Meu livro de viagens - Europa - Itália 2018

Uma viagem que foi organizada de um jeito diferente, uma visita ao BH Shopping, em Belo Horizonte,uma passagem pela loja da Latam Viagens e um folder, que me chamou a atenção: Itália Maravilhosa. Entrei, perguntei e saí de lá com quatro passagens compradas, meu amigo Gervásio Magno topou o convite, feito quando ele regressava a Niterói, e lá fomos nós, no dia 21 de março de 2018, saindo do Rio de Janeiro com escala em São Paulo, para no dia seguinte aterrissarmos no Aeroporto Leonardo Da Vinci (foto), na capital Roma.

Foi uma viagem sem roteiro e sem previsão do que faríamos, foi

realmente um voo solo e apenas tínhamos a certeza de que por dois dias teríamos a companhia agradável do primo, morador de Roma, Miguel Antinarelli de Freitas, que foi nosso anfitrião por exatos dois dias e nos levou por caminhos maravilhosos, como a Costa Amalfitana (foto ao lado)  e nos brindou com um convite para assistirmos a Missa de Domingo de Ramos, celebrada pelo Papa Francisco, e finalmente nos levou a conhecer a cidade de Assis, em uma complicada viagem de carro que nos forçou a voltar de trem porque o velho carro do primo pifou e nós teríamos que estar em Roma pela manhã para nosso retorno.

Nosso passo a passo pela Itália foi bem legal, sem descanso e com intensa programação organizada praticamente nas reuniões noturnas, pós passeio do dia, em uma cantina italiana onde curtíamos o início da noite e fazíamos nossos lanches noturnos. Saíamos pela manhã sem destino e com objetivo de conhecer, ou rever, Roma e suas histórias, sem guia e apenas com o celular para nos guiar através dos mapas e do Google para apontar os principais pontos turísticos.

Vaticano pela manhã, Coliseu à tarde, Trastevere, à noite, um belo início

de viagem. Costa Amafitana, como passagem por Pompéia, Amalfi, Positano, Salerno e Sorrento, faltou apenas atravessar e visitar a Ilha de Capri, mas o mal tempo impediu e ficará para a próxima, como disse Miguel. Lugares incríveis, difícil de descreve-los e, subindo a costa de carro, parando para fotos e para apreciar o visual espetacular, fica ainda mais emocionante e muito mais bonito. Tivemos a sorte de termos dez dias de sol, temperatura bem legal, nem frio e muito menos calor, em média pegamos um tempo claro e com termômetro variando entre 10 e 15 graus, o que nos proporcionou passeios maravilhosos.

Uma das mais belas recordações que trouxemos na bagagem, nesta segunda viagem a Itália, foi o "prêmio" recebido do primo Miguel, a Missa de Ramos, na Praça São Pedro, no Vaticano, celebrada pelo Papa Francisco, um momento que ficará eternamente gravado, além das fotos e dos filmes, em nossas mentes e em nossos corações. Andamos por cada canto da Cidade Eterna, visitamos o que poderíamos ter com um guia ou com alguém que conhece a cidade, Piazza de Spaña, Fontana Di Trevi, Panteon, e todo centro histórico e, melhor, a pé, andando como um turista moderno, munido de mapas nos celulares.

No meio da semana, sem programa definido, resolvemos pegar o trem

bala e visitar Nápoles, recomendada pelo Miguel, e saímos do hotel bem cedinho e na Estação de Termine, na capital, pegamos o bólido e em menos de uma hora chegávamos a Estação Central de Nápoles e imediatamente começamos o passeio chamado de "bate volta", e que passeio, intenso e com todas as horas tomadas por visitas a diversos pontos turísticos da cidade que é a segunda mais importante da Itália.

Dois dias depois, uma sexta-feira, véspera de nossa viagem de retorno ao Brasil, o destino seria Assis, levados pelo Miguel, e novamente a emoção aflorou e o mais um sonho de um jovem católico foi realizado. Conhecer a Igreja de São Francisco, andar pelos mesmos caminhos que ele andou e, o melhor, a volta improvisada, em trem de carreira, aquele parador que nos levou a conhecer outras vilas, outros povoados e um pouco mais da Toscana. Incrível.

Resumindo: Dez dias na Itália e no nosso roteiro teve Roma, Nápoles, Assis, Amalfi, Salerno, Sorrento, Pompéia, Amalfi, Positano e foram dez dias de muita aventura pela Costa Amalfitana, pela Baía de Nápoles e pela Toscana, a Cidade Eterna merece uma terceira viagem para complementar o que já fizemos anteriormente e Milão certamente estará no roteiro assim como Turim e toda aquela região.