O pitaco do Ademir Tadeu


Dois dias depois da derrota do Goytacaz para o Serra Macaense, que tirou o alvianil da zona de classificação para a elite do Rio, um dia após a bela apresentação da Fúria Espanhola, na Ucrânia, conta a Itália, que lhe deu o título da Euro/2012, e no dia seguinte de mais uma rodada do Brasileirão, onde o futebol brucutu ainda é o mais jogado, trago as conversas que tive com amigos ou os e-mails trocados com eles cujo tema é este aí do título.


Um comentário do Ademir Tadeu, lá de Miracema, que mostro aqui abaixo, foi postado, aqui no blog,  e por ser tão inteligente, como o autor, merece um destaque aqui na coluna.


“Adilson, ontem o “senhor futebol”, já centenário e cansado de tudo de ruim, que andam praticando em seu nome, teve um suspiro de alegria com a vitória, e, consequentemente, a conquista da Eurocopa pela Espanha, que mostra ao mundo, o mesmo que o Barcelona também o faz, que o “senhor futebol” ainda sobrevive com toques envolventes, com poucas faltas ou erros de passe.


A essência do referido esporte, nosso tradicional futebol, é o gol e este caminho é muito mais fácil de percorrer com um conjunto de talento do que usar um monte de cabeçudos protegendo sua defesa.


Não é o caso da Itália, adversário da Espanha na final, que até tem bons jogadores, mas que tem sido o norte de muitos treinadores ultrapassados, que usam esquemas ridículos, principalmente aqui no futebol brasileiro, que ainda jogam defensivamente, e aí, meu caro amigo, vem a máxima do Luxemburgo: “O medo de perder tira a vontade de vencer”.


A gente vê por aí sobressair a individualidade ao invés do coletivo, muitos jogadores pensam apenas no sucesso individual antes do sucesso do grupo. Os nossos jogos, pelo Brasileirão, não tem a mesma qualidade de alguns jogos da Segunda Divisão da Inglaterra, que são mostrados pela Espn.


Nossos gramados, em forma geral, não são mantidos de forma digna, vide os jogos das divisões inferiores, principalmente na Terceira Divisão do Rio, um  horror, excetuando-se apenas o nosso Estádio Plínio Bastos de Barros, que é muito bem cuidado.


Ver a Espanha campeão é sinal que algo pode mudar, pois por aqui já estavam dizendo que era um futebol chato, simples demais e sem objetividade alguma. Tudo isto foi por terra com a goleada sobre a Azurra e o show de bola nos noventa minutos da final da Eurocopa. Viva o futebol.”


PITACO - Correta a colocação do Ademir Tadeu e para corroborar com isto logo em seguida ao jogo Espanha 4 x Itália 0, citado por ele como redenção do “senhor futebol”, fomos obrigados a engolir o esquema do Mister Joel Santana e sua troupe em jogo pífio de esquema tão ridículo como os comentados por ele no texto acima.

Comentários

  1. Gostei do que comentaram, representa uma abordagem lúcida e verdadeira do nosso futebol no momento. Parabéns ao Tadeu e ao Adilson.
    Certa vez entrevistando o nosso grande ZEZÉ MOREIRA, afirmei para o mestre que, os esquemas táticos dos nossos times de futebol caminhariam para o praticado no basquetebol. Isto é: todos marcando, atacando e se movimentado sem guardar muito sua posição na escalação original. O mestre não gostou e disse que, "o futebol nunca será igual ao basquete em seus esquemas táticos".
    Hoje pergunto, será? Com todo respeito ao grande mestre ZEZÉ MOREIRA, acho que o BARCELONA E A SELEÇÃO DA ESPANHA, estão confirmando o que pensava. Que coisa impressionante! Maravilha.

    Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Seu Zezé pensava antes. Tive dois encontros com ele e até hoje reclamo comigo mesmo por não ter gravado. Sabia muito e seu mano, Aymoré, era mais simples mas também conhecia bastante. Certo, seu Zé Maria?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS