Recordando as Copas - Itália 1990

COPA DE 90 - A PIOR COPA DOS TEMPOS MODERNOS

A Copa da Itália, em 90, parecia ter sido feita exclusivamente para Maradona brilhar intensamente. O argentino, ídolo no país da bota, vivia a melhor fase de sua vida jogando no Nápoles. Ídolo em todo o país, Maradona pensava ter o apoio de todos os italianos. Engano total.

O gringo foi vaiado pelos “compatriotas’ e, momento raro, só recebeu aplausos na vitória sobre o Brasil, com aquele gol de Cannigia que ainda está entalado na garganta de muitos brasileiros, alguns tiraram o entalo na Copa de 94 nos Estados Unidos."

O Brasil teve um desempenho decepcionante. Sob o comando de Sebastião Lazaroni, que adotou o esquema com três zagueiros, a equipe venceu Suécia, Costa Rica e Escócia sem jogar bem. E quando atuou melhor, um lance genial de Maradona e a conclusão de Cannigia eliminou a equipe da competição.

Muitos brasileiros viram a copa nos estádios italianos. Meu amigo Solon, velho jornalista e meu guru eterno, tem muitas histórias sobre esta passagem pela Velha Bota. “Foi a Copa dos belos passeios. Quem tinha criatividade ou grana no bolso, fez turismo de verdade.

Eu, com o suficiente para passar vinte dias rodando atrás da seleção brasileira, aproveitei a boa vontade de um casal paulista cuja mulher, maravilhosa, tinha sempre um programa pronto, viajei por todos os cantos da Itália”, conta o bom companheiro Solon.

- Fizemos um passeio em Veneza, que lugar maravilhoso meu caro Dutra, fomos jantar em um restaurante chique. Madame Vanusa, vamos chamá-la assim, gostou de um garçom francês, foi a nossa sorte.

O cara também gostou da madame e, pobre Januário, pagaria a conta desde que a patroa tirasse umas fotos com ele em uma gôndola. Os dois saíram, com aquiescência do marido, e voltaram quase uma hora depois, quando já havíamos tomado um punhado de vinhos e comido bons quitutes da culinária italiana. A conta? O garçom não deixou ninguém pagar”.

Sobre o futebol nada a acrescentar. Foi um dos piores campeonatos do mundo de todos os tempos. Os números também comprovam o baixo nível técnico e a pouca disposição ofensiva mostrados pelas 24 seleções. A média de 2,21 gols por jogo foi a menor da história das Copas. Além disso, as duas semifinais foram definidas nos pênaltis.

Nem mesmo as seleções tradicionalmente mais ofensivas, como Brasil e Argentina, mostraram bom futebol. A equipe brasileira, sob o comando de Sebastião Lazaroni, quis imitar o estilo europeu, com líbero e alas em vez de laterais. O resultado foi desastroso. Sem criatividade no meio-campo, o Brasil perdeu poder ofensivo e acabou eliminado nas oitavas-de-final pela eterna rival Argentina. Foi a pior participação brasileira desde 1966.


No dia do jogo contra a Argentina, em Turim, quando o Brasil foi eliminado, nosso personagem teve problemas com um motorista de táxi. “Nós vínhamos de uma visita à fábrica de automóveis Fiat, que fica nos arredores de Turim.

Nosso motorista acreditou que éramos ricos e praticamente forçou um seqüestro relâmpago. Mais uma vez fomos salvos pela esposa do Januário, que desceu do carro e ameaçou fazer um escândalo caso o motorista não nos liberasse, segundo Madame Vanusa ele não estava armado. Ela tirou a roupa e ficou seminua na auto estrada e um carro de polícia parou por ali e nos livrou daquele taxista safado”.


Voltando à Copa, que teve a Alemanha como campeã, o terceiro título alemão, a única equipe que brilhou em 1990 foi a de Camarões. Sem grandes pretensões, os africanos surpreenderam o mundo ao baterem os campeões logo na estréia com um futebol aberto e ofensivo. Comandados pelo veterano Roger Milla, autor de quatro gols no torneio, alcançaram as quartas-de-final. Foram eliminados pela Inglaterra apenas na prorrogação.

Comentários

  1. Acho que foi nessa Copa que o goleiro colombiano, René Higuita, fez uma lambança danada ao tentar driblar o Roger Milla, não consegui e levou o gol, a Colômbia foi desclassificada com esse erro.
    Era muito divertido o Higuita, gostava de ver suas brincadeiras nos jogos da Colômbia. Ficou na história um de seus maravilhosos lances, foi em um jogo no Estádio de Wembley, quando deixou a bola passar para fazer a defesa com os calcanhares, para isso, seu corpo ficou na horizontal e com o rosto para baixo, altura de mais ou menos 80 cm da grama, então puxou a bola com os calcanhares fazendo a defesa e evitando o gol. O público foi ao delírio e os telespectadores de todo o mundo também.

    ResponderExcluir
  2. Como você falou, o Brasil foi eliminado quando começou a jogar melhor. Lembro-me que o Alemão deveria ter matado a jogada iniciada pelo Maradona. O Alemão era amigo do argentino, jogavam no Napoli e sabe como é.........a bola chegou limpinha para o Cannigia. Por falar em Itália , um amigo meu visitando a país ouviu de um italiano: vocês sempre tem a melhor seleção mas não conseguem ganhar. Já era a 5ª Copa desde 70.

    ResponderExcluir
  3. Foi a pior copa que vi. Tecnicamente foi um horror. O Brasil foi pessimamente escalado e dirigido, vaidades pessoais, grupinhos e brigas por premiações acabaram destruindo um grupo que tinha muitos nomes fortes.

    ResponderExcluir
  4. Essa Copa foi o divisor de águas do futebol arte para o que estamos vendo até hoje. Em termos técnicos foi a pior Copa que assisti. Conseguiu ser pior que a Copa da Argentina.

    ResponderExcluir
  5. São 17:33, quatro comentarinhos mixurucas, para um texto bem legal. A copa é que foi horrível. Vamos levar sabão hoje.

    ResponderExcluir
  6. E o Miller perdeu o gol de empate no finalzinho

    ResponderExcluir
  7. Vi uma entrevista com o Maradona dizendo que deu uma água "batizada" para o Branco.
    Nem tive camisa ou enfeite nessa copa.
    Teve copa em 1990?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção