Festival Gastrômico, uma boa ideia em Miracema

A cada semana eu penso em algo para escrever e digo, pra mim mesmo: Tá na hora de mudar o rumo da prosa, o assunto está escasseando e não há como falar de futebol, da minha trajetória em Miracema, do nosso brilhante passado e das coisas e da gente de nossa terra. Parece que nada vai para o papel, no caso aqui para o computador, e que ficará complicado escrever mais uma coluna. 

Meus amigos, os irmãos Barros, sempre cobram as colunas na segunda-feira, os amigos do Facebook e do meu blog me cobram todos os dias, fico andando por aí buscando assunto, na semana passada falei de uma viagem recente ao Uruguai, na outra o Nelsinho repetiu uma velha coluna, a arrumação para a viagem me fez esquecer de enviar, via e-mail, o texto para o jornal, e hoje, sentado aqui, cansado da semana fora de casa, procuro algo para escrever e me lembro que pouco falei sobre a culinária miracemense. 

Bingo! Falando em culinária o Ademir Tadeu, bravo blogueiro e um jornalista de alto nivel, que surge na nossa Miracema, posta em seu espaço sobre um Festival Gastronômico, que ocorrerá em novembro na terrinha, um texto do Secretário de Cultura e Turismo, Duda Fíngolo, falando que o  evento será entre 11 e 15 de novembro e os bares e restaurantes aceitaram o desafio e teremos alguns dias para saber se nossa culinária está como antes na terra de Dona Beleza, Dona Lili, Angeludo Cagiano, "Soninha do Bar Pracinha", Farid e tantos outros mestres cucas da cidade. 

Até repito o que disse neste espaço algum tempo atrás, sem medo de errar: fazer o pastel do Vicente, minha avó Maria e minha mãe Lili eram mestras, o pernil da Dona Beleza, o bife do Farid ou do Angeludo, a salada francesa do Jofre, do Bar Pracinha, o chapa no pão, do Soninha, vai ser difícil encontrar por aí nos tempos de hoje. Estou errado ou ainda há uma cozinha deste nível na terrinha? Nem me respondam, estarei aí, para comprovar, no festival. 

Quais seriam os menus elaborados pelos organizadores? Seria a comida árabe, que em Miracema tinha como carro chefe os quibes, os homus thahine do Abdo Nassar, para homenagear os libaneses que povoaram a cidade? Seria a massa, ou pasta, como chamam os italianos, para lembrar os "oriundis" da Velha Bota, que também escolheram Miracema? De qualquer forma, seja qual for o cardápio, foi uma excelente ideia e tenho certeza de que será um sucesso. 

Não vou dar dica alguma, só fiz referência as culinárias libanesas e italianas pelo simples fato de gostar destes pratos, como sou vidrado em um bom bacalhau, os portugueses também são em grande número em Miracema, quem sabe algum destes estabelecimentos escolha este item para o cardápio? 

Vou ficar em uma dúvida tremenda na hora de escolher, mas como teremos de onze a quinze de novembro é possível que experimente um em cada dia. E você?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção