Meu livro de viagens - Europa - Espanha & Cotè D'Azur - 2008

Após rodar cerca de 800 km entre Lisboa e Madrid, no confortável ônibus da Europa Mundo, com duas paradas, em Fátima e Monsanto, chegamos a Madrid por volta das vinte e duas horas do dia 17 de setembro de 2008.

Claro que começamos o tour pela capital da Espanha bem cedo, e na parada na Plazza Mayor, um dos principais pontos turísticos de Madrid, andamos pelo entorno procurando a Igreja de Santa Cruz, que a guia nos disse ser uma das mais bonitas da cidade e uma das mais antigas do país.  E, claro, lá fomos nós para pedir proteção para o restante da viagem e agradecer a segurança do primeiro "voo rasteiro" de muitos que viriam pela frente.

E voltamos a Toledo, nossa segunda passagem pela cidade das colinas e dos labirintos. O visual do alto do morro é maravilhoso, de lá, aqui na foto também, se vê o fantástico cenário da cidade, como figura central a Catedral de Toledo, e as muralhas que cercam a cidade e dão um toque todo especial pare um lugar bem aconchegante e interessante.

Aqui, onde estou na foto, é o topo da montanha onde estão as planícies do reino de Castilla-La Mancha, na região central da Espanha e se encontra a Porta del Sol, e por onde andava o pintor Greco, que ali viveu os últimos anos de sua vida. Relembrando que Toledo é a terra de Miguel de Cervantes, o célebre autor de Dom Quixote.

Mais um dia andando pela capital e seguimos viagem para Barcelona. Andaríamos cerca de 650 quilômetros e na metade deste percurso teríamos uma parada. Lugar escolhido pela operadora foi Zaragoza, nordeste da Espanha e capital da Região de Aragão.

Em Zaragoza está a Basílica  de Nossa Senhora Del Pillar, construída no estilo barroco e é uma das mais bonitas da Europa. Fizemos várias fotos do interior e no entorno da basílica, mas escolhi esta por ser o lugar favorito de Sávio, ex-jogador do Flamengo, que jogou no time local por dois anos. Inclusive este foi o motivo de colocar o "manto rubro-negro" para a foto.

Ao cair da noite estávamos em Barcelona, a capital da Catalunha, e também sonhada e desejada por nós neste roteiro de vinte e dois dias andando pela Europa.

Basílica seria o destino mais correto para incluir aqui, mas preferi mostrar um pedaço das Ramblas, avenida de cerca de 1,5 km que está no centro da cidade e com atrações diversas como La Boqueria, um mercado que tem de tudo, como este cenário incrível que mostro na foto postada.

Deixamos Barcelona no dia 20 de setembro, logo pela manhã, depois de dois dias intensos e de programação espetacular, só não pudemos visitar o Camp Nou, que estava no roteiro mas era véspera de jogo e não há visitação. E então partimos para mais uma viagem longa mas super interessante e uma das mais bonitas estradas de todo mundo. Seguimos pela Cotè d'Azur, e seriam cerca de sete horas para percorrer os 673 km

que separam Barcelona de Nice, nosso destino.

Muita chuva pelo caminho, o que atrapalhou bastante o visual maravilhoso da estrada, mas felizmente ao chegar a Nice a chuva deu uma trégua e pudemos ter o primeiro contato com o fantástico lugar, cidade banhada pelo Mar Mediterrâneo e sua orla, esta onde estou na foto, é uma das mais badaladas de todo o continente e seus iates, ancorados por ali são de propriedades de grandes milionários de todo mundo.

A chuva voltou a cair pela manhã, justamente no momento em que nos dirigíamos para o tour por Monte Carlo, a capital de Mônaco, cidade da realeza, do charmoso GP de Fórmula 1 e do Cassino mais procurado do mundo.
Pela alegria do casal, aqui na foto, você ficará sabendo que estamos felizes por estar na capital do dinheiro e olhando por cima toda a orla da praia dos endinheirados.
Detalhe: Desta vez, diferente do que ocorreu em Estoril, nós é que não pretendíamos entrar no Cassino de Monte Carlo, afinal somos simples turistas, com dinheiro contado, e que não teria Euro suficiente para o tal de "cacife" para entrada no luxuoso lugar que reúne a elite dos ricaços de todo planeta.