Ralph Quintal: Um campeão de ouro do Jiu-Jitsu

As novidades, boas, sobre Miracema custam a chegar, segundo os pessimistas de plantão, mas quando chegam são daquelas de empolgar e fazer a festa de uma família, de uma rua, de uma cidade e vem logo com um cinturão e uma medalha de ouro, claro, em um esporte pouco conhecido por aqui e com um atleta que está a milhares de quilômetros de distância, nos Emirados Árabes Unidos, onde vive há cerca de cinco anos.

Os amigos de Ralph Pinto Quintal amanheceram dando gargalhadas e escrevendo nas redes sociais o famoso refrão "é campeão", e em pouco tempo o post ganhou destaque no Facebook e a cidade recebeu feliz a notícia da vitória do atleta miracemense, radicado em Abu Dhabi e quem tem o Jiu-Jitsu nas veias e Jesus no coração.


Sim, Ralph Quintal é Campeão Mundial de Jiu-Jitsu de 2017, categoria Faixa Preta Master 4 (45 a 49 anos) até 85 quilos,  título conquistado em Abu Dhabi agora em abril, e veio depois de algumas lutas contra adversários consagrados e que foram batidos, um a um, pelo atleta brasileiro. Sim, Ralph Quintal vestiu o Cinturão de Ouro e colocou no peito a Medalha da mesma cor e agora é só consagração e agracimento àquele que ele considera seu grande mentor, Jesus.


Ralph iniciou no esporte com o Mestre Luiz Paulo, em Niterói, está há vinte anos no Jiu-Jitsu, hoje treina no clube Al Jazira, com o Mestre Adilson Bitta, o Pitbul, de Teresópolis, com quem está alinhado há cinco anos e, neste Mundial de Abu Dhabi, participou, defendendo os Emirados Árabes Unidos.


Conversamos, via internet, com o medalhista de ouro e trouxemos um pouco deste papo para os amigos blogueiros e do jornal Dois Estados, de Miracema, sua terra natal.

Dá para viver do esporte por aí? Existe condições de trabalho e como é desenvolvido este trabalho nos Emirados Árabes Unidos?
- Viver do esporte é o sonho de todo atleta. Aqui este sonho se tornou real para mim. Eu sou professor do projeto e minha esposa, Andréa Quintal, também faixa preta,  exerce a mesma função, porém em escolas femininas, do governo.


Como é este projeto?
- É um projeto implantado pelo Sheik Tahnoon Al Nahyan com todo aval de seu irmão Sheik Mohamed Bin Zayed Al Nahyan. Atendemos a 40.000 crianças entre 12 e 18 anos em média. Porém neste momento o projeto esta sendo expandido para crianças a partir de 7 anos de idade.


Soube que o projeto tem um outro braço, que é voltado para os militares. Fale sobre ele.
- Outro braço do projeto inclui as forças armadas e a polícia, atualmente, de acordo com lei imposta pelo Sheik Mohamed, estes profissionais só sobem de patente ou têm promoção em suas funções, caso pratiquem Jiu-Jitsu oficialmente, com acompanhamento e curriculum específico para eles. O apoio e o estímulo à prática do Jiu-Jitsu aqui é imenso.


Existe um sonho de disputar os Jogos Olímpicos de Moscou?
- Atualmente está sendo feito um trabalho muito forte e sério no sentido de incluir o Jiu-Jitsu nas Olimpíadas. E se eu tivesse que apostar, apostaria que irão conseguir, é o que geralmente acontece por aqui. Talvez por se empenharem muito em seus desejos e terem verba "infinita" para alcançarem seus objetivos.


Pra fechar, gostaria de falar sobre a inclusão de um trabalho seu no Livro dos Recordes, que é a bíblia dos vencedores.
- Ano passado tive a honra de participar de um projeto que incluiu o UAE no Guinness Book com a maior aula de Jiu-Jitsu do mundo, onde participaram cerca de 2000 estudantes


Isto foi um pouco sobre Ralph Pinto Quintal, medalha de ouro no mundial de Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, dez anos de faixa preta. Vinte vivendo intensamente as emoções do esporte.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção