Recordando as copas - França 1998

Procurei nos arquivos o texto sobre a Copa da França (1998) e, como o apagão de Ronaldo, parece ter sumido do mapa e fugido de mim com vergonha de ser recordado o vexame maior de uma comissão técnica, comandada por Mário Jorge Lobo Zagallo, que "engoliu" Zico como seu coordenador e, juntos, já começaram a Copa com o ridículo corte de Romário, que poderia ter ficado no grupo e jogado algumas paridas, principalmente a decisão, quando já estava recuperado da lesão que foi "motivo" para o tirar do grupo.

Foi uma Copa ruim para o Brasil, chegamos a finalíssima porém, tem sempre um porém, foi um sufoco total, que já começou contra a Escócia, um pálido 2x1 e o gol salvador veio em jogada esquisita. Depois foi o grande Marrocos, Ronaldo e Rivaldo aliviaram a barra e a a primeira "bonba" veio com a derrota para Noruega, onde a desunião do grupo veio a tona.

A goleada sobe o Chile mostrava que o caminha estava aberto novamente e a vitória sobre a Dinamarca, apertada mas que valeu, foi também na base do salve-se quem puder. Ronaldo fazia diferença e Rivaldo jogava demais, e o empate com a Holanda, quando Ronaldo jogou tudo e mais dez por cento, não tirou o ânimo do grupo, decidiu nos pênaltis a vaga contra a França e aí entra a história que todo mundo conhece de cor e salteado.

Mas o que provocou a convulsão de Ronaldo? Remédio dado pelo Fifa, como dizem os derrotistas, para o tirar da decisão contra os donos da casa? Era prenuncio de uma doença grave? Foi mesmo um flagra na namorada na cama com um jornalista global, como a turma da fofoca espalhou? Foi medo de encarar a decisão como protagonista?

Sei lá, quem sabe, e não contou, já não está entre nós, o falecido médico Lidio Toledo prometeu contar a verdade e até hoje eu não ouvi sua versão, se houve podem contar pra mim que não sei de nada, mas se você e eu ficamos frustrados com a derrota para a França, na final, imagine como eu fiquei ao saber que estava fora da equipe da Rádio Cultura que foi a sua primeira copa ao vivo?

Estava tudo pronto, passagem reservada, férias marcadas e um punhado de sonhos e planos, daí o Itau encampou definitivamente o Banerj e nós, funcionários antigos, tivemos as férias cortadas e as ameaças de demissão começaram justamente no período pré copa.

Não fui mas a rádio esteve bem representada pelos companheiros/amigos Sérgio Tinoco e Peçanha Filho, que me contaram muitas novidades de bastidores e de seus passeios pela capital dos franceses. 

Comentários

  1. A pequena verdade, ou grande verdade que o médico Lídio Toledo contaria, foi revelada agora pelo nosso "BOLA DE OURO": o Fenômeno teve aquele piripape devido a ausência do Adilson Dutra na Copa.
    Agora sim, foi revelada a verdadeira verdade. Ainda bem que o nosso Dutra não foi à Copa, senão, ficaria a dúvida, teria sido ele o cara da cama com a ex do Ronaldo? Como não foi essa dúvida não existe.
    Sobre a decisão França x Brasil nada a acrescentar ao artigo do Adilson. Foi terrível para nós. Teve um lance do Edmundo que retrata bem o nosso futebol naquele dia, Edmundo fez uma jogada ridícula e cômica ao sair pela lateral com bola e tudo. Lembram como foi?

    ResponderExcluir
  2. Outra Copa muito fraca tecnicamente, com jogos chatos e a única beleza foi o país sede, a França, não pelo que o time francês jogou, estou me referindo ao país em si, que é encantador. Sobre o Ronaldo, ele não era pra ter entrado em campo.

    ResponderExcluir
  3. Dizem também que a Copa estava armada para a França ser campeã e que a próxima o Brasil levaria. Nem precisaria a armação, pois com Junior Baiano na zaga não ia dar mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Zagallo durante a copa encontrou um bom time, apesar do Jr Baiano e do anão com Zangado, fizemos bons jogos, perdemos para a Noruega na primeira fase com aquele penalty que foi mas que ninguém viu (50 cameras da FIFA no campo e mais 100 exclusivas da Poderosa e nenhuma captou a imagem, a que mostrou foi uma de um torcedor atrás do gol). Emoção, muita emoção após a prorrogação contra a Holanda com o Zagallo transmitindo garra e força para os jogadores "VAMOS GANHAR" e beijava uma medalhinha. E ganhamos nos penaltys. Achava que tínhamos time para ganhar aquele penta em 1998, esqueci do Zidane.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção