Ralph Quintal: Um campeão de ouro do Jiu-Jitsu

As novidades, boas, sobre Miracema custam a chegar, segundo os pessimistas de plantão, mas quando chegam são daquelas de empolgar e fazer a festa de uma família, de uma rua, de uma cidade e vem logo com um cinturão e uma medalha de ouro, claro, em um esporte pouco conhecido por aqui e com um atleta que está a milhares de quilômetros de distância, nos Emirados Árabes Unidos, onde vive há cerca de cinco anos.

Os amigos de Ralph Pinto Quintal amanheceram dando gargalhadas e escrevendo nas redes sociais o famoso refrão "é campeão", e em pouco tempo o post ganhou destaque no Facebook e a cidade recebeu feliz a notícia da vitória do atleta miracemense, radicado em Abu Dhabi e quem tem o Jiu-Jitsu nas veias e Jesus no coração.


Sim, Ralph Quintal é Campeão Mundial de Jiu-Jitsu de 2017, categoria Faixa Preta Master 4 (45 a 49 anos) até 85 quilos,  título conquistado em Abu Dhabi agora em abril, e veio depois de algumas lutas contra adversários consagrados e que foram batidos, um a um, pelo atleta brasileiro. Sim, Ralph Quintal vestiu o Cinturão de Ouro e colocou no peito a Medalha da mesma cor e agora é só consagração e agracimento àquele que ele considera seu grande mentor, Jesus.


Ralph iniciou no esporte com o Mestre Luiz Paulo, em Niterói, está há vinte anos no Jiu-Jitsu, hoje treina no clube Al Jazira, com o Mestre Adilson Bitta, o Pitbul, de Teresópolis, com quem está alinhado há cinco anos e, neste Mundial de Abu Dhabi, participou, defendendo os Emirados Árabes Unidos.


Conversamos, via internet, com o medalhista de ouro e trouxemos um pouco deste papo para os amigos blogueiros e do jornal Dois Estados, de Miracema, sua terra natal.

Dá para viver do esporte por aí? Existe condições de trabalho e como é desenvolvido este trabalho nos Emirados Árabes Unidos?
- Viver do esporte é o sonho de todo atleta. Aqui este sonho se tornou real para mim. Eu sou professor do projeto e minha esposa, Andréa Quintal, também faixa preta,  exerce a mesma função, porém em escolas femininas, do governo.


Como é este projeto?
- É um projeto implantado pelo Sheik Tahnoon Al Nahyan com todo aval de seu irmão Sheik Mohamed Bin Zayed Al Nahyan. Atendemos a 40.000 crianças entre 12 e 18 anos em média. Porém neste momento o projeto esta sendo expandido para crianças a partir de 7 anos de idade.


Soube que o projeto tem um outro braço, que é voltado para os militares. Fale sobre ele.
- Outro braço do projeto inclui as forças armadas e a polícia, atualmente, de acordo com lei imposta pelo Sheik Mohamed, estes profissionais só sobem de patente ou têm promoção em suas funções, caso pratiquem Jiu-Jitsu oficialmente, com acompanhamento e curriculum específico para eles. O apoio e o estímulo à prática do Jiu-Jitsu aqui é imenso.


Existe um sonho de disputar os Jogos Olímpicos de Moscou?
- Atualmente está sendo feito um trabalho muito forte e sério no sentido de incluir o Jiu-Jitsu nas Olimpíadas. E se eu tivesse que apostar, apostaria que irão conseguir, é o que geralmente acontece por aqui. Talvez por se empenharem muito em seus desejos e terem verba "infinita" para alcançarem seus objetivos.


Pra fechar, gostaria de falar sobre a inclusão de um trabalho seu no Livro dos Recordes, que é a bíblia dos vencedores.
- Ano passado tive a honra de participar de um projeto que incluiu o UAE no Guinness Book com a maior aula de Jiu-Jitsu do mundo, onde participaram cerca de 2000 estudantes


Isto foi um pouco sobre Ralph Pinto Quintal, medalha de ouro no mundial de Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, dez anos de faixa preta. Vinte vivendo intensamente as emoções do esporte.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Fla quebra rotina