Encontro de Miracemenses - Como se fosse um filme

Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves dentro do coração, assim dizia a canção e foi o que fiz, guardei minhas amizades e por longos e longos anos, tranquei o peito e joguei a chave fora, e, como num filme italiano, daqueles chorosos com Mastroniani ou Cardinalli, vivi a sensação de rever todos estes amigos arquivados no chipp da memória e guardado no cofre do coração.

A festa do reencontro já estava no número cinco e eu, sem tempo na agenda, ainda não havia comparecido a nenhum, apenas visualizava as fotos, dos quatro anteriores, lia comentários dos anfitriões, organizadores e participantes e me sentia cada dia mais com o peito apertado e a saudade aflorada na alma.
Quem cantava chorou, ao ver o amigo partir, volto a Canção da América, do Milton Nascimento e Fernando Brant, para relembrar, em uma só pincelada, todos aqueles que estavam aqui no peito e se foram, deixando dor e saudade para a família e os amigos. E então, por que adiar ainda mais a necessidade de rever pessoas ausentes do meu cotidiano e presentes na minha história e na minha memória?


Pois é, mesmo que a distância diga não o importante é ouvir a voz que vem do coração e esta voz era de Marista Felix Linhares e, no outro canto, a do Hercules Salles Padilha, insistindo em refazer o convite para este velho amigo não faltar o encontro de número cinco, no Restaurante A Mineira, no Bairro de São Francisco, em Niterói.

Eu dizia, no primeiro tópico, que minha mente trabalhava como se assistisse a um filme e a primeira cena foi antológica, Júnior Abdala e Cida me esperavam, com o João Oliveira Alves, na porta do local do evento e depois de troca de abraços, choros e beijos, ouvi: "Estamos aqui a meia hora e apesar dos problemas dispensamos tudo para vir te abraçar e te rever", tem preço um negócio deste?

Cena 2 - Entrada no salão do restaurante titubiante, o coração batia descompassado e com aquele ritmo dos tambores marciais, meus pés deslizavam como se fossem dançar uma valsa, e, para ilustrar a dança, quem é que se levanta para o primeiro abraço na zona da confraternização? Maurício Siqueira, amigo fraterno da mana Eliane e que, na juventude era um tremendo "pé de valsa".

Cena 3 - - Quem é você? Me pergunta a moça a frente do Maurício.
 Expliquei, me fiz entender e fui reconhecido. E você, que é? Devolvi.
- Sou Dilermária... e tentou explicar o que não era necessário, minha colega de sala, amiga de infância e aí foi mais um abraço apertado, mais lágrimas nos olhos e mais um nó na garganta.

Nesta altura já estava acomodado, um abraço aqui, onde estavam os miracemenses que ainda permancem na cidade e tenho o prazer de ver com mais frequencia, como o Armando Resende, Cacá do Suíço e suas esposas e parte das famílias, Josemar Poly e Regina, que me parecem ainda estão no Carmo, com amigos niteroienses, e, lá de longe, vem o grito que desperta e faz o coração bater novamente em ritmo acelerado.

Cena 4 - - Meu querido... meu amigo... você prometeu e cumpriu, seja bem-vindo ao grupo. Era Marista, no corredor, abrindo os braços para o abraço de recepção e o beijo de saudade.
Pausa para um chope, afinal é preciso recuperar as energias e começar a botar a conversa com Júnior, Cida e João em dia, era preciso ganhar todo o tempo do mundo porque o relógio não para, é como no futebol, que noventa minutos passam depressa quando seu time precisa de virar o placar.

Júnior pergunta: Vamos beber o que? Ele vai de uísque e Marina, que claro, estava comigo neste bom momento, falou: - Você já começou com a cerveja e não mude o cardápio. Certo, não se mexe em time que está ganhando, e lá veio o uísque do Júnior e o chope do Adilson. E ao chegar a caneca com a bebida loura, claro que o primeiro a ser lembrado foi o Chopinho Amim, bela figura e grande amigo e novamente as lágrimas de saudade brotaram no rosto.

Cena 5 - Procura por alguns amigos, que não via a mais de trinta anos, e perguntei pelo Walzenir Bruno, e a resposta do Hércules foi lacônica. - Ele está aqui, procure que você o encontra. Não dava para reconhecer o velho e saudoso amigo, são muitos anos sem um papo, um abraço ou mesmo ver uma fotografia e o jeito foi apelar.

- Ererê... Ererê... onde está o Ererê? Falei mais alto um pouquinho e, para minha surpresa e para minha alegria, o Walza estava próximo de mim, ao lado do Maurício Siqueira, e mandou de lá.

- Quem está lembrando de meu apelido de infância? Se aproxime para um abraço. E, ao me ver, saiu espontâneo o grito "fala Penacho", mas claro, ele foi avisado antes que o cara de barba branca era o Adilson do Zebinho, depois me confessou que não lembrava de minha fisionomia, o que é normal.

Encontrar minha prima, Cláudia Dutra, filha do Sebastião Dutra,figura doce e carismática, de quem tenho muita saudade, também foi um presendo deste encontro.

Cena 6 - Filme intenso, emoções afloradas e muita gente ainda para ser abraçada, fotografada e muitos outros para serem lembrados por todos os presentes. Outra vez, vindo pelo corredor  central, único espaço disponível para a prosa e abraços, foco o olhar no Júlio César Barros, com estive faz um tempo bem grande, em Miracema, e pude reconhece-lo imediatamente.

Lembramos dos nossos bons momentos, de nossa vida esportiva intensa, das peladas do Rink e do Ginásio e os bailes dos grêmios. E aí pergunto: Júlio, onde anda o Ubaldinho? Será que vou ter o prazer de encontra-lo?

Nem esperei a resposta do amigo porque a nova surpresa acabara de acontecer, com aquele mesmo passo calmo, com aquele mesmo sorriso no rosto, acabara de adentrar ao recinto, ele, o procurado Ubaldo Moll Júnior, que para minha alegria me reconheceu e me deu um grande e fraterno abraço.

Amigo, não dava nem tempo de prosear com Cida e Júnior, mas mesmo assim falamos de tudo e de todos, sentimos saudades dos amigos e familiares que já se foram, choramos juntos a dor da ausência, rimos com nossos causos e momentos vividos na terrinha, e recordamos outros através da memória preservada apesar de já bem gasta pelo tempo.
- Quem mais está por aqui? Perguntei ao Hércules.
- Acho que você já viu todo mundo e falou com todos eles, certo?
- Certo, meu caro Hércules, e, voltando a falar com o Ubaldinho perguntei.
- E o Gilson, seu irmão, como está?
- Veja você mesmo, está logo aqui atrás de você.

E novamente à mesa do Mauricio Siqueira foi acionada e para lá me dirigi para fotos e abraços com o Gilson Moll e toda turma de amigos miracemenses que por alí estiveram e outros, que por ali passaram, como a Sebastiana Moreira e a Cremilda Tostes, que fizeram questão do abraço em Marina e as fotos tradicionais para marcar eternamente o 5o Encontro dos Amigos Miracemenses.

Faltou alguém? Esqueci de algum detalhe? E antes que chegue a cena final vamos viver a Cena 7 - Entra no salão uma das belas musas do nosso tempo na terrinha, Jane Neiva, bela e simpática como sempre e pronto, estava completa a festa e, felizmente, seu marido também não abre mão da prosa e do convívio com os miracemenses.
 Cena final - Como em um bom filme ou novela tudo acaba em sorriso e alegria e as fotos, em conjunto, foram clicadas e lá pelas duas da manhã cada um procurou seu rumo e prometeram um novo encontro para um dia qualquer, a ser agendado pelos organizadores do envento.

Comentários

  1. Lindo Adilson!!! Daqui pude sentir a sua emoção e no próximo com certeza, não perderei por nada!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos pelo encontro e reencontro relatado pelo Bola de Ouro Adilson Dutra.
    Hoje compreendi por que os jogadores brasileiros choraram tanto durante a recente Copa do Mundo de Futebol. Aliás, tenho a impressão que somos o povo mais chorão do mundo, talvez por isso, temos o bonito gênero musical chamado chorinho.

    ResponderExcluir
  3. Mas vamos voltar ao futebol ou não? Tem uma colocação postada para sua análise que fiz no dia 16/08. Aguardo resposta.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  4. Categoria, tem três dias que não sei o que é uma notícia do futebol e por não ter visto nenhum jogo, não ter lido nada, não ter aberto sequer meus computadores, preferi falar do social. Vamos voltar a dura realidade, no momento estou vendo o Inglesão, Burney x Chelsea, e casa tá cheia e a bola rolando macia no belo gramado que é peculiar no futebol europeu. E aqui o Flamengo saiu da Lanterna, o Fluminense perdeu mais uma e o Vasco mostra a sua cara.
    Quanto ao Eurico a Justiça já fez a parte dela e deixou o Roberto no devido lugar. Volto ao assunto logo mais.

    ResponderExcluir
  5. Tá certo Dutra, acho que esse assunto, eleições no Vasco, mesmo sendo desagradável merece algumas considerações. Sefinho deu sua opinião, entendi o que disse, embora não concorde em sua totalidade, mas, no fundo, no fundo ele tem razão, pois uma entidade que espera solução naquele que foi a principal causa de seu declínio, é porque tudo parece perdido mesmo.
    Euvírus Ebola ao voltar agravou ainda mais a saúde do Gigante da Colina. Desgraça pouca é besteira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção