Copa do Brasil - Uma tragédia anunciada

Nelson Rodrigues, o grande dramaturgo brasileiro, gostava de escrever sobre "uma tragédia anunciada" e seus textos eram recheados de críticas ao cotidiano e sempre com um tom de deboche ou ironia sobre algo que não lhe agradava. 

Não sou um Nelson ou um Rodrigueano famoso, como muitos cronistas brasileiros, mas também sei prever tragédias, no âmbito futebolístico, e criticar seus promotores, como fiz ontem, via Facebook, ao ver a escalação do Flamengo para enfrentar o Coritiba.

Só um cego de amor, como nas tragédias de Nelson Rodrigues, não enxergaria uma possível derrota humilhante na noite de ontem contra o Coritiba. Só um cego de amor pelo Flamengo acredita que um time com Chicão, Márcio Araújo, Amaral e Nixon poderia trazer um resultado positivo do Paraná. Seria Luxemburgo mais um personagem rodrigueano?

A derrota foi a pior que o treinador esperava, dizia ele, no final do jogo, que esperava algo melhor ou até mesmo uma derrota por um gol para tirar a diferença em casa. Agora, meu caro Luxa, sua missão Copa Brasil está fracassada e o único objetivo que lhe resta é aquele para o qual foi contratado, ou seja, evitar a tragédia do rebaixamento. Titulo, em 2014 só mesmo por um milagre divino.

E não é que o Botafogo resolveu dar as mãos ao seu grande rival doméstico e entregou o ouro dentro do Maracanã? Salve "São Jéferson", o melhor goleiro do Brasil, que evitou um vexame maior e a Edílson, que acertou um belo chute, que evitaram piores consequências, quem sabe, ter esperança de virar o jogo lá em Fortaleza, já que aqui no Rio o Ceará botou uma boa frente, não melhor que a do Coritiba, que lascou 3x0 sem dó no Flamengo, mas o 2x1 lhe dá o direito de jogar por um empate ou uma derrota pelo placar minimo.

Se anunciei a tragédia do Couto Pereira também previ a goleada do Cruzeiro, 5x0 sobre o Santa Rita, com direito a quatro bolas na trave. Mas aqui não há vantagem alguma, até um leigo no futebol sabia disto, o que foi difícil de adivinhar foi a derrota do Corinthians, lá em Cuiabá, para o Bragantino, que continua fazendo estragos com os grandes da capital dos paulistas. Será que o Timão fará como o Tricolor do Morumbi, entregar a vaga para o Braga dentro do Itaquerão?

Que noite de quarta-feira, hem???

Comentários

  1. SERÁ QUE AS ZEBRAS ESTÃO RONDANDO O FUTEBOL BRASILEIRO OU O FUTEBOL BRASILEIRO ESTÁ RONDANDO A MEDIOCRIDADE?
    TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO NÃO É POR ACASO. É UM PREÇO QUE ESTAMOS PAGANDO POR TANTA SOBERBA DE SEMPRE ACHARMOS QUE SOMOS OS MELHORES DO MUNDO EM TUDO, E QUE TEMOS OS MELHORES "PROFECHORES", JOGADORES E O MAIOR CAMPEONATO NACIONAL. LEDO ENGANO.
    A NOSSA IMAGEM ATUAL PARA OS OLHOS DO MUNDO ESPORTIVO, É DE UM FUTEBOL DECADENTE, DESATUALIZADO, QUE PRECISOU PASSAR PELO MAIOR VEXAME DA HISTÓRIA DE UMA SELEÇÃO DO PORTE DA NOSSA, DISPUTANDO UMA COPA DO MUNDO EM CASA, PARA ENTENDER QUE ESTAMOS ESTAGNADOS E VIVENDO DE GLÓRIAS PASSADAS.
    O CRUZEIRO É O ÚNICO, MAS REALMENTE O ÚNICO, QUE APRESENTA UM FUTEBOL MAIS PRÓXIMO DO MODERNO, ISSO SEM TER JOGADORES CONSAGRADOS E ATÉ DEIXADOS DE LADO EM OUTROS CLUBES. JOGA SÉRIO, SEM DESMERECER O ADVERSÁRIO, SEMPRE EM BUSCA DO GOL, QUE É A ESSÊNCIA DO FUTEBOL. PODE ATÉ NÃO SER CAMPEÃO, POIS O FUTEBOL É UM DOS POUCOS ESPORTES EM QUE O MAIS FRACO ÀS VEZES CONSEGUE SUPERAR O MAIS FORTE, MAS É AQUELE EM QUE SE PODE CONFIAR.

    ResponderExcluir
  2. Outra quarta-feira saramaligna. Mas nada de causar pasmo e espécie . Como você disse, tragédia anunciada.

    ResponderExcluir
  3. Só não vê quem não quer ou quem é cego. Tadeu arrematou bem.?

    ResponderExcluir
  4. Nenhuma diferença entre o América do Rio e o Flamengo, nenhuma entre Botafogo e Paduano, nenhuma entre o Vasco e Sampaio Corrêa, só uma entre a Série "A e a Z" o Cruzeiro. Internacional, Fluminense e o São Paulo este com seus ex atletas poderiam também fazer parte dessa diferença, mas pelas últimas atuações nada que possam merecer o diferencial. Como disse o Chico Buarque e Francis Hime:" .....e se o Arapiraca for campeão?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção