Sobre Segundona, Messi e Cristiano Ronaldo

Antes de dizer que Americano e São João da Barra venceram seus jogos e não se classificaram devido a vitória do América, sobre o Olaria, dou um pitaco controverso sobre Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo nesta temporada, que, segundo os "idiotas da objetividade", com licença mestre Nelson Rodrigues, jamais será um craque completo. 

Por que? Ué, Zico não é craque e nunca será considerado um dos maiores do mundo porque não ganhou uma Copa do Mundo? Então, será que no Brasil o Gajo lusitano levará Portugal ao título mundial? Se levar vira "deus" se perder vira "zico"? 

E Messi, caso a Argentina não conquistar o Mundial do Brasil, também vai "zicar"? Na opinião dos "idiotas da objetividade", clássico personagem do dramaturgo mais questionado do país, o argentino também não poderá ser considerado ídolo em seu país, fica abaixo de Maradona e seus parceiros.

Ah! Eu abri o tópico dizendo que Americano e São João da Barra também ficaram de fora das semifinais do primeiro turno e completo dizendo que Barra Mansa x Portuguesa fazem uma e Olaria e América a outra e quem passar joga a final da Taça Santos Dumont. 

E você, também acredita que Messi e Cristiano Ronaldo serão menos jogadores se não venceram uma Copa do Mundo? 

Comentários

  1. Antes de participar deste seu artigo quero dizer o seguinte: aceito com imenso prazer sua sugestão para um encontro no bar do Chico David. Precisamos jogar conversa fora relembrando velhos tempos vividos no futebol e em outras áreas, o bar do Chico é uma boa.
    Talvez a melhor data seja durante o período da Exposição de nossa cidade, no próximo mês de maio.
    Ontem, quarta-feira, 26/03, fui ao Estádio Plínio Bastos de Barros para ver a rodada do torneio sub 17 da FFERJ, sede de Miracema. Lá me encontrei com vários amigos inclusive o nosso Prefeito Juedyr Orçay. Disse - me o Prefeito que uma de suas maiores emoções foi quando ainda militar da ativa, trabalhando no Maracanã, viu a equipe de esportes da Rádio Princesinha do Norte, comandada pelo Adilson Dutra o "BOLA DE OURO" no meio das grandes emissoras do país: Rádio Globo, Tupi, Nacional, JB etc, transmitindo BOTAFOGO 4 X FLU 2. Além do Adilson, participaram daquela transmissão este amigo de vocês, Wellington Ronzei e Francisco David, com assistência técnica do ChiquinhoTitonelli.
    Por falar no Prefeito de Miracema, confesso que fiquei entusiasmado com os seus planos para o esporte miracemense, especialmente o futebol. Disse-me ele que: este ano a PMM irá investir mais de quinhentos mil reais no esporte, que municipalizou o estádio Deputado Luis Fernando Linhares e está conseguindo verbas superiores a um milhão e meio de reais para reformar, modernizar e iluminar este estádio.
    Poxa! Se o senhor Milton Padilha (o Leão da Colina) estive vivo, seria só sorriso. Lógico, se tudo isso se confirmar, pois promessa de político tem que ver para crer.
    Fiquei sabendo através do Prefeito que, provavelmente, um Pequeno Clube do Rio de Janeiro cujo nome não estou autorizado a dizer, deverá já no próximo campeonato usar o Estádio Plínio Bastos de Barros para mandar seus jogos, não só irá mandar seus jogos aqui, como irá transferir todo o seu departamento de futebol para Miracema.
    Confesso que fiquei muito contente e esperançoso com o papo que tive com o Prefeito. E muito mais contente ainda com os abraços e declarações dos meus amigos conquistados no esporte, alguns, nem imaginava que eram meus amigos, pois éramos adversários nas competições.
    Interessante que as amizades construídas através do esporte ficam marcadas para sempre, e de quando em vez somos surpreendidos por declarações que nunca imaginávamos ouvir.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Dutra, sobre seu artigo “SEGUNDONA, MESSI E CRISTIANO RONALDO” minha opinião é que Zico foi um dos grandes jogadores do País, UM CRAQUE, no mesmo nível de Tostão, Rivelino, Reinaldo do Atlético Mineiro, Romário, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Coutinho, Pavão, Didi, Cruijjf , Van Baster etc. Todavia, para mim, ficou longe de Pelé, Maradona e Garrincha, está longe do Messi. Por falar em Messi é bom sempre frisar que Maradona ganhou uma Copa do Mundo para a Argentina (1986 no México), assim como Garrincha ganhou a Copa de 1962 no Chile para o Brasil.
    Quando se fala que um determinado jogador ganhou uma Copa do Mundo, lógico que estamos nos referindo ao extraordinário futebol que jogou um determinado jogador em uma competição e que desequilibrou os jogos a favor de sua equipe e não que tenha jogado sozinho.
    Em minha opinião não é necessário ganhar uma Copa do Mundo para ser considerado um craque ou Gênio, mas, quase todos os grandes craques e Gênicos ganharam Copa do Mundo, poucos ficaram sem beijar a Taça. Se o Messi nunca for campeão mundial pela Argentina, no meu conceito, deixará de ser Gênio, ficará na condição de um craque como Zico e outros citados acima.
    Há muito tempo deixei de fazer comparações entre os grandes jogadores, pois considero isso sem o mínimo propósito, pois cada um tem suas grandes qualidades e são ou foram maravilhosos! Mesma coisa é a música, quem foi melhor: Chico Buarque ou Paulinho da Viola? Pixinguinha ou Carlos Gomes? Beethoven ou Chopin?
    Cada um tem sua preferência.
    Abrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Gelbes, companheiro de trabalho aqui de Cordeiro, escolheu o Chico Buarque o Pixinguinha e disse Chopin geladinho caía bem, o outro ele nunca bebeu.

      Excluir
  3. Onde escrevi Pavão, leia-se Pagão. Pagão foi um extraordinário jogador que atuou no Santos de Pelé e também no São Paulo,
    Ganhar uma Copa do Mundo, no meu conceito, é uma grande diferença entre os craques, quem ganhou tem algo mais a oferecer, portanto, está um patamar acima.

    Abrs.
    .

    ResponderExcluir
  4. Então Dario é melhor do que Zico e Fontana é melhor do que Mozer ou Mauro Galvão?

    ResponderExcluir
  5. Estou me referindo aos craques, esses jogadores citados por você fazem parte de outra categoria, foram importantes jogadores, ganharam Copa do Mundo, todavia, ao meu ver, estão na categoria dos carregadores de piano, não foram pianistas, muito menos um Arthur Rubinstein. É o mesmo que comparar carro, um é Fusca e outro Ferrari, são carros, porém, não são iguais. Agora comparar uma Ferrari com uma Mercedes dá para comparar, um é melhor do que o outro, todavia fazem parte da mesma categoria de carros.
    Abrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro então a lista Top 8 dos melhores brasileiros que nós vimos jogar.Nada de história, como Zizinho, Leonidas da Silva por exemplo pra mim.

      Excluir
  6. Aí vai a minha lista: ZICO, SÓCRATES, FALCÃO, RONALDO FENÔMENO, REINALDO (ATLÉTICO MINEIRO), JUNIOR CAPACETE, ROMÁRIO, MAURO GALVÃO, CARECA E RIVELINO. Não necessariamente na ordem que coloquei. Acho melhor um TOP 10.

    ResponderExcluir
  7. Pelé, Zico, Rivelino, Ademir da Guia,Romário, Tostão, Falcão, Junior, Paulo Cesar Lima e Edu(ponta esquerda do Santos). Agora o mais habilidoso, o que tinha mais categoria, o que nunca errava um passe era impressionante: Leandro do Flamengo. Mas não foi muito profissional e além disso sofria com o joelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ter colocado o Tostão, Ademir da Guia e o Dirceu Lopes, mas como o critério é somente dos que vimos jogar, por ser o mais novo da turma, a minha lista é a partir de meados da década de 70. O Leandro também foi um cracaço.

      Excluir
  8. Dos que vi jogando esta é minha lista, pela ordem: Pelé, Garrincha, Tostão, Gerson, Romário, Ronaldo fenômeno, Rivelino e Neymar.
    Pelo meu critério, como Zico não ganhou COPA DO MUNDO fica fora da minha lista de oito nomes sugerida pelo Tadeu. E Neymar? Bem, ainda não ganhou nenhuma COPA DO MUNDO, mais vai ganhar à próxima, caso não ganhe, tenho mais quatro nomes para substituí-lo (enquanto não vencer uma, ganhando, volta a lista e talvez em uma melhor colocação). E o Zico? Saindo o Neymar entra na sua lista de oito nomes? Não. Continuará fora da minha lista, pois no meu critério, por não ter conquistado uma COPA DO MUNDO fica de fora ao compará-lo com Didi, Nilton Santos, Paulo Cezar Caju e Ronaldinho Gaúcho.
    Caso Zico tivesse nos ajudado a ganhar uma COPA DO MUNDO, Ele entraria na minha lista no lugar do Rivelino.
    Esta minha lista nada tem a ver com o meu coração vascaíno. Simplesmente considero que a COPA DO MUNDO é a maior competição de futebol do planeta, e craque para ser considerado verdadeiramente craque tem que ganhar pelo menos uma Copa, se não..., continuará sendo craque, caso do Zico (o considero um craque), porém, e por este fator (vencer Copa do Mundo), outros extraordinários craques iguais a ele levam vantagem, e foram contemplados na minha lista de oito nomes. Só isso.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  9. Só participo do encontro se o Categoria incluir o Zico na lista dele. Adilson, você deve ter mais argumento do que eu. Convence ao homem aí, sô. O Zico tem que ser unanimidade por livre e espontânea pressão.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostaria de ver uma lista de melhores do mundo, do Categoria, se botar D'Stéfano, Puskas, Cruiff, Gullit, Eusébio, Platini, Rivera é porque é bronca com o Zico, ou então vai escolher só brazuca.

    ResponderExcluir
  11. Mas cadê a sua lista amigo? Não esquece de colocar o Zico.

    ResponderExcluir
  12. Não, não tenho nenhuma bronca com o ZICO, como escrevi, é um craque. Mas quem irei tirar da minha lista de oito nomes para incluí-lo? Arrependo-me de ter deixado o Didi de fora, acho até que foi injustiça, ele deveria ter entrado no lugar de... quem mesmo? Gerson, Rivelino, Tostão? Bem, deixa ficar como está, agora que estou com o coração doendo, estou.
    Meus companheiros! Reconheço: Zico deu muitas alegrias aos flamenguistas, porém, aos demais brasileiros não flamenguistas, só lágrimas. É bem verdade que todos os outros craques das COPAS DE 1950 e 1982 também.
    Dutra nenhum desses citados por você entraria na minha lista dos oito maiores do mundo, exatamente pelo mesmo motivo, não ganharam COPA DO MUNDO, digo mais, se Pelé não tivesse vencido pelo menos uma Copa (ganhou três), também estaria fora da minha lista de oito.
    Detalhe: hoje coloquei meu afilhado para ver o jogo Brasil x Itália da final da Copa no México, 1970, que assisti ontem pela ESPN (tenho o taipe gravado) e fui surpreendido por um comentário dele quando voltei à sala - "Pelé jogava só isso? Jogou nada, ruim de bola". Aí quis saber o por quê? Respondeu-me ele, bateu duas faltas quase que atravessou o estádio, pegou de primeira uma bola e jogou na arquibancada, ficou só escorregando e caindo, só reclamava, jogava nada! De novo com a palavra, disse-lhe: - é, hoje, de fato, Pelé não jogou tudo que sabia, mas, mesmo assim, fez um gol, deu passe de cabeça para o gol do Jairzinho e outro passe para o gol do Carlos Alberto, e ainda faria mais um gol se o árbitro não tivesse encerrado o jogo exatamente aos 44min e 56s do primeiro tempo, absurdo! Tudo isso em uma final de Copa do Mundo e jogo contra a Itália que eliminou o Brasil em 1982. E aí? O que você me diz? É..., sendo assim, acho que o senhor está certo.
    Aproveitei a oportunidade e prometi a ele mostra o filme "ISTO É PELÉ", quero ver o que irá dizer depois.
    É isso aí meus companheiros.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  13. SEFINHO o máximo que poderei fazer será um brinde ao craque ZICO, mas, poderei ser traído pela emoção e na hora erguer também um brinde ao ROBERTO DINAMITE.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  14. Agora você falou, Roberto Dinamite, vou ser metralhado por quem ler e já fui por quem me ouviu falar, esse foi o melhor camisa 9 que vi jogar, na área era infernal, nas arrancadas sempre com passadas largas e chutes certeiros de fora da área, batia falta como poucos(Zico,Rivelino,Pelé e mais uns 3 ou 4) cabeceava perfeitamente, a ausência dele em 82 não deu ao Zico um lugar na sua lista Categoria e a não sequencia de jogos do Zico em 78 não deu ao Dinamite um lugar mais especial em sua carreira, deu pra entender(?). Não tenho a menor dúvida se eles tivessem jogados juntos essas duas copas que nós as ganharíamos Aí alguém vai falar, mas na sua lista está o Romário, sim é claro esse foi genial, jogaria em qualquer lugar do meio pra frente, de ponta direita de centroavante de ponta esquerda, esse foi genial (e foi campeão do mundo).

    ResponderExcluir
  15. O engraçado SEFINHO é que, o Adilson não gosta de polêmica, porém, como temos anos decorridos de amizade ele acaba me suportando, mas fica p da vida quando eu provoco uma discussão aqui no blog, finjo que não estou entendendo e vou em frente. No próximo chope volta tudo ao normal.
    Sei que você vai ler meu comentário e por isso, aproveito a oportunidade para solicitar-lhe que continue opinando mesmo quando estiver bem distante da nossa interpretação dos fatos. Eu, Adilson e Tadeu somos muito exigentes, você é mais brando, isso é importante para os leitores do blog.
    O nosso grande conterrâneo Zé Maria de Aquino desapareceu, talvez esteja cumprindo obrigações profissionais no exterior, e o nosso Gilberto Maluf era mais constante, agora, vez ou outra opina. Porém, suas intervenções são muito apreciadas.
    Abrss.

    ResponderExcluir
  16. Grande Zé Luiz, posso "estar brando" mas por dentro eu também tô p da vida. Primeiro porque o Adilson não divulgou sua lista (tudo bem deve estar ocupado com outras coisas mais importantes) e segundo porque.........põe o ZICO na sua lista amigo, põe o ZICO aí meu. Rsrsrsrs. Desde que comecei a participar aqui do blog, acho que este foi o com o maior nº de comentários. E tudo começou com Messi e o portuga Ronaldo, curiosamente abandonamos os dois pelo caminho,

    ResponderExcluir
  17. Ampliarei minha lista para onze nomes (um time de futebol) só para deixá-lo contente, aí, o Zico entra tranquilamente. Mas, vamos deixar isso para o nosso encontro em maio no bar do Chico David.
    Falei com Adilson ainda pouco, estava em uma reunião que acontece toda sexta-feira em um bar próximo a sua residência, esta reunião é presidida pelo filho Leandro e o assunto principal é o futebol.
    Meu amigo Yussef desejo a você um ótimo final de semana.
    Abrs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS