Dia de multidão no Maraca

 Hoje é um dia muito especial para este blogueiro, dia de ir a Missa, agradecer a São José e pedir mais proteção para este velho coração que, em 2009, exatamente neste data, 19 de março, recebeu safenas novas e, comandados pelo cardiologista Marco Antônio Rodrigues, os médicos da equipe coronariana do Hospital São José do Avai, em Itaperuna, deram um trato no meu coração e o colocaram novinho em folha e pronto para mais emoções, como as de hoje, e para voar pelo mundo em busca de conhecimento e felicidades. 

Sim, hoje é dia de muita emoção no Maracanã, eu já fugi desta rotina faz um bom tempo, frequentar estádios de futebol já não faz parte de meu roteiro de vida, visitas apenas guiadas para conhecer os grandes palcos do futebol do mundo, as arquibancadas, nos dias de Internet bem ativa, já não são tão tranquilas como nos bons anos 1960 e 1970 quando desfilávamos trajando nossos "mantos" em harmonia e muita paz. 

Lembro muito bem de 1972, quando o Flamengo levantou o título, que eu e o Fernando Português, nasceu em Évora, em Portugal, saímos da Rua José Higino, na Tijuca, onde morávamos, eu na casa XI e ele na IX, para ver este "Clássico dos Milhões" naquele que era, naquele tempo, o maior estádio do mundo, o Maracanã velho de guerra e cheio de charme. 

Um público de quase 140 mil pagantes fizeram a festa na geral e nas arquibancadas, cantoria, gritos e muitos gols, Flamengo 3x1 Vasco e, em harmonia com todos, eu e Fernando saímos com nossas camisas naquele sete de setembro de 1972, sem qualquer problema, apenas gritos de "sai prá lá Bacalhau", dirigidos ao meu amigo português, que desde aquele dia se tornou um grande flamenguista para desespero e desgosto de seu pai, seu Arthur, que ficou irado e queria até deserdar o filho mais novo. 

Mas hoje os tempos são outros, diferente do que vivemos e vivenciamos hoje, violência assustadora e com cantos frenéticos que só instigam a guerra entre eles e nunca a paz nos gramados, nos estádios ou em seus entornos. Ainda bem que tem as tevês, os streamings e os rádios para contarem a história do jogo de logo mais, 18:10h, no renovado Maracanã. 

Favorito? Quando é que um Vasco x Flamengo teve favorito destacado 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção