Meu livro de viagens - Europa - Espanha 2005 e Portugal 2008

Posso até não ter um livro publicado, o custo é inviável e o retorno, para que se pague a edição e a arte final é quase que inviável. Assim, atendendo aos amigos que pedem fotos e comentários sobre elas, resolvi publicar as fotos, escolhidas entre quase dez mil, guardadas no Google Fotos, para contar como foi e onde foi.

Tentarei seguir uma ordem cronológica, ano a ano, mês a mês, e, para começar, uma foto que considero uma das minhas preferidas, maio de 2005, na nossa primeira viagem internacional, Estádio Santiago Bernabeu,, em Madrid, adentrando ao gramado para uma visita, guiada, ao chamado "Santuário do Futebol Europeu".  Este click, do companheiro de viagem, o gaúcho Roberto, foi realmente a "cereja do bolo" da viagem para receber o prêmio internacional "Liga das Estrelas", da Espn/Sky.

Nesta mesma viagem, após cumprir toda a programação oficial das patrocinadoras do concurso, pegamos um trem, na Estação Atocha, e fomos conhecer a cidade medieval, uma das primeiras capitais da Espanha e terra de Dom Quixote e Sancho Pança, personagens do livro de Miguel de Cervantes.

Aconteceu algo interessante, que proporcionou esta foto ao lado, as colinas de Toledo são protegidas por labirintos e, como não fomos com guia e sim por nossa conta a risco, custamos achar o caminho e andamos em círculos por quase duas horas em busca do portão de entrada da cidade. Por sorte achamos, seguindo sem eles saberem, um casal japonês, e, no primeiro banco encontrado, pausa para recuperar o fôlego e beber uma água, afinal o desgaste foi imenso.

Este lugar, o Café A Brasileira,  e este símbolo de lá, a  estátua, do poeta Fernando Pessoa, um dos principais nomes da literatura portuguesa, fazem parre de uma região chamado "Coração Pulsante do Chiado", e foi ali, na manhã seguinte de nossa chegada a Lisboa, para um tour de 22 dias pela europa, que iniciamos nosso passeio por Lisboa e a foto, tirada por Marina, ficará sempre nos álbuns de viagens por ser uma das mais bacanas que tenho, inclusive tem até um nome no álbum de fotografia, que repito aqui: "O poeta e o repórter". Aqui começamos a amizade com dois casais, mineiros, que nos acompanharam em toda a viagem.

Veja só a roupa do turista em Estoril, diante do Cassino, um dos mais chiques e famosos do continente europeu. E a bermuda, o tênis e a camisa regata impediram este cidadão adentrar ao recinto da casa e por isto as fotos, no Cassino Estoril, ficaram restritas ao saguão e no entorno do lugar, por sinal muito belo e elegante e merecia um traje social para entrar e pelo menos simular uma tentativa de jogar cartas, dados ou outra modalidade qualquer. Mas tudo bem, economizei alguns Euros que foram necessários no restante da viagem.

Quando a guia, Rosângela, uma brasileira a serviço da Europa Mundo, nossa operadora nesta viagem de 2008, disse que iríamos a Cascais logo ao amanhecer do dia seguinte, eu pensei: Quero conhecer a quinta de Felipão, dizem que é um dos lugares mais bonitos de Cascais.
E lá estávamos, após sairmos de Lisboa bem cedinho, fazer um pit stop em Estoril, e, na orla mais famosa do litoral norte de Portugal, fiz esta foto e dizem que um dos barcos é do Luiz Felipe Scolari, e, se não tirei a foto em frente a sua quinta, bem no local onde estou, pelo menos mostrei o visual que ele, o treinador campeão do mundo em 2002, vê todos os dias em que lá estiver.

O tempo passa rápido demais e, viajando, ainda mais rápido. Seguindo o roteiro chegamos a Sintra, também no litoral norte, e visitamos alguns lugares, entre eles o Castelo dos Mouros, mas era tempo de almoço, de repousar um pouco para continuar o passeio e nós, eu e Marina, escolhemos um restaurante típico, com bolinho de bacalhau como entrada, além da cerveja com o nome do lugar, Sintra, e uma bacolhoada bem ao estilo português. Sensacional a escolha, e o garçom, que bateu esta foto, é brasileiro e nos recomendou todos os itens pedidos para entrada e refeição propriamente dita, até a cerveja, excelente pedida.
Voltamos a Lisboa para mais um dia de passeio, completados à noite, e ficamos livres para sairmos para ver um espetáculo de fado ou de danças típicas, mas preferidos descansar bastante para que, no dia seguinte, estivéssemos bem dispostos para conhecer o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na cidade do mesmo nome, que era um dos sonhos nossos para esta viagem. Emoção aflorada, lágrimas nos olhos e pulsação acelerada no peito e no coração. Nada que contar aqui será ausente de amor e paixão, tudo que eu disser será pouco para descrever o que sentimos neste lugar abençoado pela Virgem Maria. Aqui, momentos antes da Santa Missa, Marina fez esta foto para registrar minha passagem pelo Santuário de Fátima, em setembro de 2008.

E nos despedimos de Portugal, nesta primeira passagem pelo país, saindo

de Fátima e nos dirigindo a fronteira com a Espanha, e para o almoço, que praticamente era um jantar, o lugar escolhido foi uma vila medieval e que hoje é uma das cidades que fazem parte da Região Beira Baixa, tem cerca de um mil habitantes e com uma característica, a vila é toda entre montanhas rochosas e suas casas são feitas de pedras ou construídas dentro destas montanhas.
Ali também apreciamos o bacalhau a moda portuguesa, o almoço foi por conta da Europa Mundo, e degustamos um bom vinho da casa e conhecemos as primeiras plantações de Oliveiras, o fruto do azeite de oliva.