Um time campeão, sem ajuda externa

Esta semana recebi um pedido de inclusão de amizade, no Facebook, do meu amigo Wagner Costa, nosso lateral direito do Vasquinho, colega de farda do TG 217, amigo pessoal de longos anos e que me levou a viajar no tempo lembrando daquele timaço, criado pelo Edson Barros Costa, adotado pelo Clarindo Chiapin, no meio da década de 1960. 

O grupo  foi praticamente herdado do "Time do Bitico", todos nós, que formávamos o infantil daquele time, fomos chamados para o juvenil Vasquinho Esporte Clube e a trajetória foi mais ou menos a que conto abaixo. 

Sei que vou ser repetitivo, mas como é gostoso lembrar do que foi bom, do que foi brilhante, do que nos fez sorrir durante os dois ou três anos que durou o time dirigido pelo Jaci Lopes e pelo Bizuca, dois personagens que não estão mais entre nós mas que foram importantes para a formação do time principal e do juvenil do Vasquinho Esporte Clube. 

Não sei se irei cometer erros e me esquecer de algum dos velhos companheiros, campeões municipais por dois anos consecutivos, mas com toda certeza me lembro dos primeiros times e dos craques que formaram comigo aquele time imbatível e que aos poucos foi agregando outros garotos, que vieram somar após um ano de glórias e conquistas, como foi o caso do Cacá Moura e do David Resende que se juntaram ao time no segundo ano. 

O Clarindo "importou" um grande goleiro, Paulinho, de Santo Antônio de Pádua, e eu fui buscar o Marquinhos, em Pirapetinga, meu amigo dos tempos em que lá estudei e que veio para nosso time para refornçar o lado esquerdo porque Pintinho tinha sido chamado para o time principal. 

Paulinho, um grande goleiro precocemente falecido em um acidente automobilístico, Wagner, bom no apoio pela lateral direita, Teco, xerifão da nossa zaga, também não está entre nós, Gilson, força física e vontade de ganhar formava a zaga com ele, e na lateral esquerda o Vilmar, que é de uma família de grandes jogadores como Cícero, ivan e Durval, era o nosso lateral esquerdo. 

Se esta defesa era das melhores imagine o meio campo, com toda certeza um dos melhores que vi jogar em nossa Miracema em todos os tempos. Geraldinho, Júlio e Tininho, que bonito era ver esta turma criar jogadas para nosso ataque avassalador com artilheiros de grande potencial, perdoe a falta de modéstica, Thiara, pela direita, este que vos fala, pelo meio, e Marquinhos, pela esquerda, simplesmente espetacular como dizia o Bizuca. 

Não perdíamos com este time e, quando vieram outros como David, Cacá e Chiquinho, o craque de Paraíso, tudo ficou melhor ainda e como Geraldinho foi também para o time de cima o meio ficou com Tininho e Júlio e a linha ofensiva com Thiara, Cacá, Eu e Chiquinho, por pouco tempo já que o moço de Paraíso foi para o Flamengo e Pintinho retornou para o nosso convívio e tivemos o reforço de Zé Navalha no gol porque Paulinho voltou para o Paduano. 

Este time foi para o TG 217, turma 1968, e fez sucesso em toda região, era praticasmente o mesmo time, sem o Teco na zaga, entrou o Piaza,  e que zagueiro era o Eduardo Piaza!  O meio era o mesmo e no ataque, no lugar do Pitinho, um ano mais velho, tinha o Juscelino, apelidade de Kubischek, um ponta veloz e experto que fazia bons cruzamentos para que eu e Thiara pudéssemos chegar as redes. 

Quer que eu relembre o time do TG 217? Fácil: Zé Navalha, David, Piaza, Gilson e Vilmar, Geraldinho, Tininho e Júlio, Thiara, Cadá e Adilson. Viu este time jogar? Se não viu perdeu, este não precisava de ajuda externa para vencer. 

O Vasquinho nasceu vencedor e terminou a sua breve vida sem conhecer uma derrota sequer e dele ressurgiu o Clube Esportivo Miracemense, que continuou a trajetória vitoriosa, pelo menos no juvenil, e conquistou outros dois títulos do Municipal de Miracema revelando toda uma bela geração de jogadores da nossa cidade, e, como dizem amigos meus, se jogassem hoje, em qualquer um destes vinte da primeira divisão do Brasil, estariam na Europa sem dúvida alguma. 

Será? Pode até não ser, mas que fizemos bonito tenho certeza de que fizemos e até hoje dá uma saudade danada e temos assunto para todas as viagens que fazemos até nossa terrinha. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção