou seu comentário, do impedimento marcado nesse jogo de ontem, de fato, tem toda razão, foi um erro primário, fazendo-me lembrar a um nosso conhecido e querido amigo auxiliar de arbitragem da terrina (não vou citar o nome, pois não estou a fim de constrangê-lo, é muito meu amigo), que marcou impedimento na cobrança de um arremesso lateral.
    São coisas do nosso alegre futebol!
    Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Categoria, sua participação e seu pitaco foram perfeitos, os árbitros espanhóis são como os nossos, apitam de acordo com o peso da camisa, os ingleses não são comprometidos e por isto são ótimos nas decisões, os portugueses são como os nossos e os alemães sempre envolvidos em apostas se complicaram.
    Bom eram os nossos, lá na terrinha, que faziam a mesma coisa do que estes de hoje e eram amadores e colaboradores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção