Recordando as Copas - O tetra nos Estados Unidos 1994

O grito ridículo de Galvão Bueno - Brasil é Tetra

Procuro até hoje o que poderia ser o pior da Copa do Mundo de 1994, jogada nos Estados Unidos, se o grito de Galvão Bueno, ao lado de Pelé, gritando esdruxulamente "é tetra... é tetra... é tetra" ou se a frase de Carlos Alberto Parreira, "gol é um mero detalhe", para esculhambar, antes de elogiar, a conquista de Romário e sua turma.

Foi a segunda Copa do Mundo em Campos dos Goytacazes, minha morada desde 1986, e a primeira que não fiz decoração nas ruas, não participei dos eventos e até aposta fiz, com minha filha, que rasparia a barba, cultivada desde a Copa 1970, se o Brasil fosse campeão. 

Não acreditava naquele time, que por sinal era um bom time e só jogava feio porque o técnico é o que tinha de pior no nosso futebol, apologista do jogo bruto, da defesa firme e de dois ou três volantes sem criatividade alguma, no caso Mauro Silva e Dunga, dois bons jogadores na função em que foram colocados e péssimos no quesito saída de bola ou passe.

A turma da Rua Pereira Nunes acreditava, o Ricardo e seus amigos queriam contribuição para compra de fogos, material de ornamentação e coisa e tal, e eu, não acreditando em título, disse que se fossemos campeões eu pagaria a conta da cerveja e racharia a churrascada com os outros moradores, é, eu cometi este ato de loucura e a cobrança veio antes mesmo das cobranças de penalidades máximas, naquele intervalo foram ao bar do Joélcio e compraram, na minha conta, um engradado de gelada da Boa.

Se eu raspei a barba? Claro, no dia seguinte fui até a barbearia do Vicente, na hora do meu almoço lá no Banerj, e fiz o prometido para a Gisele, que por sinal não gostou e mandou, urgentemente, eu fazer de tudo para que ela crescesse novamente.

Sobre a conquista? Não tenho muito que relatar, hoje a Internet e as tevês a cabo, especializada em esporte, já contam de tudo e mais dez por cento e você, que acompanha de perto o dia a dia do futebol, sabe muito bem que a Argentina só não foi campeã daquela Copa porque "caçaram"  o Maradona, todos sabiam que ele já usava drogas e na melhor fase do time platino pegaram o craque no antidoping e estropiaram os hernamos.

Era meu time favorito, como eu disse acima não acreditava no time de Parreira, que teve em Raí, nosso craque da hora, a grande decepção e Mazinho, que era reserva, a ótima surpresa. Se comemorei? Claro. Saímos as ruas, eu morava perto do point e do alvoroço, que era e ainda é a Avenida Pelinca, e em dez ou quinze passos estávamos no meio da festa, que como em outros títulos varou a madrugada.

E, por falar em festa e gente na rua, naquele 1994 tinha gente protestando e torcendo contra, como hoje, para que o governo olhasse com atenção os gastos da CBF e não desviasse dinheiro destinado a saúde e a educação. 

Parece com o dias de hoje, né mesmo? 

Comentários

  1. Algumas seleções surpreenderam positivamente como Romênia, Bulgária, Nigéria e EUA e outras negativamente como a Colômbia, México e Alemanha. Novamente uma copa com um índice técnico muito baixo, alguns grandes jogadores como Hagi, Stoichkov, Maradona,Baggio, Romário, Matthaus, Bergkamp e poucos mais, disputada sob um calor intenso não poderia terminar de forma mais adequada, numa disputa de penaltys quase todos mal batidos, inclusive o do título.

    ResponderExcluir
  2. Certa vez o Dadá Maravilha com sabedoria afirmou: "Não existe gol feio, feio é não fazer gol". Eu parafraseando Dario digo – não existe conquista feia de uma Copa do Mundo, feio é não ganhar, como fizeram os fracassados de 82.
    Os amantes do "Belo Antonio" gostaram muito da fracassada Seleção de 82 com Zico e &, eu não. Não valorizo 82 e glorifico 94. Foi uma Copa maravilhosa, pois desde 1970 não ganhávamos nada, nem par ou impar. Portanto, Salve Parreira e todos os campeões de 94! Foram saudados em Recife, Brasília e Rio de Janeiro, com o povo nas ruas recepcionando toda a delegação, porém, no Rio, o povo quis virar o ônibus, pois os jogadores de tão cansados interromperam o desfile na praia do Flamengo.
    Os GRANDES CONQUISTADORES DE 94 são campeões e fizeram os italianos chorarem, os grandes perdedores de 82 fizeram a alegria dos italianos e nos fizeram chorar. Essa é grande diferença entre os campeões de 94 e os derrotados de 82.
    -Ainda sobre essa Copa: um zagueiro colombiano fez um gol contra e foi morto em Bogotá por um dos cartéis do tráfico;
    - Como afirmou o Adilson Maradona foi apanhado no exame antidoping por ter cheirado cocaína, o João Havelange presidente da FIFA, deu um jeitinho brasileiro e conseguiu convencer o Presidente da AFA a desconvocar Maradona, com isso a Argentina acabou sendo derrotada e eliminada da Copa. A Argentina estava jogando um belo futebol movido a cocaína, só Maradona foi apanhado no exame antidoping, todavia, pesavam suspeitas sobre outros jogadores. Em resumo: o time argentino funcionava a base de cocaína, talvez até bancado pelo cartel de Cali.
    Salve os grandes campeões de 94!

    ResponderExcluir
  3. Esse realmente era um timaço, tinha Mauro Silva, Zinho, Raí em grande forma, Dunga o eterno capitão, Marcio Santos, Ronaldão, Muller, Viola, Paulo Sérgio e outros que se forem citados vai soar como implicância.

    ResponderExcluir
  4. Cincordo cim duas colocações do Categoria, a análise sobre a Argentina e no sabor de qualquer titulo, mas o tecnico e o time....

    ResponderExcluir
  5. Às vezes, eu volto ao assunto mais para irritar o Sefinho do que vontade de continuar batendo na mesma tecla, todavia, todos os meus comentários refletem minhas convicções pessoais. Aqui no blog vou acompanhando os assuntos propostos pelo nosso comandante Adilson Dutra.
    Então, entro na onda do Sefinho e passo a discutir a qualidade do elenco da Copa de 94, vamos ao grupo que jogou a maioria das partidas: Taffarel, Jorginho ou Cafu, Márcio Santos, Aldair, Branco ou Leonardo, Mauro Silva, Dunga, Mazinho e Zinho ou Raí, Romário e Bebeto, ainda jogaram Miller, Viola, Paulo Sérgio e Ricardo Rocha. Não era um grupo fraco, lógico que outros elencos formados em Copas passadas eram bem melhores, como os de 50, 82 e 98 (este de 98, talvez sim, talvez não). Considero que, no elenco de 94 havia apenas um craque, Romário, e no banco sem ser usado, com 18 anos, o fenômeno Ronaldo. Muitos outros jogadores foram considerados ótimos, porém, não podem ser considerados craques, exemplo: Taffarel, Aldair, Jorginho, Cafu, Branco, Dunga, Miller, Bebeto, Leonardo e Mazinho, os demais foram importantes, porém eram apenas bons jogadores, e para confirmar o que digo quase todos jogaram em bons Clubes na Europa.
    Yussef, preste atenção! O que quero dizer é que, com esse grupo o Brasil ganhou depois de 24 anos A Copa do Mundo e pela primeira vez colocou o nome do nosso país no troféu FIFA. Portanto, inegavelmente, foi um elenco vencedor. Já aqueles outros elencos, como sabemos, perderam.
    Pois então meu amigo, contra os fatos verdadeiros não existem argumentos.

    ResponderExcluir
  6. Parece que torci contra em 94, claro que não. Pulei gritei corri fiquei feliz e muito. Só não concordovcom sua colicação em relação as outras que reconhecidamente foram melhores mas não ganharam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção