Os Gigantes da América do Sul

O Zé Luiz da Silva,o repórter de Categoria, desafia a turma de comentaristas do blog para um debate sobre os maiores times Sul Americano e Europeus que a rapaziada viu jogar, e, como sempre, é uma tarefa difícil e complicada para analisar, principalmente quando se envolve paixão e, no caso deste que vos fala, não pode faltar o Flamengo, de Zico e cia ltda, não pode faltar o Boca Júniors, de Riquelme, o Santos, de Pelé, o São Paulo, de Raí, o Palmeiras, de Ademir da Guia ou até mesmo o outro Palmeiras, de Rivaldo e Edmundo.

Viu só, já comecei complicando a vida de muitos, que irão me perguntar pelo Botafogo, de Garrincha, Didi e Nilton Santos, que não conquistou a América e por isto não entra na minha lista dos oito melhore do continente, ou será que podemos coloca-lo? E o Corinthians, de 2012, estaria entre melhores de todos os tempos na lista de alguém? Na minha não constaria por motivos óbvios, são apenas oito o pedido do Zé Luiz.

O River Plate foi mesmo um dos gigantes das Américas, mas e o Olímpia?Paraguai, alguém ousaria incluí-lo? O Nacional, do tempo de Forlan, Manga e outros craques, está na minha relação, muito embora a turma mais nova não tenha visto, via televisão, este timaço uruguaio jogar, porém, tem sempre um porém, os "ratos" de Maracanã, certo Yussef Damian, tiveram o prazer de assistir Nacional ou Peñarol atuando no Gigante do Maracanã. 

Já citei oito? Acho que sim, anote aí Categoria: Santos, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Boca Júniors, River Plate, Nacional, Olímpia, Peñarol e, para não deixar meu velho e bom amigo triste, o Vasco, de Juninho, campeão da Libertadores, também foi um dos bons times do Continente.

Os da Europa eu conto depois e deixo uma pergunta: Seria os dos últimos anos ou posso colocar o Benfica e o Milan, que vi contra o Santos, na era de ouro do Peixe, no Maracanã? 

Comentários

  1. Corinthians de 2012? Como assim? Incluí-lo nessa lista? Na minha opinião nunca. Nem se esta lista fosse de 20, estou me referindo ao time e não ao clube. Mas acho que sua lista está muito verde e amarela. Times como o Independente e o Estudiantes foram gigantes no passado, era quase impossível derrotá-los. Grêmio e Cruzeiro foram melhores que Vasco e Internacional, acho eu. Mas liberdade de opinar é isso. Boa polêmica pra nós. Mas Corinthians não, sem chance, mesmo sendo "bi" mundial.

    ResponderExcluir
  2. Estava ligeiramente frustado porque você não havia dado sua relação, mas ela veio e através de um artigo, ficou melhor ainda. Agora sim, estou satisfeito.
    Não irei discordar de nenhuma lista, pois é a opinião de cada torcedor e todos têm conhecimentos abalizados na historia do futebol. Portanto, a lista do Yussef, a minha, a sua, ou de outros companheiros, ao meu ver estão ótimas.
    Evidentemente que, quem tem uma BOLA DE OURO conquistada com méritos, como é o seu caso, essa lista pode ser a preferida.
    Abrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé, eu saí na sexta e voltei hoje, fiquei longe da modernidade

      Excluir
  3. Ficaria com uma lista de argentinos e brasileiros, mas uruguaios foram grandes um dia.

    ResponderExcluir
  4. Adilson quando estava comentando seu artigo o Yussef postou o seu comentário e terminou muito bem ao dizer que "liberdade de opinar é isso." Correto.
    De qualquer maneira concordo com Yussef, pelo maior números de grandes conquistas internacionais (aí valendo Libertadores e Mundiais de Clubes), qualidade dos times ao longo dos anos, patrimônio, fanatismo dos torcedores etc, creio que, os argentinos colocam mais clubes do que nós em qualquer lista de oito, os uruguaios estão com os seus e para os brasileiros três clubes tá muito bom (vale a preferência de cada um). Mais de três parece exagero.
    Yussef coloquei o Santos em penúltimo lugar na lista de oito, simplesmente porque o time de Pelé, pelos times que montou ao longo de sua História ganhou relativamente poucos títulos internacionais, bem verdade que, naquela época do Pelé o Brasil tirou seus times da Libertadores, considerei também que o patrimônio do Santos é muito inferior ao do São Paulo e Grêmio, bem como, sua torcida é numericamente inferior.
    Tenho muita simpatia pelo Santos devido ao estilo do futebol praticado pelo clube praiano, é uma característica histórica, mas se eu fosse morar em SP seria corintiano.
    Tá certo Dutra, você não opinou antes por um bom motivo.
    Abrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei muito sobre a Libertadores entre seu início até o início dos anos 70, mas pesquisando na rede, vi que o Brasil não disputou em 1966, 1969 e 1970, mas me lembro muito bem de uma final de Taça Brasil entra Santos e Cruzeiro . Se aqueles dois times tivesses jogado nesses anos, ninguém seguraria Natal, Evaldo,Tostão, Dirceu e Hilton Oliveira e nem Dorval, Lima, Toninho Guerreiro, Pelé e Pepe e nem mesmo o meu arquirrival Botafogo de Rogério, Gerson, Roberto, Jairzinho e Paulo César. Seriam menos 2 títulos para os argentinos e mais 3 para o Brasil isso sem considerar que em 1969 as "feras do João" arrasaram nas eliminatórias da copa de 70 e que fomos campeões com um misto de Santos, Botafogo e Cruzeiro. É por esse motivo que, voltando aos comentários do Blog "Clássicos definidos" considerei o futebol sul americano melhor que o europeu, "sempre".

      Excluir
  5. Não vou me prender a um limite de times, peço a permissão do chefe Dutra, pois alguns times ficariam de fora. Começo pelo Santos, que na década de 60 foi o dono do pedaço, com cinco títulos paulista, dois do Rio-São Paulo, cinco da Taça Brasil, duas Libertadores e dois Mundiais; o Flamengo da era Zico, mais precisamente de 1978 a 1983, com quatro títulos do carioca (sendo um especial em 79), três do brasileiro, uma Libertadores e um Mundial; a Academia do Palmeiras na década de 70, com dois títulos de cada, paulista e brasileiro; o Expresso da Vitória do Vasco, de meados da década de 40 até o ano de 1952, com cinco títulos do carioca e do Torneio dos Campeões Sul-americanos; o Botafogo dos anos 60, que mesmo com poucos títulos, apenas dois cariocas e um Rio-São Paulo, não poderia ficar fora da relação; O Cruzeiro dos anos 60, com cinco títulos do mineiro e uma Taça Brasil; o Benfica (de Eusébio) do final da década de 50 até meados da década de 60, com sete títulos de Portugal, quatro Copas de Portugal e dois campeonatos da Europa; o Bayern de Munique (de Beckenbauer) da década de 70, com três títulos alemão, uma Copa da Alemanha, três campeonatos europeus e um Mundial; o Milan que a todos encantou no final dos anos 80, com os mágicos holandeses (Van Basten, Gullit e Rijkaard), com um título italiano, dois campeonatos europeus e dois Mundiais; o Real Madrid (de Di Stéfano) da década de 50, com dois títulos da Espanha, cinco campeonatos europeus e um Mundial. O Ajax (de Cruyjff), que disputou com o Bayern a hegemonia do futebol europeu na década de 70, com três campeonatos holandeses, três Copas da Holanda, três campeonatos europeus e um Mundial; o Barcelona, entre os anos de 2006 e 2012, que ganhou praticamente quase tudo que disputou. No restante da América do Sul, citarei apenas o nome de alguns times que tiveram épocas de ouro, até já citados pelo Adilson, como Boca Juniors, River Plate e Independiente (da Argentina), Nacional e Peñarol (ambos do Uruguai). Não é pela ordem que escrevi que considero os times que foram melhores. Ainda em tempo: o São Paulo do início dos anos 90, da era Telê Santana, também pode fazer parte da referida lista, pois foi um time que marcou época. Outros times conquistaram a Libertadores e o Mundial, mas não dá para fazer comparações com os citados acima. É a minha simples opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois "dessa", falar o que?! Com muita timidez vou citar a Juventus do Platini e o Manchester United do Bobby Charlton. Nada mais a declarar. E você ainda termina o texto dizendo "é a minha simples opinião ?!"

      Excluir
    2. Também pensei na Juventus de Platini e Boniek, caro Sefinho, que também foi um timaço na 1ª metade da década de 80, mas para não alongar muito não incluí. abrs

      Excluir
  6. Faço uma menção aos times do Internacional (década de 70), Fluminense (Máquina Tricolor) e Palmeiras (dos anos 90), que destacaram-se também, em um nível abaixo dos demais. É papo para beber muita cerva....

    ResponderExcluir
  7. Tadeu isso não é uma simples opinião é uma aula de história do futebol mundial, sim, mesmo que ficamos só com Europa e América do Sul, pois são os dois maiores centros do futebol mundial.
    Agora, o que eu gostaria de saber mesmo é sua opinião sobre quais são os oito maiores Clubes Gigantes da America do Sul. Veja bem, não estou me referindo apenas a times mas a grandes clubes com grandes times.
    Meu critério para formar minha lista foi este: títulos conquistados (principalmente os internacionais), patrimônio, torcida, fatos históricos relevantes e domínio no futebol desde a sua fundação.
    Repito minha lista:1- Boca Juniors, 2- São Paulo, 3- Penharol 4-Independente- 5- River Plate, 6- Grêmio, 7-Santos, 8-Nacional do Uruguai.
    Caso essa lista seja reduzida para cinco clubes, lamentavelmente, pelo meu conceito teria que tirar o River Plate para incluir o Santos, pois não poderia deixar de fora um clube que teve Pelé. E se a lista for apenas de três clubes? Bem, aí... terei que pensar mais.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  8. Categoria, não precisamente nessa ordem, mas qualifico o Boca Juniors, Peñarol, Nacional (ambos do Uruguai), Santos, Flamengo e São Paulo. Abaixo dos citados, posso acrescentar o Independiente, Corinthians e Internacional. Escolhi baseado no seu critério. A minha é até bem parecida com a que vc escolheu. Esse tipo de assunto, por sinal muito bom de ser debatido, nunca será conclusivo, apesar de mais da metade dos escolhidos fazendo parte das listas. abrs

    ResponderExcluir
  9. Antes que alguém indague sobre a inclusão do Corinthians e do Internacional, baseado nos critérios do amigo Categoria, considero esses dois também como gigantes da América do Sul. Fui bem claro acima informando que abaixo dos demais. São duas instituições muito fortes, com grandes títulos e uma força incomum nas suas torcidas. O que fez o Inter no seu programa de sócio torcedor, conseguindo alcançar a marca de cem mil, não pode de maneira alguma ser desprezado como um gigante dos nossos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ia indagar sobre o Corinthians. Como um time histórico, não consigo ver uma grande formação, aquela que podemos falar: timaço. Agora como clube, patrimônio, torcida etc, pode ser. O Internacional sim, me parece um timaço, como aquele bi campeão brasileiro (75-76), realmente tinha muita gente boa. Manga, Falcão, Figueiroa, Batista, Lula, Carpeggiani, Valdomiro, Flávio, Dario, Caçapava, Marinho Perez, Escurinho e Jair(aquele que eliminou o Flamengo em 1982 da Libertadores no Maracanã).

      Excluir
    2. Sefinho, a marca do Corinthians é muito forte, tal qual a sua torcida. Teve "bons" times ao longo de sua história, entre os quais, da década de 50, início dos anos 80, com o Sócrates e cia, final dos anos 90 (quando foi bicampeão brasileiro e ganhou aquele Mundial da Fifa, com o Luxemburgo e posteriormente Oswaldo de Oliveira, como técnicos. Não vejo o time que ganhou os títulos há pouco tempo, como vc até já mencionou, para incluir em alguma relação.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS