Recordando as copas - Coreia & Japão 2002

Estive ativando minha memória para tentar escrever sobre a Copa 2002, quando o Brasil conquistou seu quinto título em Copas do Mundo e meu chip não deu resposta positiva, daí amigo, se não tem na minha memória é porque não ficou nada de bom nesta história e muita coisa não será contada por aqui para relatar os fatos e os detalhes da Copa da Coreia/Japão.

Parece que o tempo brinca com a gente, recordo de momentos marcantes de 1958 e não me vem a cabeça algo acontecido em 2002. Verdade, nem da final eu me lembro, sei apenas que Ronaldo, mesmo estropiado, brilhou e marcou dois gols na vitória sobre a Alemanha, mas não me vejo cantando, pulando, vibrando ou fazendo festa na Pelinca para comemorar o título do Brasil.

Felipão era o técnico e o grupo cantava Zeca Pagodinho, vi ontem no Fantástico matéria sobre o tema, e nem sei a música de cor porque a vida me levou e foi em um ano difícil para mim, estava começando um processo de aposentadoria e minha pressão parecia que iria explodir, e explodiu, em outubro, quando sofri um pré AVC que me deixou preocupado, acho que o desinteresse pela Copa tinhas suas justificativas.

Ah!!! Me lembrei, os jogos eram na madrugada e eu acordava certinho no horário, após o despertador me chamar insistentemente, até para assistir Arábia Saudita x Irlanda, via tevê, e por aí você imagina minha paixão pelo futebol e pelas copas, e assim imaginará: Como é que este cara lembra que viu um jogo destes e não lembra de detalhes sobre o título do Brasil? 

Lembro sim, não com tanta clareza que me lembro de 1970 ou até mesmo de ter ouvido os jogos de 1962, mas pode ter certeza de que acompanhei as três vitórias brasileiras na primeira fase, que sufoco foi o jogo contra a Turquia, né mesmo? Vi a vitória sobre a Bélgica e aquele pênalti maroto sobre Luisão, foi neste jogo mesmo? Nas oitavas, o golaço de Ronaldinho Gaúcho, contra a Inglaterra, será que ele queria mesmo bater em gol?

Viu só, fui puxando a memória, claro que pedindo ajuda ao Google, onde achei a semifinal contra a Turquia, não me lembrava deste importante detalhe e a final contra a Alemanha, que vi esta semana na Espn e pude prestar bastante atenção no jogo e o placar poderia ter sido bem diferente, jogou bem a seleção de Felipão e Rivaldo, que injustiça, poderia ser o melhor da Copa e deram para o goleiro alemão, que "entregou" o jogo final na boa. 

Comentários

  1. Vc disse tudo no final do comentário sobre o Rivaldo, que foi o grande injustiçado por não ter sido o melhor da Copa. Mas trouxemos o caneco, e isso foi mais importante. A Fifa com suas escolhas deixa muito a desejar.

    ResponderExcluir
  2. Rivaldo foi um ótimo jogador, acho que ainda joga, porém, se joga, deve estar se divertindo em algum clube de sua propriedade. No Brasil, Rivaldo não tem o justo reconhecimento que faz por merecer, concordo com Adilson e Tadeu, foi o melhor do Brasil e possivelmente de toda Copa, com absoluta certeza, melhor do que o goleiro alemão, o escolhido pela FIFA, foi. E, por falar em goleiro, o nosso, Marcos, também jogou muito naquela Copa, principalmente no jogo final.
    Rivaldo, Ronaldo e Marcos foram os destaques, os demais jogaram para o gasto. Mas, pelo meu conceito que, o importante é vencer e não ficar com gracinhas, jogando bonitinho e perdendo. Valeu!
    Os conceitos no futebol são transitórios, muitos valem temporariamente e depois caem por terra com o tempo, natural isso, como quase tudo na vida. Nos jogos da Seleção então, o rigor é absoluto, muitos velhos conceitos valem lá e nos seus clubes de coração não. Outro dia mesmo, um amigo aqui do blog, não negou o impedimento, mas aceitou como erro natural, o maldito gol impedido que deu de graça ao Fla o título do canavial da FFERJ, alegando (brincando) que foram só 60 cm de impedimento. Tem também um, porém, aquele do porém, criticou o gol impedido, todavia ficou bem alegrinho, sei disso.
    Então é isso: muita cobrança com a Seleção e quase nada com o clube do coração (quando ganha), se bem que, para muitos, Seleção Brasileira não mora nos seus corações.

    ResponderExcluir
  3. Ontem, procurei ver como anda o entusiasmo dos brasileiros com a Seleção, aqui em Guarapari, observei o seguinte: 1- pela manhã encontrei-me com um grupo de gaúchos que todo ano vem para o Espírito Santo fugindo do frio no sul, são netos de alemães, portanto, nasceram no Brasil, deveriam ser brasileiros, porém não são, quis saber por quem torceriam, resposta, pela Alemanha, claro, é mesmo? Insisti, confirmaram; 2- à tarde fui a Vitória para passear e ver uma feira muito legal só com produtos capixabas. Encontrei minha sobrinha e quis saber dela por quem torceria na Copa, já que o marido dela é Alemão e confirmou que irá torcer pela Alemanha o que é muito natural, mas, para minha surpresa respondeu-me que irá torcer pela Austrália, por que Austrália? “Porque achei legal eles terem escolhido Vitória para seus treinamentos”; 4- de volta a Guarapari encontrei uns amigos que irão torcer contra o Brasil para tirar o PT do poder, vendo algumas opiniões de blogueiros uma me chamou a atenção: vou torcer contra esse "brasiu fuleco”, escrito de propósito com u ; 3- meus cunhados irão torcer contra, pois não gostam de barulho. Então..., bem, então, eu torcerei a favor e com certeza outros milhões de brasileiros também, porém, estou achando que o Brasil não passa das oitavas.
    QUE COPA! O certo mesmo é que irei curti-la!

    ResponderExcluir
  4. O comentário do amigo Categoria é muito pertinente. Também não estou sentindo tamanha confiança, de um modo geral, por incrível que possa parecer, como em Copas anteriores. Pode ser que depois do pontapé inicial as coisas mudem. Eu não consigo torcer contra e procuro não misturar o futebol com a política, dentro de campo, deixando os problemas para quem de direito resolver. Sobre a política, deixarei para dar minha resposta e protesto nas eleições.

    ResponderExcluir
  5. Qual comentário foi pertinente? Se foi o primeiro, o meu voltará a ser impertinente. Ganhar é bom, mesmo com o Nilton Santos dando dois passos e saindo da área para enganar o arbitro, mesmo com a cotovelada do Pelé no uruguaio, com a do Leonardo no americano, com o penalty no Luisão a 15 metros fora da área, até mesmo EM 1982 COM O LUISINHO FAZENDO UM PENALTY CONTRA A CCCP NA ESTRÉIA, e mesmo com um gol no campeonato do canavial carioca. No dia do vem a nós é bom demais mas no vosso reino é de doer. Timinho esse de 2002 com Edmilson, Luisão, Vampeta, Edilson, Anderson Polga vou repetir Anderson Polga, Kléberson novamente Kléberson, Roque Jr, Ricardinho, Belleti e outros mais. Grandes campeões, isso é que é uma seleção. Ganhou num ganhou. Isso é que é bom.

    ResponderExcluir
  6. Em 62 expulsaram o Garrincha num jogo, no seguinte estava em campo, deve ter sido julgado pelo STJD do Flu ou pela FFERJ. Mas ganhamos, fomos bi. Foi lindo. E realmente era uma seleção um timaço sem deboche.Apesar do Jair Marinho.

    ResponderExcluir
  7. O nosso Yussef já comentou aqui que ele fica impaciente até ler o blog, eu também. Gosto do estilo de todos que participam com suas opiniões. Tadeu é um comentarista eclético, Adilson é o mentor intelectual, o “Bola de Ouro”, sem ele não haveria blog, Sefinho e Eu, às vezes, para desespero do Dutra, bagunçamos um pouco, porém, me traz muito prazer os debates com Yussef, pois o seu senso de humor é muito apurado, temos que observar nas entre linhas suas ironias, exemplo: perceberam um certo ar de gozação nos mais recentes comentários e a quem está se referindo? Pois é, isso mesmo que pensaram. Porém, ele tem razão, tudo que disse é a pura verdade. Mas, não foi apenas o Brasil que foi beneficiado com erros de arbitragem, outras seleções também, como as da Inglaterra, Alemanha, Argentina etc. Árbitros da FIFA erram, da FFERJ são torcedores do Fla vestidos de árbitros. Isso é inegável! Temos ainda o Gilberto Maluf com suas pérolas, gostava muito quando ele e JMA ficavam comentando os fatos específicos dos Clubes paulistas, principalmente nas referências que faziam as Vilas, como a Vila Sônia referindo-se ao São Paulo, Vila Maria, Vila Rubim etc. Era legal.

    ResponderExcluir
  8. Rapaz não ganho uma dividida com você, entro por baixo você sai com ela, vou por cima tomo um lençol, vou pra quebrar fico no chão, ajuda aí Categoria, uma vez só, entrega o jogo.Deixa uma pra mim.

    ResponderExcluir
  9. Menos amigo Categoria, pois o eclético aqui e vc, com suas colocações sempre criativas, e ao mesmo tempo provocativas, deixando o amigo Sefinho brigando com as letrinhas para dar uma resposta a contento. Vejo que a disputa sadia está empatada e não precisaremos recorrer ao STJD para resolver a questão, pois aqui, todos nós somo vencedores por poder apreciar belos textos. Falando nisso, o Gilberto está tão eufórico com o Itaquerão que sumiu da área. Volta Gilberto!!!!

    ResponderExcluir
  10. Amigo Tadeu tenho acompanhado você no face, todavia, lá não curto nem comento, pois tenho muitos amigos com seus faces, então, ficaria o dia inteiro só fazendo isso, Desculpe-me.
    Tenho que tomar muito cuidado com Yussef, o homem joga muito, é bom demais sô!
    Vamos aguardar o Gilberto, é sempre prazeroso para nós a sua participação.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  11. Mas do nada apareceram 12 comentários e somente agora percebi. Li o que o Adilson escreveu e os comentários de vocês. Ia falar do roubo contra a Bélgica, do melhor jogador da Copa, da dificuldade do jogo contra a Turquia, de acordar de madrugada para ver os jogos. Mas vocês dissecaram tudo. Quanto ao estádio do Corinthians, espero que entendam, faço diariamente uma cruzada contra eles ( tricolores) . São insuportáveis, rs e eu tento ser impiedoso com eles. Sei que exagero, mas não consigo me conter. Já vem de anos. Mas a picardia, inteligência e elegância do José Aquino são insuperáveis. Quanto ao futebol carioca, minha postura é neutra mas não indica que não goste. Prefiro ver um clássico carioca no Maracanã do que qualquer clássico paulista sem o Corinthians.abs

    ResponderExcluir
  12. Vou postar depois , se permitirem, minha convivência com vários torcedores cariocas no entorno da rua em que morava no Rio. Flamenguistas, vascaínos, tricolores e botafoguenses nos variados comércios de Copacabana. Era no mínimo engraçado. Vou aguardar o momento apropriado pois comecei a escrever agora.

    ResponderExcluir
  13. Vamos ao vexame de 2006? Ou será que foi apenas a dura realidade? Fico com as duas opções.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não peguei um pé pra futucar o Gilberto, mas essa história do Morumbi e do Palácio do PT me parece que vai dar frutos "apimentados". Já andei visitando essa área no face do Gilberto e do José Maria, ganhei (mas não levei)um Rolex de um tal de Hilton Leal, mas ainda não deu pega. O Gilberto é gozador, é o Sandro Moreira da terra da garoa e o Aquino é muito esperto, sábio e rodado nas letrinhas. Nosso Categoria é muito isso tudo, escorregadio, sai com uma gentileza britânica das divididas deixando no rastro uma patada atômica como a do garoto do parque.

    ResponderExcluir
  15. Percebi que o José Luiz é um gentleman. Depois da final do Carioca e das boas provocações, por muito menos o Yussef teria que se ajoelhar no tapetinho e orar voltado para o Oriente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o Marcio Araújo estava impedido Gilberto? Se estava era uma questão de metros, só isso, foi no detalhe. KKKKKK, e alguns meses já se passaram.

      Excluir
    2. Eu vivi muito disso. O Vasco está traumatizado e entra sem confiança quando o jogo é contra o rival. Mas tem levado azar e arbitragens polêmicas.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção