C.E. RIO BRANCO É QUASE CENTENÁRIO

Hoje o Clube Esportivo Rio Branco está em festa, o presidente Edson Moreira Reis, o Edinho, convida para o coquetel comemorativo ao 98o aniversário do Róseo Negro, em seu reformado salão de festa. O quase centenário clube do Calabouço está renovado e cheio de esperanças para a próxima temporada, segundo o pessoal da Mercatto, empresa que gerencia o futebol do clube, e a dupla Edinho/César Barreto, é possível que se comemore os 100 anos, em 2012, com o time na Primeira Divisão.

Um pouco de história, para relembrar para os torcedores antigos, e alguns detalhes para os jovens que não conheceram o passado glorioso do Róseo Negro.

Como começou: Começou como todos os clubes do Brasil, no entusiasmo de gente jovem e com disposição de criar algo para diversão e dar vazão a seus anseios de liberdade.

O primeiro campo do fundado Rio Branco Futebol Clube foi na Rua Dr. Siqueira, depois na Rua da Minhocas (hoje, Espirito Santo), passando depois para a Rua do Gás( onde funcionou o Itatiaia), Sete de Setembro e finalmente Parque Calabouço (hoje, Parque Barão do Rio Branco).

O porquê do rosa e o negro? A tonalidade rósea dos seus rostos corados e sadios determinou a escolha da cor preponderante das camisas da agremiação, por sugestão de Yayá Linhares, irmã de Celso Linhares, um dos fundadores.

Origem do nome: O grande estadista brasileiro morrera em fevereiro de 1912 e os moços campistas aproveitaram para prestar uma singela homenagem ao homem que é responsável pela consolidação dos limites do Brasil. Estava, assim, fundado o clube que iria exercer um papel relevante na história do futebol campista.

Parabéns Clube Esportivo Rio Branco, se a mídia campista não lembra de ti, nós, aqui do blog, estamos sempre atentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS