Sobre esquemas e planejamento tático

 Imagine no Brasil, principalmente no Flamengo de hoje, um treinador fizer, como fazem Guardiola e seu ex-pupilo Arteta, hoje no líder Arsenal, na Premiere League? Seriam condenados a "forca" pela imprensa e por 90% dos torcedores de seus times, via redes sociais e arquibancadas. E qual é a situação? 

Vejo mais um exemplo agora, inicio do segundo tempo de Everton x Arsenal, quando Zichenco, o ucraniano, lateral esquerdo, ao time londrino, gira por todo o gramado, principalmente pelo meio campo, deixando a lateral por conta, tempariamente dos dois brasileiros, o zagueiro Magalhãers e o atacante Martineli, ambos com nome de Gabriel,  e assim o Arsenal se organiza em campo e faz um jogo ofensivo e cheio de alternativas. 

Por aqui, no Flamengo, o outro assistente de Guardiola, o espanhol Domenec, que tentou fazer o mesmo com Filipe Luiz e com Everton Ribeiro fazendo a ala auxiliado por um dos zagueiros. Foi o que levou o treinador a sua demissão, não suportou sequer quatro meses de trabalho e Victor Pereira, em um jogo contra um dos pequenos, fez esta invertida e os "analistas" de plantão, nas redes sociais e nas resenhas, também caíram de pancada sobre o plano do treinador. 

E hoje, aqueles mesmos críticos de Domenec e Pereira, elogiam Arteta e, claro, sempre aclamaram Guardiolla como o melhor do mundo, ou seja, por lá, no primeiro mundo da bola, pode mas por aqui é proibido, 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção