Meu livro de viagens - Europa - Paris & Versalhes 2008

E a viagem chegava ao décimo nono dia e teríamos mais quatro para terminar o passeio programado para aquele setembro de 2008 e o final seria com chave de ouro, afinal Paris estava sendo avistada lá do alto, tivemos um atraso na viagem devido a um incidente com nosso ônibus, que foi abalroado na descida dos Andes, mas felizmente sem problemas maiores, apenas um transtorno de ficar esperando a Polícia Suíça chegar para fazer a análise do acidente e, depois de quase duas horas, liberar o motorista para seguir viagem até a França, o último item do nosso roteiro.

Com o atraso perdi a chance de ver, in loco, PSG x Estrela Vermelha, pela

Liga dos Campeões, no Parc de Princes, que está localizado perto do hotel em que hospedamos. A chegada estava prevista para às 17 horas e somente às 21 horas demos entrada no hotel e ninguém se aventurou a conhecer Paris naquela noite, apenas uma saída para um lanche, em um restaurante próximo ao hotel e cama porque na manhã seguinte o roteiro seria aumentado com o City Tour não realizado no dia da chegada.

O difícil neste capítulo é escolher fotos para ilustra-lo, são centenas de fotos e dezenas de lugares para contar as histórias, como no Louvre, foto acima, na Torre Eifel, foto ao lado, e o tour pelo Rio Sena, um passeio de quase duas horas pelo rio famoso e cheio de histórias onde milhões de turistas passam mensalmente lá na Cidade Luz.

Tenho um fato interessante para contar, a bordo do Bateaux Mouche

naquele final de setembro de 2008. Uma turista asiática me fez perder o "rebolado". Nós, que compramos equipamentos fotográficos, aqui no Brasil, de última geração, ficamos impressionados com a moça, que trazia consigo uma câmera inovadora para época, com tripé e controle remoto, e eu, com minha simples Canon, fiquei assustado quando ele, de longe, comandava a câmera e fazia pose com o controle remoto na mão. Fiz as minhas fotos, como este clique ao lado, de Marina, mas fiquei devidamente apaixonado pelo equipamento que vi no barco.

Não poderia ser melhor o momento de despedida da França, em 2008, e o

roteiro previa Versalhes, onde passamos todo o dia para conhecer os jardins de Luiz XIV e os detalhes elegantes e chiques criados pelos jardineiros escolhidos pela Rainha Antonieta. Andar pelos jardins, pelo palácio é ter a visão do paraíso. Infelizmente não pudemos conhecer, neste ano, o Salão dos Espelhos, que estava em obras mas o que vimos foi suficiente para preencher um álbum de fotografias e escrever parte de um capítulo dedicado a esta passagem pela França. Voltamos a Paris ao anoitecer e muitos ainda foram curtir a noite badalada no Moulim Rouge, que dispensamos porque no dia seguinte teríamos uma viagem de volta a Lisboa e, em seguida voo para o Brasil.