Opinião de Categoria - Copa América ou Eurocopa?

Texto de José Luiz da Silva - O Categoria  

O Mundo assiste a duas competições do melhor futebol praticado na Terra. Eurocopa e Copa América. Ambas, sendo realizadas simultaneamente em países de Primeiro Mundo, mas a diferença é gritante e notória entre as duas, é fácil a identificação imediata do que é pobreza e riqueza.

A Eurocopa, os estádios são bonitos, ficam lotados em todos os jogos, o público sempre eufórico e de beleza ímpar dos que assistem ao evento; o patriotismo fica nas alturas durante a execução dos hinos nacionais com os semblantes dos humanos presentes em sublime momento de amor a sua pátria e muita soberba para demonstrar superioridade da nacionalidade de cada um torcedor.

É divertido ver as caras de basbaques dos europeus durante a execução do hino do país de cada torcedor; futebol de primeira linha; organização nota dez; tecnologia de transmissão de imagem e som inigualável, que nem a Globo possui; jogadores da melhor qualidade técnica, resumindo: tudo perfeito ou quase, vez ou outra tem um torcedor invadindo o campo de jogo, mais isso é uma coisinha nada significativa que possa comprometer tanta beleza de de show esportivo.

Tudo brilhante e lembrando os fabulosos espetáculos na arena do Estádio Olímpico da Roma antiga, principalmente durante as mortes de cristãos que eram devorados por feras adversárias das feras humanas.

Já a nossa querida Copa América (a mais antiga competição continental entre seleções de futebol) temos o seguinte: estádios de primeiro mundo e até melhores dos que os da Eurocopa; competição no maior e mais desenvolvido país da Terra, os EUA; estádios com público a meia boca, tem jogo que ficam lotados, tem jogo que quase ficam lotados; patriotismos semelhantes ao dos europeus, mas, sem grande entusiasmo (só saudade da pátria amada de cada um); muita emoção durante a execução dos hinos nacionais, todavia sem cara de basbaques, acredito que seja porque sobrevivem em um país que não é o seu de origem.

Futebol de qualidade inferior ou mais ou menos igual ao da Eurocopa, craques iguais ou superiores aos europeus; organização nota dez, a final das contas à Copa América é realizada no maior e grandioso país do Planeta, o mais poderoso e rico país da Terra (ganhamos nessa); perdemos na tecnologia de transmissão de imagens e som, aqui, sabe como é? Faltou dinheiro da Conmebol; quase tudo tem saído com perfeição, porém..., os campos são menores dificultando um futebol de melhor qualidade.
Felizmente cristãos e outros humanos não morreram em estádios do tipo Coliseu Romano e nem foram comidos por feras não humanas, mas os negros foram mortos fora dos estádios pela Ku Klux Klan.

A Eurocopa perde para a Copa América porque não tem o país que mais ganhou Copas do Mundo, Brasilsilsilsil! Nem os deuses do futebol: Messi, Maradona e o maior deus de todos no futebol, Pelé! Maradona e Pelé in memoriam, Messi vivinho da Silva e jogando o melhor futebol na Copa América - 2024.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Sonho ou utopia?

Definidos os semifinalistas