Grandes seleções... grandes fiascos

Grandes seleções não venceram as copas em que chegaram como favoritas e, se não foram grandes fiascos, foram decepcionantes para seus torcedores espalhados pelos quatro cantos do mundo. Esta sina começou em 1950, aqui no Rio de Janeiro, quando a favoritíssima seleção brasileira entrou em campo já sabendo o momento em que iria colocar a faixa de campeão e o trauma da derrota, para o Uruguai, persiste até hoje.

No ano seguinte mais uma favorita caiu na final para uma seleção aguerrida e mediana, dizem até que por ordem dos homens da Fifa para amenizar o sofrimento e aumentar a alto estima dos alemães. Rememorando: A Hungria era o time a ser batido e vivia um momento mágico, em seu time estava o maior atacante da Europa, Ferenc Puskas, e goleava quem via pela frente.

Na final, contra a Alemanha, na Copa da Suíça, em 1954, foram abatidos e abalados, a derrota veio sem uma explicação plausível para o que acabara de acontecer. A seleção foi desfeita e seus grandes jogadores deixaram o comunismo húngaro e foram viver na Espanha, Itália e Inglaterra, onde brilharam intensamente por quase uma década. 

Vinte anos depois esta mesma Alemanha repete a “zebra” e desbanca, na final, a poderosa seleção da Holanda, conhecida na ocasião (1974) como Laranja Mecânica e a venceu, em um jogo espetacular, por 2x1 ficando com o título dentro de casa. 

Não vou incluir 1978 como ano de zebra,mas a Holanda tinha mais time do que a Argentina, porém, tem sempre um porém, contra fatos não há argumentos e os fatos são conhecidos e a força do governo militar argentino era mais forte do que a Fifa e o futebol  do carrossel.

Mas 1982, na Espanha, novamente a melhor e mais brilhante seleção dos anos 80 sucumbiu diante da força italiana, nas quartas de finais, e parou na metade de uma Copa que chegou como favorita e saiu aplaudia pelos adversários e renegada pela sua torcida. Sabem que estou falando da Seleção do Brasil, certo? 

E depois, qual foi a seleção que encantou o mundo e fracassou  na  Copa do Mundo? Estou procurando e se encontrar eu conto por aqui. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção