Para quem gosta de retrospectiva
Não sou muito chegado a fazer retrospectiva do ano, creio que foi pelo grande esforço em realizar estas retrospectivas, no final dos anos 1980 e em, praticamente todo, os anos 1990 quando fui editor do Hora H, o maior jornal do rádio campista daquele tempo. Buscar uma notícia dos primeiros meses do ano, lá na metade de dezembro, era o "caos", não havia Internet e a rádio não tinha arquivo decente para buca-las, restava o que eu guardava duante o ano e no mais era copiar e colar o que os jornais impressos mostravam, e ismo não me fazia ficar satisfeito com o trabalho realizado.
E hoje, com o crescimento das fontes nas ondas da Internet, ficou legal de fazer e nem assim fico ligado, confesso que nunca, mas nunca mesmo, assistir a uma Retrospectiva do Ano, da Globo, e por este motivo o que comentarei por aqui, no nosso espaço do Blog, ficará reduzido ao que vi de melhor do ano no futebol brasileiro, e começo pelo Rio de Janeiro, onde o Fluminense reinou na temporada e conquistou dois títulos neste 2023, um dos seus objetivos maiores, a Libertadores, e outro já manjado e tradicional, o Campeonato Carioca, que leva para as Laranjeiras o título de melhor do Rio.
Pelo Brasil os dois mais importantes troféus do ano ficaram em São Paulo, o Brasileiro como Palmeiras e a Copa do Brasil com o São Paulo FC, este título salvou a pátria dos paulistas na Libertadores do ano que vem, levou o Tricolor de lá para fazer companhia ao Palmeiras e são os dois classificados para a copa continental no próximo ano, que terá também a presença do gaúcho Grêmio, o mineiro Atlético, o carioca Flamengo na fase de grupos e outros dois, um paulista, o Bragantino, e um carioca, o Botafogo, na fase preliminar.
E, continuando com o que escrevi lá no primeiro parágrafo deste texto, concluo dizendo o porque que as retrospectivas de hoje não nos levam a nada, tudo o que escrevi por aqui você já sabia e já estava informado e, portanto, estas retrospectivas só serviam para aumentar a grana do final de ano, na rádio, e para "encher linguiça", nos jornais esportivos de hoje, quando o período é aquele chamado de "vaca magra" pelos jornalistas e torcedores, ou seja, não tem notícia interessante a ser publicada.
Feliz Ano Novo para todos vocês e obrigado pela grande audiência que o blog tem graças aos seguidores e leitores diários. Valeu...
Comentários
Postar um comentário