Brasileirão: Drama do Fla e chance do Flu

Se ontem foi um sábado importante para Vasco e Botafogo, que se sairam bem nos encontros contra Paraná e Cruzeiro, hoje, no domingo boleiro, é fundamental que Fluminense e Flamengo vençam seus jogos e, cada um no seu cada um, resolva a situação de uma forma interessante para suas torcidas.

A derrota do Grêmio, ontem à noite, para o Vitória, e o empate do São Paulo, jogando em casa, diante do Criciúma, aumntam as chances do tricolor carioca para chegar mais próximo do líder Cruzeiro, que deixou dois pontos no Maracanã diante do Botafogo, e o Corinthians tem jogo duro contra o Coritiba, no Paraná, vencer o Goiás, que também  briga por um lugar no G4, é uma obrigação para o time carioca e tem time para isto, com certeza.

Quanto ao Flamengo o sábado não lhe foi favorável justamente pelo motivo oposto que favoreceu ao Fluminense, o Criciuma ganhou um ponto jogando fora e o Vitória fez o dever de casa e avançou três pontos na tabela e, para sair da Zona da Degola, não será preciso só vencer é preciso "secar" Bahia, que sai para enfrentar o Palmeiras, e o Coritiba, que recebe o Corinthians no Couto Pereira.

E tem coisa pior por aí, uma derrota pode devolver a lanterna ao rubro-negro carioca e para que isto seja realidade basta o Figueirense vencer o Sport, em Florianópolis, e o Bahia não perder para o Palmeiras em São Paulo e aí, caso não vença em Chapecó, a gozação da lanterna voltará as redes sociais.

Bom domingo para todas as torcidas.

Comentários

  1. Já que você desejou bom domingo para as torcidas, gostaria de postar uma crônica sobre o futebol carioca e acho que o pessoal das antigas vai gostar:
    Um amigo fez o brilhante relato de elencar os melhores do Rio no ano de 1962, dividindo em seleção “A” e “B” . Vou fazer referência à seleção “A” com a escalação no 4-2-4, que era normalmente o esquema da época.
    Manga, Jair Marinho, Mário Tito, Nilton Santos e Altair. Nelson e Gerson. Garrincha, Saulzinho, Dida e Zagalo.
    No meu caso, que morava em São Paulo na época, causou-me surpresa o nome do médio volante Nélson do Olaria ser o escolhido da posição. As vezes vou socorrer-me com meus amigos e fiz a seguinte colocação:
    -Confesso que não me lembro de Nélson do Olaria.
    Ainda justifiquei que para Jair Marinho ter sido o melhor lateral, a coisa devia estar ruim pela direita.
    Recebi o seguinte relato do meu amigo Jairo Salles, conhecedor do futebol do Rio dos anos 50 e 60:
    -O apoiador Nelson do Olaria foi a revelação do ano no futebol carioca. O
    Flamengo comprou seu o passe por elevada quantia e de contra peso o Olaria
    também vendeu o lateral direito Murilo. As ironias do futebol: Nelson jogou
    bem somente este campeonato de 1962 e Murilo firmou-se como titular absoluto
    no Flamengo. Jogou vários anos e se não me engano chegou até a jogar na
    Seleção Brasileira. Era um bom lateral e o
    Nelson,……………………………………………………..sumiu!
    Até mais ou menos 70, eu acompanhava o futebol carioca quase que como dever sacro. Aos
    domingos, a exemplo das missas, comparecia religiosamente ao templo
    Maracanã.

    ResponderExcluir
  2. Agora uma crônica do futebol paulista que escrevi há tempos:

    O “emocionante ” não-televisionamento de um jogo



    Em 10 de março de 1968, jogo seguinte ao do tabu contra o Santos, domingo, com um público no Pacaembu que lotou suas dependências, o Corinthians jogou contra o Palmeiras.
    O inusitado deste jogo foi a briga se o jogo seria televisionado ou não. A TV Bandeirantes começou seus trabalhos ao vivo a partir da 15h.
    Mas o jogo foi vetado e durante todo o transcorrer da partida só víamos a cabine da Bandeirantes e Mário Moraes de vez em quando dando uma idéia de como estava o jogo.
    Nunca vi modo de mostrar o futebol mais sem graça. Até os 41 minutos do segundo tempo o Palmeiras vencia o jogo por 1 x 0, gol de Tupazinho aos 38 do 1o tempo.
    Mas vejam só o que aconteceu. Aos 41 do segundo tempo Ditão deu uma cabeçada fulminante e empatou o jogo. Mario Moraes meio contra a vontade, não sei porque, rs, olhou para a câmera e falou: ouçam o barulho….gol de Ditão. E não falou que o Corinthians tinha empatado. Mas tinha mais.
    O lateral direito Osvaldo Cunha do Corinthians saiu e deu lugar para Louro. Este lateral desceu pela direita aos 44 do segundo tempo e cruzou para Bene desempatar.
    O motivo desta narrativa não foi a virada do placar e sim a expressão de incredulidade de Mario Moraes e o seguinte balbuciar hesitante: Meus Deus, não acredito no que estou vendo. E eu aflito querendo mais notícias. Mas tinha quase certeza que o Corinthians tinha feito 2 x 1.
    Ainda bem que nunca mais aconteceu este tipo de não televisionamento .

    ResponderExcluir
  3. Olá Dutra muito bom dia! Minha cachaça é conferir o seu blog, atualmente muito raramente devido aos 7x1 que levou nossa Seleção, mas, hoje, resolvi conferir o que está rolando no futebol brasileiro e comecei exatamente pela leitura do seu blog. Li todos os comentários do Gilberto Maluf, Tadeu, Mano Belo e Sefinho.
    Mano Belo continua cotejando com Sefinho. Bem, de tudo que comentaram baseados em suas crônicas, entro no papo; seguinte: 1- pelo que disse Mano Belo, São Januário estava festivo e muito bonito na tarde-noite de ontem, de fato, passar uma tarde ensolarada em São Janu com um anoitecer de lua nova, comendo uns bolinhos de Bacalhau, tomando chope ou refrigerante, comendo pipoca, vendo as Sociais cheias, o Cristo Redentor ao longe por sobre a cobertura das arquibancadas, a Igreja católica de Nossa Senhora das Vitórias, mastros e placar (os mais bonitos do Brasil), conjunto de piscinas etc. É algo de muito especial, principalmente quando sentimos por todos os sentidos do corpo humano a história e mística que tem àquele complexo esportivo;
    2 - sobre o jogo, pelo que li e entendi das ironias do Mano, nada tenho a acrescentar. Mas, como nada é perfeito na vida, teve também a presença do Euvírus (como diz o Tadeu), pior foi ler o que disse o Belo "hoje é o maior ídolo de alguns vascaínos". Que tristeza! Pela madrugada! É o fim da picada;
    3 - hoje, tem os jogos que foram por você comentados (pré-jogos) e sugeridos para serem conferidos, então vamos aguardar os acontecimentos;
    4 - quanto a Seleção Brasileira e ao futebol brasileiro em Geral, fico com uma pergunta do Alex do Coritiba - "o que será do futebol brasileiro se tudo continuar desse jeito? Estaremos participando das próximas Copas do Mundo?"
    Duas perguntas ainda sem respostas, pior, se as respostas para estas perguntas dependerem dos atuais dirigentes esportivos deveremos levar zero nas provas;
    5 - finalizando pergunto ao amigo Adilson e aos companheiros do blog, existe atualmente pelo menos um craque, jogando em Clubes brasileiros que nos motivariam a ir assistir um jogo de futebol nos estádios, ou mesmo pela TV? A pergunta vale para todas as categorias que disputam campeonatos brasileiros de futebol.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  4. Repetindo a pergunta do item 5 - existe atualmente craques, pelo menos um, jogando em Clubes brasileiros que nos motive a ir aos estádios, ou mesmo assistir pela TV a um jogo de futebol? Pode ser de qualquer categoria ou campeonato.

    ResponderExcluir
  5. Craque não temos. A crise técnica é absurda e os jogos da rodada que terminaram agora pouco é só uma comprovação de tudo que nós escrevemos por aqui. Não é por coincidência que o Cruzeiro e o Fluminense são os primeiros colocados. O Tricolor das Laranjeiras que está sendo ajustado pelo bom técnico Cristóvão, que pratica um futebol mais ofensivo, com bons jogadores do meio pra frente, principalmente o Cícero, que pra mim é um dos destaques do campeonato. O time mineiro já não é novidade o que vem apresentando na competição, pois desde o ano passado o Marcelo de Oliveira tem o grupo na mão, com um elenco que é disparado, o melhor do Brasil. A força do Cruzeiro é o seu conjunto e a aplicação e obediência tática praticada pelos jogadores. Apesar de não ter feito um jogo de alto nível contra o Botafogo, e mesmo assim criando muitas oportunidades, apresentou um futebol muito competitivo. Está muito difícil de assistir esses jogos do brasileirão.

    ResponderExcluir
  6. Olha Tadeu, você tá certo em tudo, mas viu no jogo de ontem como a arbitragem tenta ajudar o Fla para não cair, quase saiu um gol a moda lá mano! Os homens do apito começaram a jogar com o time do Flamengo.
    Olho no lance!!! Assim diz o Silvio Luis.

    ResponderExcluir
  7. A explicação para o lance: os comunicadores estavam sem bateria disse o Arnaldo,elas deviam estar iluminando a lanterna do Mengão apontada para o Vasco na segundona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sefinho, nem com luneta usada pela Nasa vc consegue enxergar o Vasco na segundona, ainda mais com lanterna.rsrs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção