Quarta-feira de Febeapa pelo Brasil

Hoje foi dia de lembrar do extraordinário Febeapa, do baita jornalista Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo do genial Sérgio Porto, que acompanhava as bobagens na mídia e as destacava em sua coluna na Última Hora, jornal carioca que circulava muito bem entre os caras da classe média do Rio e interior fluminense, que naquela altura do campeonato era desligado da Guanabara. 

Hoje foi dia de ouvir, ler, ver imagens e sentir na pele a "pachecada" e os falsos profetas, além, claro, dos entendidos de futebol de hoje e de sempre. A começar pela grande besteira lida no Facebook, onde um dos seguidores postou: "Quem, no time de Felipão, tinha lugar em uma das grandes equipes do passado", e aí, meu caro, foi tanta postagem ridícula que eu chamei e orei pelo Sérgio Porto.

Cada um no seu tempo minha gente, não dá para colocar Tiago Silva na zaga do Flamengo de 1981, tirar quem? Não dá para colocar Fred na vaga de Vavá, no Vasco, é uma hipocrisia, aliás nem na vaga de Flávio Minuano ou Valdo, ambos tricolores e artilheiros com mais status que Fred (aceito debate), e nem pensar em dizer que algum destes valorosos craques, chamados por Felipão, teriam lugar garantido no Botafogo, de Mané e Didi, no Santos, de Pelé e cia, ou no Palmeiras, de Ademir e Dudu.

Não pense que sou saudosista apenas, gosto do que se joga hoje, na Europa é claro, e vi nesta quarta-feira um novo fenômeno, Yaya Tourè, do Manchester City, fazer uma partida histórica, como volante do City ele marcou seu vigésimo gol na Premiere League, e que golaço, se fosse Messi ou CR7 qerue o fizesse o narrador estaria esguelando até agora o grito de gol.

Este sim, Yaya Tourè, se brasileiro fosse teria um lugar garantido entre os onze titulares de Felipão, e estamos conversados. 


Comentários

  1. .Sobre os centro avantes antigos, creio que o Flavio é inferior ao Fred.
    .No caso da zaga, o Tiago Silva não é do mesmo nível do Marinho e Mozer?
    .Acho que o Neymar jogaria em qualquer dos grandes timaços que tivemos. O único caso.
    É muito pouco mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso amigo Adilson, acho, quis dizer que o Tiago Silva não jogaria naquele Flamengo de 81 não porque fosse pior que o Marinho, coisa que não é (minha visão) mas porque a zaga era tão boa, mas tão boa, que não tinha vaga pra ele. Em tempo, o Mozer jogava 10 vezes mais que o Tiago.

      Excluir
  2. Como curiosidade, em 1965 jogaram Brasil x Alemanha no Maracanã e Flavio começou como centro avante. Com 10 minutos de jogo foi vaiado. Foi substituído. Tempos depois fez excelentes campanhas com o Fluminense. Jogou num time que deu certo e ele evoluiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Flávio deu certo no Inter, no Corinthians no Fluminense, foi um grande centroavante e também acho que jogava mais que o Fred.

      Excluir
    2. O Flavio era daqueles centro avantes oportunistas, mas não tinha muita velocidade e nem a técnica do Fred. Mas é certo que tinha mais faro de gol. Os dois em forma, prefiro o Fred. Vi muito o Flavio no Corinthians.

      Excluir
    3. O Flávio deve ter feito mais de 1000 gols. Não tinha marketing.

      Excluir
    4. Sim, fez muito mais gols que o Fred. Os ataques serviam bem ao Minuano. Os times do Internacional e Fluminense eram fortes. Lembra do Silva Batuta, que jogou no Corinthians e Flamengo? Ele era melhor que o Flávio, mas não fez tantos gols. Vai entender.

      Excluir
    5. Certa vez, na rua Santa Clara em Copacabana, estava tendo uma batucada, era carnaval e a gente estava por lá. E vi o Silva sentado apreciando o movimento e o samba. Fui perto dele, não o conhecia, e falei o ataque do Corinthians lá pelos anos de 11963: Marcos, Silva, Nei e Lima. Ele falou: Pô_r_a, o que você foi lembrar. Devia ser 2007, por aí. Depois disso conversamos várias vezes, a gente morava perto, eu na rua Hilário de Gouvêia e ele na rua Santa Clara. Não esqueço seus gols de cabeça aproveitando os cruzamentos para a área. Seu parceiro do Corinthians, o Nei, veio também para o Rio jogou pelo Vasco. Não tem nada com o assunto, mas só a título de curiosidade.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS