Meu livro de viagens - Europa - Áustria e Hungria 2013

E o tempo passava rápido, afinal andar, passear, conhecer novos lugares

e ficar a disposição do guia, o dia inteiro, faz o tempo passar correndo e nós, turistas amadores e ávidos por novos destinos, seguíamos nossa viagem de março/abril de 2013 pelo Leste Europeu.

Saindo da Eslováquia seguimos com destino a Viena, na Áustria, em uma quinta-feira santa, com chuva, neve e um frio chegando ao zero do termômetro. O visual dos Alpes Austríacos estava deslumbrante e Marina lembrou bem: - Foi em uma destas montanhas que foi gravado o filme Noviça Rebelde.

E, ao mesmo tempo pensei: - O Castelo da Sissi, (foto acima) a Imperatriz, está no roteiro e amanhã (sexta-feira, 4 de abril) uma Sexta da Paixão, estaremos por lá em visita com o grupo da Abreu Tour.

Chegamos a Viena com tempo de fazer um reconhecimento do centro

histórico, próximo ao hotel que ficamos hospedados, e começamos a sentir a história bater no peito e nossas mentes começarem a pensar em grandes espetáculos, no Teatro Nacional de Viena, (foto ao lado) visitado com um guia nos explicando tudo, desde a construção, os artistas que por lá passaram e toda a estrutura do palco e da plateia. Um espetáculo a parte esta visita ao teatro.

No City Tour o guia fez questão de que o nosso ônibus, na orla do Rio Danúbio, fosse bem devagar, quase parando, para explicar a  importância do rio, por onde ele percorre, onde nasce e onde deságua. Uma aula de geografia misturada com história do mundo.

Um belo passeio, o de se lamentar é a cidade vazia, os vienenses, na semana santa, deixam a cidade em direção aos Alpes a procura de paz e descanso e nós, querendo aproveitar o máximo os dois dias na capital da Áustria, curtimos o que foi indicado com o máximo interesse por tudo que era mostrado. Como a torre giratória, onde se vê Viena e o Rio Danúbio com suas belezas incríveis, e à noite foi algo de bom que aconteceu, fomos para o chamado "pé dos Alpes" para um bistrô típico de Viena e por lá ouvimos músicas, pedimos músicas do filme Noviça Rebelde e outras que André Rieu eternizou com sua orquestra famosa.

No domingo, logo pela manhã, já na estrada e o destino era Budapeste, na Hungria, que é dividida pelo Danúbio, lado Buda, que é na montanha, e Peste, o lado plano. Os dois belos lugares e que oferecem passeios incríveis e tem uma história maravilhosa para ser contada em qualquer
conversa sobre viagem ou turismo.

Gosto do termo "cereja do bolo" e nesta viagem posso usar para um momento emocionante que jamais foi pensado em poder acontecer conosco: Navegar pelo Rio Danúbio, (foto ao lado) em um cruzeiro de quatro horas, com direito a almoço a bordo regado por um bom vinho, produção deles, com sobremesas de frutas e doces húngaros de ótima qualidade. Fantástico é pouco para descrever as quatro horas navegando pelo Rio Danúbio.

O Parlamento Húngaro, maravilhoso, um dos mais belos palácios de governo de todo o mundo, detalhe, o ouro gasto na ornamentação das salas, tribunas e altares do local são todos oriundos do Brasil, na época do Império e parte do dote do casamento de D. Pedro com uma princesa austríaca, que naquele período dominava a Hungria.

E, para fechar o capítulo o New York Café, o mais luxuoso da cidade e um dos mais bonitos da rede em todo mundo. Visita feita e críticas apenas para o vinho, que não foi de boa qualidade, mas a cerveja, que pedimos depois, é realmente uma das melhores que bebi em todas as viagens.